Plano de negócios, o que é? Importância e passo a passo para fazer o seu


Um plano de negócios é uma ferramenta extremamente importante para a criação de uma empresa. Afinal de contas, toda ideia, antes de ser executada, deve, primeiramente, ser planejada.

É na fase de planejamento que os aspectos relevantes do negócio são levantados, objetivos são definidos e estratégias são traçadas para o alcançar todas as metas. 

Portanto, ao realizar um plano de negócios é importante que o gestor seja objetivo e claro. Ou seja, é fundamental ser sincero nas respostas para se preparar o melhor possível para as adversidades.

O que é plano de negócios

O plano de negócios, também conhecido como business plan, é uma ferramenta que visa contribuir com o sucesso de uma empresa. Isso porque ele reúne todas as informações importantes sobre o negócio, proporcionando uma visão geral da organização.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Plano de negócios, o que é? Importância e passo a passo para fazer o seu

Ibc coaching

O business plan deve ser feito antes mesmo de se abrir um negócio. Entretanto, ele pode ser usado também na expansão da empresa ou como uma ferramenta para uma ação mercadológica.

Importância

A criação de um business plan é extremamente importante no processo de abertura de uma empresa. Isso porque, no plano de negócios, constam os objetivos da companhia e as estratégias para alcançá-los. Desse modo, o business plan é uma espécie de bússola que indica a direção que o empreendedor deve tomar. 

No entanto, para que cumpra com a sua função norteadora, o plano de negócios deve ser bem estruturado. Isso significa que o empreendedor deve simular possíveis cenários e se preparar para as adversidades que podem surgir na abertura de um novo negócio. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Existem alguns erros bastante comuns na criação de um plano de negócios, como por exemplo: não ser objetivo, minimizar a concorrência, ser excessivamente confiante nas finanças e não enxergar os pontos fortes e fracos da empresa. Para te ajudar a fazer um plano de negócios de sucesso, aqui vai algumas dicas: 

Plano de negócios, o que é? Importância e passo a passo para fazer o seu

Sabor a vida

Objetividade: Todas as pessoas que lerem o seu plano de negócios, devem compreender as informações presentes. Dessa forma, ser claro e objetivo é extremamente importante. 

Dados: O levantamento de dados é essencial para situar melhor a sua empresa no mercado. Sendo assim, levante dados sobre o mercado e o comportamento dos consumidores. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pesquisas: Principalmente para as empresas que estão começando, pode ser difícil possuir dados que orientem, por exemplo, a definição da persona da empresa. Sendo assim, pode ser necessário fazer pesquisas de mercado para descobrir. 

Diferentes business plans: Existem maneiras diferentes de se estruturar um plano de negócios. Logo, é importante que você teste as diversas estruturas e descubra qual se encaixa melhor com você. 

Como fazer o plano de negócios

Não existe uma fórmula secreta e única para o plano de negócios perfeito, ou seja, o que funciona na empresa “a” pode ser que não funcione na empresa “b”, e vice-versa. Isso acontece devido às diferenças entre negócios e gestores, porém, existem algumas etapas e processos que são fundamentais na criação do plano:

1- Descreva a empresa

A primeira parte do business plan deve ser a descrição do que a empresa de fato faz. Se estiver em dúvidas, pergunte a si mesmo: O que ela vende? Qual o público alvo? Quais são os principais fornecedores e concorrentes? Qual a sua forma jurídica e regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real)? Por fim, destaque qual será o valor e a origem do dinheiro para a abertura da empresa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Plano de negócios, o que é? Importância e passo a passo para fazer o seu

99 empresas

2- Análise do mercado

O segundo passo para fazer um plano de negócios, é analisar detalhadamente as necessidades do público e como o seu produto ou serviço irá suprir esta demanda. Dessa maneira, você pode questionar, por exemplo:

  • Quais são as reais necessidades e os desejos do seu público-alvo?
  • Quais são os problemas que os seus concorrentes não conseguiram resolver?
  • Por que eles não conseguiram resolver?
  • Como o seu produto ou serviço irá solucionar isso?

3- Segmentação para o plano de negócios

O processo de segmentação de mercado serve para auxiliar o empreendedor na tomada de decisão, de forma rápida e precisa.

Plano de negócios, o que é? Importância e passo a passo para fazer o seu

Seteco

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por isso, nessa etapa do business plan, é essencial que as respostas sejam as mais próximas da verdade. Por esse motivo, procure ouvir o seu público e ver onde ele está e o que ele faz:

  • Onde ele costuma ir para procurar por produtos ou serviços parecidos com o seu?
  • Qual o sexo, idade e renda média? 
  • Quais são os valores e hábitos?
  • Quanto estão dispostos a pagar por seu produto ou serviço?

Lembrando que, se o seu tipo de negócio for B2B (Business to Business), isto é, que você atenderá outras empresas, no plano de negócios você precisa focar no comportamento das possíveis empresas-alvo.

O processo de segmentação é bem parecido com o B2C (Business to Customer) descrito acima. Porém, as estratégias de vendas serão diferentes e sua equipe precisará se atentar a isso.

Além disso, é muito importante que você pesquise também sobre os seus fornecedores e os seus concorrentes para que possa reunir as informações mais precisas possíveis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

4 – Análise SWOT

A análise Swot, também conhecida como FOFA (Força, oportunidade, fraqueza e ameaça), serve para que o empreendedor identifique como está o seu cenário atual. Logo, na análise você deve colocar quais são as principais forças do seu produto, as fraquezas, as ameaças e por fim, as oportunidades. 

5- Plano de Marketing

O plano de marketing também faz parte de um plano de negócios completo, já que ele vai nortear o processo de apresentação e venda da sua empresa.

Essa etapa pode ser vista como a estratégia que vai guiar o grande propósito da sua organização até o público-alvo. Nele, você deve colocar a estratégia para a venda do produto, precificação, estratégia de comunicação e promoção da marca.

Plano de negócios, o que é? Importância e passo a passo para fazer o seu

Setting

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por fim, é preciso colocar também a força de vendas, ou seja, as características do seu time comercial, como: perfil dos vendedores, melhor forma de organização da equipe, remunerações e treinamentos. 

6- Plano Operacional

O Plano Operacional é a parte responsável por estruturar as ações práticas da operação. Isto é, quais são as medidas práticas tomadas pelos gestores para que o processo possa se iniciar? Para ficar mais claro, é indicado que o empreendedor responda perguntas como:

Proofing

  • Quantos colaboradores serão necessários para atender a demanda?
  • Qual o tamanho do estoque?
  • Qual o organograma? Quem executará cada papel?
  • Qual a estrutura mais adequada para o negócio?

7- Plano financeiro

Se a empresa estiver em processo de abertura, o empreendedor deve simular alguns possíveis cenários. Por outro lado, se a empresa já for atuante, ele deverá se basear na média de valores dos últimos meses.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para empresas que ainda não estão em funcionamento, o recomendado é que se estabeleça simulações reais, que se aproximem o máximo possível da realidade.

Syhus

Nesta etapa, é extremamente importante ser realista e não projetar ganhos exorbitantes já no começo do negócio. Afinal de contas, o plano financeiro serve para controlar e prever os possíveis investimentos, custos e lucro da organização. Nesse sentido, para o preenchimento desta parte do business plan, é importante responder perguntas como:

  • Quanto será gasto em custos fixos e variáveis?
  • Qual a média de faturamento necessário?
  • Quais as médias de prazos e estoques?
  • Qual o gasto com mão de obra e impostos?
  • Qual o produto de maior saída e qual possui a margem de lucro?

Em síntese, o Plano de Negócios é um grande aliado dos empreendedores de sucesso e deve ser sempre revisto para aprimorar ainda mais os processos da organização.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Portanto, é importante que o plano sirva de base para a abertura da empresa, mas que o empreendedor seja flexível para perceber e realizar as atualizações necessárias com o decorrer do tempo.

E aí, curtiu aprender a fazer um business plan? Então aproveite para conhecer quais os direitos e obrigações que uma Pessoa jurídica, o que é? Conceito, tipos e diferenças entre pessoa física

Fontes: Rock content, Business ideas e Sebrae

Imagens: Ibc coaching, Sabor a vida, Seteco, Nfe, Syhus, 99 empresas, Setting, Proofinge e Iebschool

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Conte-nos a sua opinião...