IPO: como é a estreia de uma empresa na Bolsa?

7 de junho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 11 min, 26 seg


IPO é a oferta pública inicial de ações por meio da qual a empresa abre o capital na bolsa. Sendo assim, ao fazer o IPO, a empresa passa a ser listada na bolsa de valores e os investidores podem negociar suas ações.

O que é IPO

IPO é a sigla de initial public offering. Em português: oferta pública inicial. Na prática, ao fazer o IPO, a empresa oferece as suas ações para o mercado pela 1º vez.

Ou seja, com o IPO a empresa abre o capital e passa a ser listada na bolsa de valores. Desse modo, após fazer o IPO os investidores podem negociar as ações da empresa.

De maneira geral, as empresas que abrem o capital estão em um estágio de maturidade avançado dos seus negócios. Sendo que, geralmente, a abertura de capital atrai muitos investidores.

Por que as empresas fazem IPO

O processo de IPO é complexo e envolve altos custos. Então por que as empresas optam pela abertura de capital? As razões variam, as principais são:

1- Acesso a capital

Boa parte das empresas decide fazer a abertura de capital para levantar recursos. Em resumo, ao vender as suas ações no mercado, o dinheiro vai para os cofres da empresa.

Ou seja, os investidores que querem ser sócios da companhia compram as ações da empresa. Como essa primeira venda é feita da empresa para os investidores, o dinheiro vai para os cofres da empresa.

Com esse capital, a empresa pode investir no seu crescimento, expansão ou pagamento de dívidas, por exemplo. É claro que existem outros meios pelos quais uma empresa pode conseguir recursos.

Por exemplo, a empresa pode obter um empréstimo bancário. No entanto, a abertura de capital tem algumas vantagens em comparação com a obtenção de um empréstimo bancário.

As ações, diferente de um financiamento, não têm vencimento, por exemplo. Além disso, a companhia fica livre da obrigação de ter os valores para quitar o financiamento em uma data específica.

Por fim, o IPO pode sair mais barato do que um financiamento, dependendo das condições do empréstimos bancário (que podem ter juros bem altos).

2- Liquidez proporcionada pelo IPO

A abertura de capital pode ainda ser uma forma de dar liquidez para os sócios do negócio. Em outras palavras, é uma forma dos sócios venderem suas ações para o mercado.

Sendo que um empreendedor pode optar por vender a sua participação em um negócio por vários motivos. Por exemplo, ele pode querer o dinheiro para abrir outra empresa.

Existe ainda a questão dos fundos de venture capital e private equity.

Em resumo, eles costumam se tornarem sócios de empresas em estágios iniciais visando vender as ações com lucro depois. Logo, o IPO é uma oportunidade para isso.

3- Imagem que o IPO causa

Por fim, a empresa pode optar pela abertura de capital para ganhar reconhecimento do público e credibilidade no mercado.

Isso porque, ao fazer a abertura de capital, a empresa precisa adequar seus processos internos e elevar muito o seu nível de transparência em relação às suas operações e resultados.

Ela deve ainda ter uma boa governança corporativa. Essa transparência e governança servem para que os investidores tenham acesso ao que acontece dentro da empresa e possam decidir se vale a pena ou não investir nela.

Com um nível tão alto de transparência, a empresa ganha credibilidade no mercado. Além disso, a abertura de capital costuma chamar muita atenção, dando maior visibilidade para a empresa.

Requisitos para fazer um IPO

Para abrir o capital, a empresa deve cumprir vários requisitos legais e regulatórios. Por exemplo, a empresa precisa estar juridicamente constituída como uma “S/A”, ou sociedade anônima.

Além disso, a companhia deve cumprir várias exigências relacionadas com a emissão de relatórios financeiros auditados externamente e em relação a governança corporativa.

Existem exigências também em relação aos recursos humanos, estrutura societária, aspectos fiscais e controles internos.

Passo a passo do IPO

O processo de IPO envolve várias etapas que podem demorar mais de 1 ano para serem feitas. As principais etapas de um IPO são:

1- Planejamento e auditoria do IPO

Geralmente, a etapa de planejamento e auditoria é a mais demorada do processo de abertura de capital. Para você ter uma ideia, essa etapa pode demorar de 8 meses a 3 anos para ocorrer.

Uma das questões que fazem com que essa etapa seja tão longa, é a auditoria das finanças do negócio. Isso porque, a legislação exige que a empresa tenha 3 anos de balanços auditados para que ela possa abrir o capital.

Sendo assim, se a empresa já costumava auditar os seus resultados, então essa etapa será mais fácil. Por outro lado, se a empresa não fazia isso, ela precisa esperar ter os 3 anos de balanços auditados.

Além disso, nessa etapa a empresa e seus assessores financeiros estabelecem todas as características da operação.

Isso envolve, por exemplo, o volume de recursos que serão captados e a composição das ações que serão oferecidas no mercado.

2- Roadshow

Roadshow é o nome dado às reuniões de apresentação do negócio e da oferta para o mercado.

Geralmente, essa reuniões são feitas pelas instituições financeiras que assessoram a operação, com analistas financeiros, corretoras e potenciais investidores.

Sendo que essas reuniões costumam contar com a presença dos principais executivos da empresa e podem ser feitas tanto no país da empresa, quanto no exterior.

Isso porque os investidores estrangeiros são um um público importante para o mercado brasileiro. Basicamente, as roadshows servem para despertar o interesse de grandes investidores para participar da abertura de capital.

Enfim, essa etapa não dura muito, mas pode ser bem cansativa. Afinal, são feitas várias reuniões ao dia, durante algumas semanas.

3- Registro e listagem

Para fazer o IPO, a empresa precisa solicitar o registro de companhia aberta junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade que regula o mercado de capitais.

Além disso, as empresas normalmente solicitam autorização para realizar uma venda de suas ações ao público. Como essa é uma operação de captação de poupança popular, ela precisa ser acompanhada pela CVM.

A empresa precisa solicitar também a listagem na bolsa brasileira. Isso porque somente as empresas que estão devidamente listadas podem negociar suas ações no pregão.

É nessa etapa que a empresa deve escolher o segmento de listagem da bolsa. Existem cinco níveis: Nível 1, Nível 2, Novo Mercado, Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2.

Cada nível conta com exigências diferentes em relação a governança corporativa. Isso envolve, por exemplo, as informações que a empresa deve divulgar, o tipo de ações e a estrutura societária.

4- Prospecto do IPO

Prospecto é um documento muito importante no processo de abertura de capital. É nele que a empresa apresenta as informações essenciais para que os investidores analisem a empresa e decidam se irão comprar suas ações.

Sendo que no prospecto estão informações de dois tipos: sobre a empresa e sobre a oferta em si.

Desse modo, neste documento você vai encontrar informações como: o que a empresa pretende fazer com o dinheiro, as condições de operação e o quadro administrativo da empresa.

Além disso, você tem acesso a dados sobre a oferta como: os riscos da empresa, das ações, do ambiente econômico e da própria operação.

5- Período de reserva e bookbuilding

Durante os roadshows os grandes investidores demonstram interesse ou não em investir na empresa. Já os investidores não institucionais têm um período de reserva de ações.

Nesse prazo, as pessoas podem enviar seus pedidos, indicando quantas ações da empresa pretendem comprar. Isso ocorre através das corretoras de valores que forem cadastradas para participar do IPO.

Nessa etapa temos também o bookbuilding, um mecanismo que leva em conta a quantidade de ações que os investidores institucionais indicaram que querem comprar para estabelecer qual será de fato o preço dos papéis.

Com esse procedimento, a empresa consegue ter uma ideia da receptividade da oferta pelo mercado. Dessa forma, ela consegue fixar um preço condizente com as expectativas gerais sobre ela.

Posteriormente, em uma data definida nos documentos da oferta, a empresa divulga esse valor. Além disso, ela divulga ainda a quantidade de ações que os investidores não institucionais de fato vão conseguir comprar.

Sendo que, se a demanda for muito maior do que a oferta de ações, a empresa pode ter que fazer um rateio.

6- Dia D: Estreia na bolsa

Por fim, depois de todas as etapas serem realizadas, a empresa está pronta para a tão aguardada estreia. O Dia D representa a data em que as ações da empresa de fato começaram a ser negociadas na bolsa.

Geralmente os investidores acompanham com entusiasmo a performance dos ativos nesse primeiro dia. Isso porque esse desempenho indica como o mercado recebeu as novas ações listadas.

Tipos de ofertas

A oferta de ações pode ser classificada como:

1- Oferta primária

Na oferta primária, a empresa vende as suas ações para os investidores. Neste caso, o dinheiro vai para os cofres da empresa.

Dessa maneira, a empresa pode usar os recursos para vários fins, tais como, expandir a operação, aumentar sua atuação no mercado ou pagar dívidas.

2- Oferta secundária

Depois que ocorre a oferta primária, os investidores podem negociar as ações entre si na bolsa de valores. Como a negociação é entre os investidores, o dinheiro não vai para a empresa.

Portanto, a diferença entre o mercado primário e o secundário é: no primário o dinheiro vai para a empresa, pois ela vende as suas ações. No secundário o dinheiro circula entre os investidores.

Vale a pena investir em IPOs?

Depende dos seus objetivos. Por exemplo, você pode querer investir em IPO para manter as ações da empresa no longo prazo. Neste caso, você não pode deixar de analisar as informações da empresa.

Lembrando que como é uma empresa que está abrindo o capital, talvez você não tenha acesso a informações de um período mais longo para analisar como a empresa se comportou em diferentes cenários econômicos.

Além disso, pode ser difícil saber como a empresa está em relação a seus concorrentes, sobretudo se ela pertencer a um setor com poucas companhias já listadas na bolsa.

Ao investir na bolsa de valores, o mais indicado é ter foco no longo prazo. Mas existem muitos investidores que participam do IPO com foco no curto prazo.

Desse modo, eles optam por vender as ações no mesmo dia em que elas passam a ser negociadas no pregão. Esses investidores são conhecidos como flippers.

A intenção dos flippers, é ter lucro com a estreia da empresa na bolsa. Isso porque, no primeiro dia de negociação muitas empresas passam por valorização.

Passo a passo para participar de um IPO

Para comprar ações na abertura de capital de uma empresa, basta seguir o passo a passo:

1- Abra a conta em uma corretora

As corretoras de valores são intermediárias nas negociações na bolsa e nas ações vendidas em IPOs. Por isso, se você quer comprar ações na abertura de capital de uma empresa, você precisa ter uma conta em uma corretora.

2- Confira quais empresas estão abrindo o capital

Para saber quais empresas estão abrindo o capital, você pode consultar os sites da CVM ou da B3. Também é possível obter essas informações por meio da sua corretora de valores.

Ao ter acesso a quais empresas estão fazendo IPO, confira o máximo de informações possíveis sobre ela antes de optar por comprar suas ações.

3- Faça um pedido de reserva

Depois de escolher a empresa, peça os documentos para fazer um pedido de reserva de ações. Por meio dele você irá indicar o volume financeiro que deseja investir e a que valor das ações.

Encaminhe o pedido e os documentos necessários e espere as demais etapas do IPO. Vale destacar que pode ser que você tenha que fazer um depósito de garantia para participar do IPO.

4- Faça o pagamento

Quando o bookbuilding for finalizado, você saberá qual o preço final das ações e qual a quantidade que você poderá comprar. Depois disso, você deve fazer o pagamento das ações que você irá comprar.

5- Acompanhe o início das negociações

Por fim, acompanhe o desempenho das ações quando elas estrearem na bolsa. Não deixe de acompanhar os resultados da empresa com o passar do tempo, assim como você faz com as demais empresas da sua carteira.

Enfim, gostou de aprender o que é IPO? Então aproveite para descobrir como fazer o valuation de uma empresa.

Fonte: Infomoney.