Planejamento Financeiro Empresarial: O que é, etapas e como fazer

21 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 27 seg


O planejamento financeiro empresarial é um tipo de guia. Desse modo, ele serve para indicar o caminho que a empresa deve seguir para atingir seus objetivos.

O que é planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial é um tipo de roteiro. Isso porque, ele projeta o futuro da situação financeira da empresa. Isso com base em sua realidade no presente.

Sendo assim, ele é um guia programático. Sendo que ele é criado a partir de ferramentas administrativas e contábeis. Sem este planejamento, o gestor não tem como estimar o:

  • Fluxo de caixa futuro;
  • Margens de lucro;
  • Ponto de equilíbrio e fins.

Portanto, o planejamento financeiro empresarial é essencial. Afinal, ele serve como base nas decisões estratégicas sobre o futuro do negócio.

De fato, o planejamento é muito importante. Mas antes dele, é preciso ter controle. Isso porque, não tem como planejar sem ter dados confiáveis como base.

Ou seja, é preciso ter dados como, por exemplo, capital de giro e projeções de lucro. Por fim, é essencial também que o planejamento financeiro esteja de acordo com o planejamento estratégico.

Importância

O planejamento financeiro empresarial é muito importante para uma empresa. Na prática, ele é a diferença entre uma empresa que sabe aonde quer ir e outra que está à própria sorte.

Em outras palavras, ele serve como um guia. Com ele, a empresa sabe o que deve fazer. Sem ele, a empresa fica perdida.

Todas as empresas nascem para atender algum tipo de demanda. Com isso, ela gera lucro. Sendo que, em qualquer ramo de atuação, a empresa precisa de recursos para funcionar.

É por isso que a área de finanças ocupa um papel central na sustentabilidade da empresa. Mas é claro que o financeiro não faz isso sozinho.

Ele deve ser integrado com as outras áreas essenciais. Em resumo, os 4 principais pilares do negócio são:

  • Finanças;
  • Recursos humanos;
  • Comercial;
  • Operações.

Esses 4 pilares são essenciais para a elaboração do planejamento estratégico. Sendo que dentro dele deve estar o planejamento financeiro.

O planejamento financeiro, por sua vez, envolve as demais áreas da empresa. Por exemplo, um problema operacional pode ter efeitos no caixa.

Quais são as etapas de um plano financeiro?

Para fazer um plano financeiro, você deve seguir algumas etapas. São elas:

1- Objetivos. Defina onde a empresa quer chegar. Por exemplo, o objetivo pode ser crescer em um certo ritmo por certo período.

2- Situação atual. O 2º passo é fazer um raio-x da situação financeira atual da empresa. Isso deve ser feito com base nos indicadores financeiros da companhia. Por exemplo, você deve usar a margem de lucro e o ticket médio.

Essa é uma etapa essencial. Isso porque, ela mostra se a empresa tem sido bem gerida. Ela indica também se a companhia tem reserva de lucro ou se pode se endividar.

3- Projeção. Na 3º etapa você deve fazer uma projeção de fluxo financeiro futuro. Você deve também fazer o acompanhamento das metas.

Erros comuns

Como você já sabe, o plano financeiro é essencial para uma empresa. Contudo, se ele não for bem feito, ele pode acabar com as finanças de uma empresa. Pode até mesmo causar a falência da companhia. Alguns erros comuns são:

1- Planejar sem controlar. É preciso que o gestor tenha o controle das contas da empresa.

Sem esse controle, não é possível fazer um plano financeiro. Com o controle, o gestor tem como saber qual é a realidade do negócio. 

2- Não integrar os setores. Todos os setores de uma empresa devem funcionar em sincronia.  Sendo assim, os responsáveis por cada uma das áreas devem se comprometer e se unir para que o plano seja executado.

3- Superestimar o faturamento. O faturamento é um indicador importante. Mas ele não é o único. Portanto, não superestime o faturamento. Isso pode causar uma visão superficial das finanças da empresa como um todo.

4- Planejar, mas não executar. Muitos gestores tratam o plano financeiro como alto no campo das ideias.

No entanto, ele deve ser posto em prática. Até porque, fazer o plano custa dinheiro. Logo, você não deve deixar o plano na gaveta.

5- Fatores externos. Não observar os fatores externos é um erro muito comum. Não basta olhar para dentro da empresa, é preciso analisar o mercado.

6- Precificar sem critérios. Por fim, a precificação é essencial em um negócio.

Mesmo que o produto ou serviço tenha uma boa qualidade, o preço deve estar dentro de uma lógica de mercado. Ao definir os preços, é preciso levar em conta os fatores internos e externos.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Existem várias formas de se fazer um plano financeiro. Mas no geral, é levado em conta os seguintes passos:

1- Objetivos. Como você já sabe, o 1º passo é sempre definir os objetivos com o plano.

2- Plano de ação. O plano de ação serve para que os objetivos sejam alcançados. O plano de ação é subdividido em metas. Sendo que essas metas devem ser focadas em diferentes setores da empresa.

3- Custos e despesas. O controle dos custos e despesas deve ser parte do cotidiano de todas as empresas.

Os custos fixos e variáveis são os gastos com as atividades fim do negócio. Por outro lado, as despesas são os gastos indiretos.

4- Elabore orçamentos. Em síntese, os orçamentos são técnicas financeiras. Elas estimam as receitas e despesas por um certo período de tempo no futuro. Logo, ele é uma parte essencial no plano financeiro.

5- Registre as movimentações financeiras. Você deve registrar tudo o que entre e sai da empresa. Existem várias formas de fazer isso. O importante é que você esteja de olho nisso e sempre faça o registro.

6- Tecnologia. Invista em soluções tecnológicas para automatizar os processos e melhorar a produtividade. Isso vai fazer com que a empresa tenha maior eficácia e rapidez.

7- Ponha em prática. Por fim, depois de fazer o plano financeiro, ponha-o em prática. Nada de deixar o plano na gaveta!

Enfim, gostou de aprender como fazer um planejamento financeiro empresarial? Então confira também: capex, opex, borderô, empresa de capital fechado e, por fim, EBIT, o que é? Para que serve, cálculo, vantagens e desvantagens