Erro fundamental de atribuição: o que é e como funciona?

1 de novembro de 2022 - por Jaíne Jehniffer


O erro fundamental de atribuição é um tipo de viés cognitivo. Em resumo, esse viés é a tendência mental de julgar as outras pessoas como se as suas atitudes refletissem quem elas são, sem levar em conta o contexto.

Ou seja, esse viés consiste em julgar as outras pessoas com base nas suas atitudes, sem levar em conta que o contexto influencia nas ações da pessoa.

Por exemplo, se uma pessoa chegou atrasada, você julga que ela é descompromissada. Quando na verdade a pessoa pode ter pego um trânsito que não costuma ter naquele horário.

Sendo assim, esse viés é ruim pois pode te fazer julgar as pessoas de forma errada, o que pode fazer com que a sua atitude para com a pessoa seja injusta.

Enfim, esse viés é também conhecido como: viés de correspondência, efeito atribuição, fundamental attribution error, correspondence bias e attribution Effect.

Como o erro fundamental de atribuição funciona?

O erro fundamental de atribuição funciona como um viés cognitivo, que faz com que você julgue outra pessoa com base apenas nas atitudes dela e não no contexto.

O problema é que o contexto é muito importante e pode ser o que influenciou a outra pessoa a agir de certa maneira. Sendo assim, com o viés do erro fundamental de atribuição, você pode julgar as outras pessoas de forma errada.

O viés do erro fundamental de atribuição tem relação com um outro viés: o viés do ator-observador.

Em resumo, o viés do ator-observador faz com que você faça atribuições diferentes, dependendo se você é ator ou observador da situação.

Nesse sentido, ao julgar o seu próprio comportamento, você tende a atribuir ações e resultado (sobretudo negativos) a circunstâncias situacionais e passageiras.

Por outro lado, ao julgar o comportamento de outra pessoa, você tende a atribuir o comportamento à pessoa em si e não a uma situação passageira ou situacional.

Sendo assim, se algo ruim acontece com você, a tendência é culpar as situações externas e não suas próprias ações. Mas se algo ruim acontece com outra pessoa, você tende a colocar a culpa na pessoa e não na situação externa.

Como o erro fundamental de atribuição pode afetar a sua vida?

O erro fundamental de atribuição pode fazer com que você seja injusto com as outras pessoas, ao fazer um julgamento que não condiz com a realidade.

O fato é que todos nós temos dias bons e ruins. Por exemplo, o seu primeiro contato com uma pessoa pode não ser bom, porque a outra pessoa está tendo um dia péssimo.

Logo, vale a pena dar o benefício da dúvida para a pessoa, ao invés de formar uma opinião sobre ela com base em apenas um contato.

Por outro lado, se você começar a tratar mal as pessoas com base em julgamentos equivocados, você pode acabar prejudicando suas relações com as outras pessoas.

Por exemplo, se um colega de trabalho chega atrasado e você passa a tratar ele mal, isso pode atrapalhar no ambiente de trabalho da empresa.

Como evitar?

Para evitar o erro fundamental de atribuição, você precisa de uma dose de empatia. Ou seja, ao invés de julgar a outra pessoa, tente se colocar no lugar dela.

Ao agir com empatia, você consegue imaginar os possíveis problemas que a pessoa está enfrentando e pode até mesmo encontrar formas de ajudar essa pessoa!

Por exemplo, vamos supor que você disse bom dia para um colega de trabalho e ele mal respondeu ao seu comprimento.

Guiado pelo viés do erro fundamental de atribuição, você iria julgar que o colega é mal educado e mal humorado.

No entanto, se você buscar saber o porque o seu colega não te cumprimentou direito, você pode descobrir que algo ruim aconteceu com ele.

Por exemplo, ele pode ter batido o carro e não ter dinheiro para pagar o concerto. Essa situação, certamente, deixaria qualquer um de mau humor.

Nessa situação, ao invés de começar a tratar o seu colega com grosseria, você poderia indicar um bom mecânico que tem o preço justo e aceita parcelar o pagamento, ou algo do tipo.

Com essa atitude, você não apenas vai melhorar o dia da outra pessoa, como também vai reforçar a relação entre vocês, ao passo em que, se você fosse guiado pelo viés do erro fundamental de atribuição, você iria só piorar o dia do seu colega.

LEIA MAIS

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Viés da informação: aprenda o que é e qual sua origem

Viés do ator-observador: veja o que é e como funciona

Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Viés atencional: descubra o que é e como funciona!

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Fontes: Mais retorno e The cap.

10 livros essenciais para entender sobre economia comportamental

10 dicas de como melhorar a sua relação com o dinheiro

Mitos e verdades sobre empreendedorismo que devemos conhecer

8 dicas do que fazer com a restituição do IR