EBIT, o que é? Para que serve, cálculo, vantagens e desvantagens

9 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 9 seg


O EBIT é um dos indicadores considerados ao se analisar as demonstrações financeiras de uma empresa. Sendo assim, ele reflete os lucros das empresas antes dos juros e impostos

Este indicador é usado na análise fundamentalista para comparar empresas e, com isso, descobrir quais companhias possuem o melhor desempenho operacional. 

No entanto, este indicador não deve ser considerado sozinho. Afinal, ele não considera as dívidas da empresa e nem os juros pagos por ela, o que pode representar uma grande despesa. 

O que é EBIT

A sigla EBIT vem da língua inglesa Earnings Before Interest and Taxes. Traduzindo o termo temos: Lucro Antes dos Juros e Impostos, logo, a sigla em português é LAJIR. Como o próprio nome indica, o EBIT considera os lucros antes dos juros e impostos. 

EBIT, o que é? Pra que serve, cálculo, vantagens e desvantagens

Buyco

Por representar os resultados operacionais de uma empresa, o EBIT é um dos principais indicadores analisados pelos investidores.

Sua importância se deve ao fato de que ele desconsidera as despesas com impostos e juros, o que faz com que ele seja um bom indicador do potencial operacional da companhia. 

Para que serve

O EBIT serve como um termômetro da capacidade operacional de uma empresa. Dessa forma, ele é usado na análise fundamentalista para encontrar as empresas com melhores performances. 

Domtec

O LAJIR serve ainda para que o investidor realize uma análise interna da companhia. Isso porque os cálculos podem ser aplicados dentro de setores da empresa, o que facilita a identificação das áreas mais bem estruturadas ou que precisam de atenção. 

EBIT x EBITDA

O EBIT é o resultado operacional da empresa antes de descontar as despesas com impostos e juros. Por outro lado, a sigla EBITDA vem de Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Ou seja, o EBITDA é o Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, sendo que a sigla em português é LAJIDA. 

A principal diferença entre os cálculos do EBIT e o EBITDA, é que o EBITDA considera também os gastos com depreciação e amortização. Isso faz com que os resultados da LAJIDA se aproxime mais do real desempenho da empresa. 

EBIT, o que é? Pra que serve, cálculo, vantagens e desvantagens

Investor

Entretanto, não é possível determinar qual dos dois indicadores é o melhor, já que ambos são importantes e demonstram informações diferentes. Dessa maneira, a escolha de qual indicador usar depende da análise do investidor. 

Cálculo do LAJIR

O cálculo para encontrar o LAJIR é fácil, basta somar o lucro líquido com as despesas com juros e impostos, já que o EBIT serve justamente como um indicador do lucro da empresa antes desses dois gastos. Portanto, temos a seguinte fórmula:

EBIT = Lucro Líquido + Juros + Impostos

EBIT, o que é? Pra que serve, cálculo, vantagens e desvantagens

Toro radar

Para ter acesso à esses dados, o investidor precisa consultar o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que é divulgado publicamente de maneira trimestral por todas as empresas de capital aberto da bolsa de valores brasileira

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens do EBIT, é que ele demonstra a capacidade operacional da empresa.

Isso é importante para averiguar se a empresa está sendo rentável, levando em consideração apenas a sua operação, e não o quanto ela gasta com impostos e o quanto ela gasta ou ganha com juros.

Outra vantagem, é que o LAJIR ajuda na comparação entre o potencial das empresas, mesmo que de setores diferentes. É importante observar que o EBIT não considera os juros ganhos com aplicações financeiras realizadas pela empresa.

Ou seja, essa pode ser uma vantagem, já que o investidor visualiza o real potencial operacional da empresa. Ou pode ser uma desvantagem, já que muitas empresas possuem boa parte de suas receitas vindas dos juros de aplicações. 

Grupo ease

Por fim, temos a desvantagem de que o EBIT disfarça a alavancagem. Uma empresa pode ser bastante endividada e como o EBIT não leva em consideração os juros que ela paga aos credores, este dado não fica claro.

Portanto, é importante que, ao analisar uma empresa, o investidor não leve apenas o LAJIR em consideração.

Outros indicadores

Existem alguns indicadores que usam o resultado do EBIT para determinar outros dados importantes sobre a empresa. Dentre eles:

1- EV/EBIT

O indicador EV/EBIT é usado para fazer um paralelo entre o Enterprise Value (EV) e o EBIT da empresa. Desse modo, ele é calculado por meio da seguinte fórmula: EV / EBIT = Enterprise Value / EBIT.

O resultado do cálculo serve para indicar por quantas vezes o EBIT da companhia está sendo negociado em relação ao seu EV. Já o valor do EV é encontrado por meio da fórmula: Enterprise Value (EV) = Valor de Mercado + Dívida – Caixa – Ativos não operacionais.

Grupo fatos

O EV é usado basicamente para determinar qual seria o valor de liquidação da empresa. É por isso que em seus cálculos se considera o seu valor de mercado, suas dívidas e os ativos não-operacionais. 

2- Margem EBIT

A margem EBIT, serve para indicar a porcentagem da receita que se transformou em EBIT. Os cálculos são feitos por meio da fórmula: Margem EBIT = EBIT / Receita Líquida x 100.

3- P/ EBIT

Para finaliza, o P/EBIT tem por objetivo analisar como a empresa está sendo negociada, levando em consideração as cotações das ações da companhia. O seu cálculo é feito por meio da fórmula: P/EBIT = Valor de Mercado / EBIT.

EBIT, o que é? Pra que serve, cálculo, vantagens e desvantagens

Iescamp

Com os resultados podemos considerar que, quanto menor o valor, menos a companhia está sendo negociada em relação com o seu lucro operacional. Em contrapartida, quanto maior for o resultado dos cálculos, mais caro o investidor está pagando pela empresa em relação ao seu EBIT. 

E aí, gostou de aprender sobre esse importante indicador na análise de empresas? Então entenda como funciona a Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fontes: Suno, Dicionário financeiro, Status invest e The cap

Imagens: Buyco, Investor, UCJ, Domtec, Grupo ease, Grupo fatos, Iescamp e Toro radar