Pax Gold: o que é e como funciona essa criptomoeda?

Pax Gold é uma criptomoeda lastreada em ouro físico usada para investir de forma fácil e segura no conhecido metal. Conheça ela aqui!

23 de junho de 2023 - por Cesar Fontenele


Pax Gold (PAXG) é uma criptomoeda lastreada e pareada ao ouro físico. Sendo assim, esse “ouro digital” é uma forma bem simples e segura de você investir no historicamente desejado ouro, que até hoje é valorizado.

Esse ativo é  custodiado em cofres seguros pela Paxos, fazendo com que o seu valor seja vinculado em tempo real à cotação do ouro no mercado internacional.

A Pax Gold surgiu em 2019 pela Paxos – corretora de criptomoedas – após perceberem a necessidade de ofertar a seus clientes uma maneira fácil e segura de investir em ouro.

Portanto, investir por meio de criptomoeda é muito mais acessível, pois é possível fazer pequenos aportes, ao contrário do investimento físico.

E aí, interessou-se por essa cripto?

O que é a criptomoeda Pax Gold?

PAX Gold é uma criptomoeda lastreada em barras de ouro, ou seja, cada unidade desse ativo simboliza uma barra física, com número de série e todos os outros aspectos do ouro, todavia, totalmente digital.

Cada token de PAXG representa 1 onça troy de ouro, isto é, 31 gramas. Dessa forma, com esse ativo, você terá as vantagens que o ouro nos proporciona, porém sem aquela conhecida burocracia, além de não ter que pagar nenhuma taxa de administração e, ainda, não precisar comprar um cofre ou pagar pelo custeio.

A empresa norte-americana de tecnologia financeira Paxos criou a PAXG recentemente, em setembro de 2019. Logo, o principal motivo para a sua criação foi a ausência de oferta de uma forma simples e confiável de investir em ouro.

Se você pensa que ouro é coisa do século passado, você está redondamente enganado.

Até hoje o ouro é considerado um Hedge, ou seja, é um ativo de proteção, caso o mercado financeiro atravesse por dificuldades.

Nos últimos dez anos, o ouro se valorizou em média 3,1% ao ano, porém em 2021 e 2022 houve desvalorização. Em 2022, quando vários ativos de risco, como as bolsas de valores no mundo caíram, por causa, por exemplo, da Guerra entre Rússia e Ucrânia, o ouro também caiu.

Sim, meu caro, o ouro também é um ativo de risco. Ok?! Assim sendo, volatilidade do ouro é parecida com a das bolsas de valores.

Até junho de 2023, houve valorização do ouro de 6,7%.

Por fim, no momento do fechamento deste texto, o PAX Gold é cotado a cerca de R$9,190.81. 

Como funciona?

A PAX Gold é um meio moderno de investir em barras de ouros usando a tecnologia cripto.

Dessa forma, a emissão e o armazenamento se dá por meio de redes blockchain descentralizadas, ou seja, o investidor pode criar sua conta utilizando sua carteira de criptomoedas de forma segura.

Ademais, PAXG é compatível com qualquer carteira digital ou outras aplicações DeFi da rede, por ser um token de padrão ERC-20 na rede Ethereum.

Este ativo é lastreado, como já falamos, por barras de ouro físico custodiadas em cofres seguros pela Paxos, assim, o preço do PAX Gold é atrelado em tempo real à cotação do ouro no mercado internacional.

A PAXOS, por ser regulamentada nos Estados Unidos, atende a todas as legislações, além de disponibilizar relatórios de auditoria externa para atestar suas reservas de ouro.

Atualmente, negociar Pax Gold é a única forma de se investir em ouro por meio de criptoativos, logo, ela é uma excelente alternativa para quem deseja diversificar os seus investimentos.

Como usar a Pax Gold?

Não algo de outro mundo usar a PAXG. É, pois, rápido e fácil.

Primeiramente, você precisa saber que é a PAXOS responsável por emitir as tokens Pax Gold, que nada mais é do que a versão digital das barras de ouro físicas.

Sabendo disso, a forma mais prática e segura de comprar este ativo é através de uma corretora de criptomoedas de sua confiança.

Após você abrir sua conta em uma exchange e estudar bastante sobre Pax Gold, é hora de colocar a mão na massa. De início, busque por PAXG na plataforma da sua corretora, depois disso, comece a negociar a compra e venda deste ativo.

Quais são os riscos dessa criptomoeda?

Sabemos que riscos são normais ao investir em uma criptomoeda, por isso, listamos, abaixo, os principais perigos que rondam essa cripto. Veja quais são:

  • Grande volatilidade – Isso faz com que esse tipo de investimento seja de alto risco, por isso, cuidado para não direcionar uma grande quantidade de seus investimentos para esse ativo.
  • Confisco Já houve confisco de ouro no passado, inclusive nos EUA, feita pelo então presidente Franklin Roosevelt. Saiba que é mais fácil confiscar os bens de uma empresa centralizada, do que de indivíduos.
  • Risco do ouro Apesar do ouro ser uma reserva de valor estabelecida, ele também está sujeito a variações de preços, volatilidade e quedas repentinas.
  • Custódia Ao comprar o PAXG, o investidor adquire uma espécie de ‘vale ouro’, custodiado com um intermediário. É necessário que você confie na Paxos como garantidora da segurança do seu ouro. Uma alternativa, é você optar pela auto custódia.
  • Golpes – É preciso ficar atento aos possíveis golpes que podem surgir. Por isso, conheça e estude sobre o assunto e escolha uma exchange de sua confiança.

Além do mais, lembre-se que é seguro investir neste ativo, pois já há uma vasta regulamentação por trás dessa prática.

Enfim, antes de investir em PAXG, saiba com clareza o o seu perfil de investidor, além de ter uma estratégia de gestão de risco.

A Pax Gold vale a pena?

Vamos direto ao que você realmente quer saber. Dependendo dos seus objetivos, investir em PAXG pode sim valer a pena. 

Contudo, precisa ficar bem claro para você que, assim como outros ativos de renda variável, o valor da PAX Gold pode flutuar de acordo com as condições do mercado. Por isso, não podemos te garantir qualquer tipo de retorno futuro. 

Historicamente, investir em ouro sempre foi visto por especialistas como uma boa escolha, principalmente em tempos de crises globais, como a que estamos passando agora.

Além disso, o investimento em barra de ouro por meio de criptomoeda é muito mais prático. Você não concorda?

Se você optar por negociar ouro por meio de uma stablecoin, como a Pax Gold, você terá a chance de fazer pequenos aportes, diferentemente do investimento físico, porque exige a compra de uma onça de ouro, que, hoje, custa cerca de R$ 9 mil.

Por fim, vale a pena investir neste ativo também, pois existe a possibilidade de trocar o token digital por barras físicas. Isso é possível, porque a Paxos tem parceria com as agências credenciadas pela London Bullion Market Association (LBMA), o principal centro de negociações com ouro físico de Londres.

Conte aqui nos comentários se você já teve, nem que seja um dente de ouro, e se pretende investir nesse ativo!

E aí, curtiu conhecer a Pax Gold? Esperamos que sim!  Então, aprenda, também, como encontrar uma carteira de Bitcoin antiga. Boa leitura e até logo!

Fonte: Mercado Bitcoin, Paxos, Rípio, Coinxet, Folha de S. Paulo, Investing.com e Coin Market Cap.

SG&A: o que é, como funciona e como calcular?

DMPL: o que é, para que serve e como fazer?

Guidance: o que é, para que serve e qual a importância?

SFH: o que é e como funciona o sistema financeiro de habitação?