Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

23 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 35 seg


O efeito disposição é um viés cognitivo que está relacionado com a tendência dos investidores ou especuladores venderem as ações com lucro no curto prazo e manter as ações com queda no longo prazo. Ou seja, na carteira dos investidores movidos por este viés, as ações lucrativas duram menos tempo.

Em contrapartida, as ações danosas permanecem por mais tempo. Esses investidores agem dessa maneira por medo de terem prejuízos. Nesse sentido, eles buscam garantir os lucros no curto prazo das ações valorizadas e torcem para que as ações desvalorizadas subam no longo prazo.

O medo do prejuízo está fundamentado no fato de que os seres humanos sentem mais fortemente os prejuízos do que os ganhos. Desse modo, os investidores evitam a dor de vender ações com prejuízos e se apegam à esperança de que os papéis irão se valorizar no futuro.

O que é efeito disposição?

O efeito disposição ou disposition effect, é um viés cognitivo que pode afetar os investidores e suas aplicações. O termo foi criado nos anos 80 pelos economistas comportamentais Hersh Shefrin e Meir Statman.

Em resumo, os economistas observaram que muitos investidores têm a tendência de vender as ações com lucros no curto prazo e manter as ações com prejuízo por um período maior. Ou seja, os ativos mais lucrativos são mantidos por pouco tempo, enquanto os que estão dando prejuízo são mantidos por mais tempo.

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Comecso

A esperança dos investidores é que essas ações voltem a se valorizar e eles possam recuperar pelo menos o valor perdido até então. Esse adiamento da dor da perda traz um conforto psicológico muito mais atraente do que admitir que investiu nas ações erradas e teve prejuízo.

Basicamente, o investidor prefere se enganar do que admitir os erros. O problema disso é que além da possibilidade de perder mais dinheiro, o investidor tem o custo de oportunidade, já que ele poderia estar aplicando seu dinheiro em outros ativos que poderiam trazer resultados satisfatórios.

Como o efeito disposição impacta os investimentos?

Os investidores movidos pelo efeito disposição buscam garantir logo o lucro com as ações valorizadas e esperar que as outras passem por um revés e se valorizem. Nesse sentido, esses investidores não pensam que ao manter as ações desvalorizadas por mais tempo eles podem ter um prejuízo ainda maior.

Na verdade, esses investidores realmente acreditam que essas ações podem se valorizar com o tempo. Uma das explicações do porque esse viés afeta as pessoas está no chamado efeito reflexão, que faz parte da teoria do prospecto.

Mais treinamento

Em síntese, essa teoria explica que os seres humanos possuem a tendência de sentir mais a dor das perdas do que a alegria dos ganhos, mesmo que ambos tenham valores equivalentes. Por exemplo, uma pessoa pode ficar feliz em ter um rendimento de mil reais com seus investimentos.

Contudo, se ela perder mil reais, ela irá sentir mais fortemente a perda do que a alegria que foi ganhar a mesma quantia. A teoria do prospecto está diretamente relacionada com o efeito disposição justamente porque, como as perdas são sentidas mais fortemente do que os ganhos, os investidores buscam evitar perdas.

Em outras palavras, os investidores movidos pelo efeito disposição tentam evitar os prejuízos e não se livram das ações em queda, pois acreditam que elas irão se valorizar. Portanto, essas pessoas preferem o conforto psicológico de torcerem pela valorização da ação do que a realidade de que é possível que o papel não volte a se valorizar.

Como evitar

Como os vieses cognitivos são criados na nossa mente, não existe nenhuma fórmula mágica que irá nos proteger de nós mesmos. Entretanto, você pode identificar se está sendo guiado por um viés ao refletir sobre sua forma de pensar e agir.

Além disso, é preciso compreender que o efeito disposição é resultado de processos válidos de pensamento. Isso porque, em alguns aspectos vale a pena esperar pela reversão de situações desfavoráveis. No entanto, quando essa lógica passa a ser prejudicial, ela se torna um viés cognitivo.

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Andrades assessoria

Uma forma de evitar esse viés nos investimentos, é saber identificar o motivo da desvalorização das ações. Afinal, a desvalorização pode ser resultado das oscilações diárias do mercado ou por um motivo mais sério. Dessa forma, quando a desvalorização ocorre devido às constantes variações de preços, não existe motivo para vender a ação.

Por outro lado, se a queda ocorrer devido a problemas na empresa, então o investidor deve verificar quais são os problemas e qual decisão deve ser tomada tendo como base a sua estratégia de investimentos.

Enfim, como você deve ter percebido, o efeito disposição está diretamente relacionado com o emocional do investidor. Por isso é muito importante conhecer à sua tolerância ao risco, isto é, qual o seu Perfil de investidor, o que é? Tipos existentes e exemplo de investimentos

Fontes: Mais retorno, The cap, Clear e Renovainvest

Imagens: Portal insights, Comecso, Mais treinamento e Andrades assessoria