PNB: o que, função, como é calculado, PIB x PNB

1 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 47 seg


O PNB – Produto Nacional Bruto, é um indicador que reflete a riqueza gerada por determinado país, independente da origem dos recursos. Por exemplo, se uma empresa possui uma filial no exterior, o PNB também leva em conta a renda que ela gera.

Outro indicador muito utilizado para analisar a geração de riqueza é o PIB – Produto Interno Bruto. No entanto, este indicador leva em conta apenas as riquezas geradas dentro do país, estado, município ou região. 

Dessa forma, a diferença entre eles é que o PNB ignora a origem dos recursos, desde que a produção seja por um agente nacional. Em contrapartida, o PIB ignora a nacionalidade do agente, desde que a geração da riqueza seja em território nacional

O que é o PNB?

A sigla PNB deriva de Produto Nacional Bruto, um indicador macroeconômico que reflete a produção de bens, tendo como critério a nacionalidade dos agentes. Em outras palavras, o PNB se refere aos bens e serviços produzidos em território nacional ou no exterior.

Por exemplo, se uma empresa tem filiais no exterior, o PNB leva em conta os recursos que essas filiais gerarem. Da mesma forma, rendimentos obtidos por cidadãos no exterior também são levados em conta. Por outro lado, os rendimentos obtidos por estrangeiros no Brasil nãoconstam no PNB.

Além disso, os valores usados para calcular o PNB incluem a fabricação de bens materiais e prestação de serviço. Mas ele não considera o valor dos serviços para produzir os materiais, já que esse valor é incluso no preço do produto final. Ele também não leva em conta a depreciação e os impostos.

Outro indicador muito usado é o Produto Interno Bruto (PIB), que considera toda a riqueza gerada em um país, estado, município ou região, dentro de certo período.

O PNB considera os rendimentos obtidos do exterior porque, se uma empresa possui uma filial em outro país, a tendência é que sejam transferidos recursos para o seu país de origem. O mesmo acontece com cidadãos que possuem rendas de origem internacional, mas que transferem o dinheiro para seu país de origem. 

Como funciona o PNB?

O PNB funciona como um indicador que reflete a riqueza gerada por certo país, independente da origem dos recursos.

Desse modo, ele reflete a produção de bens, tendo como critério a nacionalidade dos agentes, e refere-se aos bens e serviços produzidos em território nacional ou no exterior.

Em seu cálculo, o PNB considera os valores usados na prestação de serviços (como educação e saúde) e na fabricação de bens materiais (como móveis e automóveis). Mas ele não considera os valores dos serviços realizados na produção de bens materiais, já que o preço final do produto inclui esses valores.

O PNB também não inclui depreciação e impostos indiretos. O cálculo do PNB pode ser realizado por meio da fórmula: PNB = PIB + RLE. A Renda Líquida do Exterior (RLE) mede as entradas menos as saídas advindas do exterior.

É importante notar que, se houver mais saídas do que entradas, o RLE fica negativo, o que significa que o PNB cai. O PNB pode ser usado em comparações anuais entre países ou com o histórico de um país. Se o intuito for comparar o PNB de ano a ano, é preciso que ele seja ajustado à inflação do período.

Já em comparações entre países, é preciso estabelecer uma base per capita. Para isso, basta dividir o PNB pela população do país. Inclusive, o uso do PNB como parâmetro de comparação entre países é uma das suas principais funcionalidades. 

Importância desse índice

O Produto Nacional Bruto é muito importante. Isso porque, no contexto cada vez mais globalizado das economias nacionais e da interdependência das redes de produção, forças de trabalho e transnacionalização das empresas, o PNB funciona como um parâmetro de comparação eficiente para verificar a posição de um país no mercado global.

Por que o investidor tem que conhecer o PNB?

Ao investir, é importante que você acompanhe a economia, já que as mudanças nos cenários econômicos acabam afetando os investimentos. Portanto, ficar de olho na economia nacional é essencial para quem investe.

Conhecer o PNB é importante porque ele é um dos indicadores que reflete a riqueza gerada pelo país. Dessa forma, o PNB oferece um panorama macroeconômico do país e o cenário atual da economia para avaliar as oportunidades que possam surgir no mercado.

Ou seja, ao acompanhar indicadores como o PNB, o investidor consegue enxergar o mercado com maior clareza e diagnosticar o cenário econômico. Com base nisso, ele consegue determinar quais direções tomar nos investimentos, de acordo com o cenário e seu perfil de investidor.

Diferença entre PNB e PIB

O PNB considera todos os bens e serviços produzidos pelos cidadãos, não importa onde ocorreu a produção. Por outro lado, o PIB reflete apenas a produção de bens e serviços dentro do país, mesmo que os geradores de riqueza sejam empresas ou pessoas estrangeiras. 

Portanto, a diferença principal entre os dois indicadores é que o PNB leva em consideração as riquezas geradas pelos cidadãos de determinado país, independente da origem dos recursos. Já o PIB reflete apenas as riquezas geradas no país, independente da nacionalidade das pessoas ou empresas. 

Sendo assim, nos países em que boa parte da produção ocorre por meio de empresas estrangeiras, o PNB se torna menor do que o PIB. Esse é o caso, por exemplo, do Brasil, já que nós enviamos mais recursos para o exterior do que recebemos. Entretanto, nos países desenvolvidos, geralmente, o PNB é maior do que o PIB. 

Além do PNB e do PIB, existe ainda o PIB per capita. Esse indicador serve principalmente para analisar a qualidade de vida da população. O cálculo do PIB per capita ocorre por meio da somatória da riqueza de um país ou região, dividida pelo número de habitantes.

Um detalhe importante é que, mesmo que um país possua um PIB elevado, se ele for muito populoso a tendência é que o PIB per capita seja baixo em comparação com outros países.

Fontes: Brasil escola, Mundo educação, Renovainvest Brasil escola e dicionário financeiro.