Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

21 de julho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 50 seg


A ilusão de controle é um viés cognitivo. A pessoa com este viés, tende a acreditar que tem um grande domínio de uma situação, quando na verdade, não possui.

Ou seja, a ilusão de controle é caracterizada pelo excesso de confiança em relação a certa situação.

O que é ilusão de controle?

A ilusão de controle é um tipo de viés cognitivo. Ele é caracterizado pela tendência mental que nós seres humanos temos de superestimar o nosso controle sobre os resultados de nossas ações.

Ou seja, nós acreditamos que temos mais controle do que de fato temos. Na verdade, nós somos falhos ao ponderar qual é o nosso nível de convicção em relação aos eventos presentes e futuros.

É claro que todos nós sabemos que não somos onipresentes. Logo, outras pessoas, forças da natureza, organizações e etc, impactam nas consequências dos eventos à nossa volta.

Mesmo assim, a pessoa sob a ilusão de controle, acredita ter um controle maior das situações à sua volta do que de fato possui. Com isso, a pessoa pode tomar decisões equivocadas.

Isso porque, com a ilusão de controle, as pessoas tendem a se sentirem mais encorajadas a tomarem decisões irracionais.

Enfim, este viés cognitivo passou a ser identificado depois da publicação no Journal of Personality and Social Psychology do artigo da professora de psicologia na Universidade de Harvard, Ellen Langer, na década de 1970.

De acordo com Langer, a velocidade com que uma pessoa despreza o efeito do inesperado depende de determinadas condições.

“Esta ilusão pode ser induzida pela introdução de competição, escolha, estímulo ou familiaridade de resposta, ou envolvimento passivo ou ativo em uma situação casual.

Quando esses fatores estão presentes, as pessoas ficam mais confiantes e são mais propensas a correr riscos ”.

Como evitar

Para evitar a ilusão de controle, você deve estar ciente da existência desse viés cognitivo.

Ou seja, você deve entender que ele existe e que todos nós estamos sujeitos a sermos dominados por ele em algum momento da vida.

Sendo assim, saiba que esse viés existe e quando você estiver sendo muito confiante, se questione se você não está sendo refém desse viés.

Além disso, se você for pego por algum fato inesperado, tome cuidado para não cair na falácia da narrativa.

Em resumo, as pessoas têm a tendência inconsciente de criar uma história que justifique acontecimentos inesperados.

Isso é um problema pois nos leva a acreditar que podemos antecipar situações futuras, mas isso não é possível.

Qual a diferença entre ilusão de controle e o excesso de confiança?

Primeiramente, o excesso de confiança é um viés emocional. Ele está presente, por exemplo, nos investidores que superestimam suas habilidades ao investir.

Dessa forma, o investidor com excesso de confiança acredita que tem uma capacidade analítica acima da média e suas escolhas são sempre certas.

Nesse caso, o investidor atribui o erro a fatores externos. Ou seja, ele não enxerga o erro como uma culpa dele. Ao invés disso, ele culpa algo externo. Por outro lado, a ilusão de controle é um viés cognitivo.

As pessoas com este viés acreditam que têm mais controle sobre as situações do que de fato possuem. Sendo que a ilusão de controle é potencializada pelo excesso de confiança.

Riscos financeiros

Para investir, você precisa tomar decisões. Sendo assim, você pode basear as suas escolhas em análises bem fundamentadas ou não.

Cada escolha tem o seu nível de risco. Logo, a escolha do grau de risco que você está disposto a correr, geralmente, está ligado ao seu perfil de investidor.

Apesar de você fazer as suas escolhas, o resultado delas não depende apenas de você. Isso porque, o mercado financeiro reúne um grande número de participantes diferentes que também fazem escolhas.

Além disso, o mercado sofre com a influência de fatores econômicos, políticos, notícias na mídia e etc. Portanto, é impossível uma pessoa controlar todas as oscilações financeiras do mercado.

Tendo isso em mente, você pode usar alguns índices e técnicas para analisar e acompanhar o mercado. Mas lembre-se sempre de que você não pode controlar tudo.

Como controlar a ilusão de controle

Todos nós podemos cair na ilusão de controle em algum momento da nossa vida. Sendo que isso pode acontecer tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Entender isso é essencial para que você se pergunte se não está sob o efeito da ilusão de controle, ao demonstrar confiança demais em certa situação.

Com isso, você pode adotar uma atitude mais humilde. Nessa posição de humildade, você poderá constatar que ninguém é capaz de adivinhar o futuro e ter confiança demais pode te levar ao erro.

Portanto, a ideia é que você se coloque em um processo de aprendizagem e pesquisa para que você possa encontrar os melhores parâmetros para tomar decisões.

E aí, gostou do texto? Pois saiba que aqui no Investidor Sardinha, nós temos muitos outros textos que você pode gostar.

Por exemplo, você pode gostar de aprender o que é o efeito reflexão. Além disso, aprenda como fugir do efeito disposição.

Fontes: Smartt bot, Mais retorno e The cap.

Bibliografia

Ilusão de controle: não deixe que ela atrapalhe seus investimentos. Smarttbot. Acesso em 19 de julho de 2022.