O que é ticket médio e como calcular este indicador?

11 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 4 min, 31 seg


Se você tem uma empresa comercial ou de serviço, é muito importante o cálculo do ticket médio. Neste sentido, vamos esclarecer neste texto os procedimentos necessários para realizá-lo.

Vale lembrar que este cálculo é importante para o empresário que está iniciando o negócio. Como também é muito eficaz para o empresário que quer ampliar suas vendas e seu rendimento.

As perguntas mais frequentes sobre o ticket médio são:

  • O que é o ticket médio?
  • Para que serve?
  • Como calcular?
  • Se eu saber do resultado onde e como vou aplicá-lo?

Bom, para responder a todas estas perguntas, neste texto você vai ter o máximo de informação tanto em teoria como na prática.

O que é o ticket médio?

O que é ticket médio: definição, funcionalidade e como calcular

Se você quer ter uma otimização em sua gestão de negócio este cálculo vai ser muito favorável. Assim, ele vai funcionar como um indicador do processo de vendas. Além disso,  pode até entrar em um plano de negócios de ampliação comercial.

Basicamente, o ticket médio é uma média entre o faturamento de um determinado produto e o número de pedidos. Vale lembrar que este cálculo pode ser feito nos produtos e serviços de maneira geral na sua empresa. Contudo, também pode ser feito por segmentos de produtos ou serviços.

Situações de comércio e serviços

O que é ticket médio: definição, funcionalidade e como calcular

Para exemplificar, vamos supor que você tenha um e-commerce de roupas infantis. Você pode fazer o cálculo sobre todas as roupas que vende, ou só de um determinado produto, tipo sapatos.

Neste caso você terá uma estimativa sobre este segmento e até sobre o comportamento dos consumidores.

O ticket médio pode ser também denominado de KPI, que significa indicador-chave de rendimento (em inglês: Key, Performance Indicator).

Se eu não faço este cálculo, o que acontece?

O que é ticket médio: definição, funcionalidade e como calcular

A princípio, se você possui uma empresa e nunca se interessa por fazer esta calculo, você terá duas desvantagens básicas: Vamos para a primeira desvantagem:

A falta de visão sobre o desempenho de seu negócio

Esta primeira desvantagem é relacionada à análise de mercado. Ou seja, será que o meu faturamento e lucratividade está condizente com este setor.

Neste sentido, com o cálculo do ticket médio, você pode ter uma ideia sobre o número de pedidos e se este número precisa ser ampliado para o meu comércio ter um ganho de mercado.

No caso de meu negócio não estar indo bem, é preciso fazer uma análise detalhada sobre o caso para localizar o problema. Você lembra do diagrama Ishikawa? Esta é uma boa ferramenta de análise.

Segunda desvantagem: Dificuldade de saber sobre a eficiência do marketing digital

Outra desvantagem de não tirar o ticket médio é não saber sua campanha. Ou seja,  se sua campanha de marketing digital está dando resultado ou não. No entanto, podemos perguntar, porque não saber estes resultados traz desvantagem?

O que é ticket médio: definição, funcionalidade e como calcular

A princípio, se você não souber os efeitos de sua campanha, não terá ideia se está gastando em ações desnecessárias. Além disso, você não tem uma visão de onde precisa melhorar nesta campanha.

Contudo, vale lembrar que uma boa agência de marketing não faz nada sem indicadores e análises relativas às vendas e aos mercados.

Neste sentido, para abrir empresas ou ampliar o âmbito de negócios, é crucial o ticket médio.

Como calcular o ticket médio?

Como já vimos neste mesmo texto, o cálculo pode ser de forma geral, ou segmentada por produto, ou serviços.

Portanto, na maioria das vezes, o cálculo do ticket médio é feito sobre os produtos ou serviços de uma empresa.

Basicamente, para fazer o cálculo, basta dividir o faturamento de um determinado período (mensal, semanal, três meses) pelo número de pedidos deste mesmo período.

Vamos dar um exemplo:

No caso de uma pizzaria: Se o dono deste estabelecimento quer calcular sobre um faturamento de R$42.000 mensal e ele sabe que o número de pedidos foi de 750 mensal:

42.000/750 = R$ 56,00

Em síntese, este resultado servirá para muitas ações; calcular a sazonalidade, melhorar a campanha, analisar o comportamento dos consumidores e outras.

Para que serve o cálculo do ticket médio?

Bom, aqui chegamos na nossa última pergunta. No entanto, já vimos algumas respostas neste texto. Neste sentido, já vimos que o ticket médio serve para melhorar sua visão sobre o seu negócio, seja nas vendas ou na divulgação.

No entanto, o ticket médio serve para algo mais específico: a sazonalidade de seu negócio.

Neste sentido, se você tem um comércio sazonal, como é o caso de venda de sorvetes, este produto é muito mais vendido no verão. Assim, este cálculo serve para você criar estratégias novas para a venda do seu produto, mesmo durante um período fraco.

Assim, você pode criar novos produtos, novas campanhas dependendo do resultado aferido.

Porém, se você quiser saber mais sobre lucratividade empresarial, leia também: Preço médio, o que é? Importância cálculos , estratégias e cuidados