Opex, o que é? Como funciona, cálculo e usos na análise de investimentos


O opex são os gastos operacionais que a empresa realiza para que possa continuar funcionando perfeitamente. Portanto, gastos com manutenção de equipamentos e folhas de pagamento são considerados como despesas operacionais.

Normalmente, os gastos opex são acompanhados mensalmente pelas empresas, como uma maneira de manter o controle financeiro. O opex permite ainda analisar se a companhia está seguindo o plano orçamentário estabelecido e realizar ajustes.

Outro tipo de gasto realizado pelas empresas e que não deve ser confundido com o opex, são os gastos capex. A principal diferenciação, é que opex são gastos operacionais, ao passo em que capex são investimentos à longo prazo.

O que é opex

Opex é a sigla derivada de Operational Expenditure. Ou seja, ele é o controle das despesas operacionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Podemos categorizar como despesas operacionais todos os gastos referentes ao funcionamento da empresa, como: manutenção, folhas de pagamento e contratação de terceiros. 

Simova

Além disso, os custos relacionados à venda de produtos ou serviços também se encaixam em gastos opex. Em síntese, os gastos opex, são de curto prazo e recorrentes, já que são maneiras de manter a operação da empresa sempre em funcionamento. 

Como funciona

O opex funciona como um indicador das despesas operacionais da empresa. Ou seja, em seu cálculo são considerados somente os gastos referentes às operações da empresa, e todos os demais gastos devem ser desconsiderados. Como gastos operacionais podemos considerar, por exemplo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Mão de obra terceirizada;
  • Despesas com publicidade;
  • Manutenção de maquinário;
  • Despesas com serviços de escritório;
  • Despesas com viagens. 

Rena soft

Em resumo, o opex é uma ferramenta de organização e controle dos gastos realizados pela empresa. Além disso, ele funciona como uma forma de economia, já que é possível fazer a dedução de despesas com serviços e operações nos impostos. 

Cálculos

Para realizar o cálculo do opex, basta somar todas as despesas operacionais do período analisado. Geralmente, o opex de uma empresa é acompanhado mensalmente e existe um orçamento anual definido pela companhia. 

Dessa maneira, as empresas realizam o planejamento de verbas destinadas aos gastos operacionais e acompanham todos os meses para ter um controle. Ou seja, o opex serve como uma ferramenta de controle e organização financeira da empresa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Multivix

Com o resultado do opex em mãos, é importante fazer a sua comparação com o balanço patrimonial, fluxo de caixa, DRE e orçamento pessoal. Logo, a empresa consegue estabelecer onde é possível fazer corte de gastos visando o aumento da rentabilidade da empresa.

Opex x capex

Opex e capex são tipos diferentes de investimentos realizados pelas empresas. Desse modo, enquanto o opex está relacionado aos gastos recorrentes e de curto prazo, os investimentos capex são de longo prazo. 

A sigla capex vem de capital expenditure. Sendo que, os gastos capex são investimentos que possibilitam a manutenção da capacidade operacional ou o crescimento da empresa. Um exemplo de capex é a compra de equipamentos ou máquinas. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Capex e opex devem ser realizados separadamente pelas empresas, pois possuem finalidades diferentes e podem ser usados de maneira complementar.

Opex, o que é? Como funciona, cálculo e usos na análise de investimentos

Proscrum training

Suponhamos que uma empresa compre uma máquina. É claro que essa máquina irá precisar de manutenção para continuar funcionando perfeitamente. Porém, enquanto a compra da máquina foi um investimento capex, a sua manutenção será um gasto opex. 

Outra diferença entre os dois, é que o opex pode representar uma economia para a empresa, pois permite a dedução de impostos, ao passo em que o capex não possui esse benefício.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por fim, podemos destacar a diferença de fonte de dinheiro para os dois tipos de gastos. No opex, os gastos são feitos com o dinheiro do caixa da empresa. Já os gastos capex geralmente são mais altos, o que significa que se a empresa não possuir verba o suficiente, talvez ela precise pegar um empréstimo. 

Como usar o opex na análise de investimentos

Ao analisar as ações de uma empresa, o investidor deve levar em consideração diversos indicadores financeiros do desempenho da companhia.

Sendo assim, nessa análise, o opex é fundamental. Afinal, ele serve como um indicador de quanto a empresa precisa investir do seu fluxo de caixa apenas para a manutenção de sua operação. 

Opex, o que é? Como funciona, cálculo e usos na análise de investimentos

Jf granja

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dessa forma, o opex pode indicar se a empresa possui recursos suficientes para manter sua operação ou se teve que procurar recursos de terceiros para isso. No entanto, ele não deve ser usado sozinho ao se analisar uma empresa. 

Isso porque, uma empresa com opex baixo, ou seja, com baixo custo operacional, pode não ter uma rentabilidade muito interessante. O importante em uma análise de empresas, é levar em consideração diversos indicadores diferentes, para então colocar na balança os prós e contras de se investir naquela empresa.

Enfim, agora que você sabe como usar o opex na análise de investimentos, aproveite também para aprender como fazer a Diversificação de investimentos – Quantas ações ter em carteira?

Fontes: Meu positivo, Suno, Mais retorno, Remessa online, Onze e Capital research

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Imagens: Proscrum training, Penso, Simova, Rena soft, Jf granja e Multivix


Conte-nos a sua opinião...