Valuation, o que é? Como funciona, métodos, importância e como fazer

11 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 3 seg


O valuation é uma forma de analisar o valor intrínseco de uma empresa, determinando o valor justo dos seus ativos e o possível retorno ao se investir em suas ações

Existem diversos métodos disponíveis para o seu cálculo, porém, eles contam com uma parcela de subjetividade, o que faz com que os resultados sejam diferentes de acordo com o investidor. 

Em resumo, apesar de ser um dado importante, o valor intrínseco não deve ser considerado individualmente. Desse modo, o investidor deve buscar outras formas de analisar uma empresa antes de investir nela. 

O que é valuation

O termo valuation se refere ao real valor de uma empresa. Em outras palavras, o valuation é um processo de avaliação de empresas em que se busca determinar o valor intrínseco de uma companhia. 

Valuation, o que é? Como funciona, métodos, importância e como fazer

Endeavor

Portanto, através da avaliação de empresas, é possível estabelecer o preço real de seus ativos e o retorno de uma aplicação em suas ações. Ou seja, o valuation ajuda na tomada de decisão de investimentos. 

Pra que serve o valuation

O valuation serve para que o investidor encontre boas empresas com preços justos. Assim ele não paga muito mais do que aquela ação vale e possui margem para lucros futuros.

Este tipo de análise é usado sobretudo por investidores de longo prazo, já que o intuito é investir em empresas que possuam potencial de valorização futura. 

Ao aplicar em boas empresas com ações sendo negociadas abaixo do seu valor intrínseco, o investidor está criando uma margem de segurança.

Isso porque, caso as projeções não se realizem e a empresa não apresente o crescimento esperado, o investidor estará mais protegido do que quem aplicou em ativos caros. 

Valuation, o que é? Como funciona, métodos, importância e como fazer

Cordeiro e aureliano

A utilidade do valor intrínseco de um ativo irá variar de acordo com a filosofia de investimento de cada pessoa.

Os adeptos da análise fundamentalista, por exemplo, consideram este resultado indispensável. Por outro lado, os grafistas podem não considerar o valuation como um dado determinante. 

Como o valuation funciona

A análise do valor intrínseco de uma empresa, funciona como uma projeção de resultados futuros. Sendo assim, pode ser que um acontecimento inesperado altere os resultados previstos. 

Existem diversas maneiras de se chegar ao valuation e os resultados dos cálculos de um investidor podem ser diferentes de outro.

Isso acontece porque, o valor intrínseco é um método que vai além das fórmulas matemáticas e envolve aspectos subjetivos, o que faz com que os resultados variem. 

Valuation, o que é? Como funciona, métodos, importância e como fazer

Revista pegn 

Como os resultados podem variar de acordo com cada investidor, o valuation deve ser visto com cautela. Dessa maneira, o seu uso é recomendado juntamente com outros indicadores, não sendo o único critério na tomada de decisão. 

Métodos de valuation

Existem diversos métodos disponíveis para se analisar o valuation de uma empresa:

1- Fluxo de caixa descontado (FDC)

O FDC é um dos métodos mais famosos da análise de valuation. Nesta análise, o ativo é apresentado através do valor atual dos fluxos de caixa futuros. Sendo assim, é preciso aplicar uma taxa de correção de superávit em cima das projeções de lucro futuro da empresa. 

Valuation, o que é? Como funciona, métodos, importância e como fazer

Certificado cursos online

Os ativos que apresentarem um fluxo de caixa maior e estáveis são os que passam por menos oscilações. Logo, eles devem valer mais do que os ativos com fluxo de caixa menor e com maior volatilidade

2- Valuation contábil

No valuation contábil, a variável considerada é apenas o patrimônio líquido. Entretanto, como este método não leva em consideração os bens intangíveis da empresa, ele não é suficiente para estabelecer o valor intrínseco de uma companhia. 

3- Múltiplos

Também conhecida como avaliação relativa, o método de múltiplos busca fazer uma análise através da comparação entre os indicadores das empresas que sejam do mesmo setor. Para aplicar este método, o investidor pode comparar, por exemplo, o Ebitda de duas empresas de determinado setor. 

B2law

Este método é bastante utilizado na avaliação de empresas. No entanto, pode ser complicado encontrar duas companhias do mesmo setor que possuam um modelo de negócio idêntico. 

Além da comparação entre empresas do mesmo mercado, é possível também comparar o preço padronizado. Neste caso, ocorre a divisão do valor de mercado por outra medida relacionada, como a quantidade de clientes ou o faturamento. 

4- Liquidação

Este método é usado, principalmente, quando as empresas estão fechadas, por isso se chama valuation de liquidação. Os seus cálculos ocorrem por meio da soma de todos os ativos e posterior subtração dos passivos. 

5- Valuation pré-investimento

O valuation pré-investimento é realizado antes de uma empresa receber um investimento. Sendo assim, ele determina qual o valor de mercado antes que a empresa receba um aporte e passasse a valer mais. 

Buyco

6- Valuation pós-investimento

Por fim, no valuation pós-investimento, é calculado o valor de mercado da empresa depois que ela recebe o aporte financeiro. Dessa forma, o valuation pós-investimento serve para determinar o crescimento do valor de mercado da companhia. 

Importância

O valuation é extremamente importante, principalmente para os investidores fundamentalistas. Isso porque a base da análise fundamentalista é analisar as empresas, encontrar o valor real dos seus ativos e então adquiri-los abaixo do preço justo. 

Conta azul

De maneira geral, o valuation serve como um importante auxílio para todos os investidores que buscam investir na construção do patrimônio.

Já para os adeptos da análise gráfica, pode ser que o valuation não seja tão importante. Mas ainda assim, ele pode servir como auxiliar nas linhas de resistências dos gráficos de preço.

Como fazer o valuation de uma empresa

A forma de fazer o valuation de uma empresa depende do método escolhido. Um dos mais utilizados é o fluxo de caixa descontado.

Para realizar esta análise, é preciso projetar o fluxo de caixa de um período. Isto é feito por meio da subtração do montante recebido com o montante total gasto. 

Valuation, o que é? Como funciona, métodos, importância e como fazer

Grupo fatos

Depois disso, é preciso determinar uma taxa de desconto, que irá representar a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo.

Existem formas diferentes de determinar esta taxa, como através do rendimento médio das empresas na bolsa. Porém, não existe um consenso de como determinar esta taxa. 

Por fim, resta aplicar a taxa de desconto em cima da soma total dos fluxos de caixa. O resultado final será considerado como o valuation da companhia. 

E aí, curtiu conhecer este método de avaliação de empresas? Então, aproveite para aprender também como fazer uma Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fontes: Bussola do investidor, Suno e Fia

Imagens: Endeavor, Cordeiro e aureliano, Grupo adapta, Revista pegn, Certificado cursos online, B2law, Buyco, Conta azul e Grupo fatos