PMI, o que é? Como funciona, certificações, vantagens e desvantagens

15 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 19 seg


O PMI é uma organização voltada para a contribuição do melhoramento da gestão de projetos. Desse modo, por meio de reuniões e eventos que buscam o compartilhamento de melhores práticas, o PMI contribui com a capacitação profissional de gestores. 

Reconhecida mundialmente, a organização conta com mais de 700 mil integrantes, que realizam trabalhos voluntários para difundir melhores práticas de gerenciamento de projetos.

Uma das vertentes mais conhecidas do PMI são as certificações. Sendo assim, no total, são 8 certificações disponíveis, voltadas para a comprovação da competência dos gerentes de projetos de diversos tipos. 

O que é PMI

O PMI – Project Management Institute ou em português Instituto de Gerenciamento de Projetos, é uma organização sem fins lucrativos, focada na disseminação mundial de boas práticas no gerenciamento de projetos. Dessa maneira, por meio de eventos e reuniões, a organização estimula o debate sobre a temática de melhores gerenciamentos de projetos. 

PMI, o que é? Como funciona, certificações, vantagens e desvantagens

Rn soluções em excel

O Project Management Institute é reconhecido em vários países e conta com mais de 700 mil integrantes distribuídos por todo o mundo. Ou seja, profissionais de diversos países estão em constante aperfeiçoamento profissional através do PMI. 

Origem

Inicialmente, a organização PMI foi elaborada por James Snyder e Gordon Davis, em 1969. O projeto de criação da organização se desenvolveu e resultou na primeira reunião formal da organização, ainda em 1969, tendo como fundadores oficiais: James Snyder, Eric Jenett, Gordon Davis, Susan Gallagher e Ned Engman.

O intuito dos fundadores era criar um ambiente onde os gerentes de projetos pudessem se reunir para discutirem problemas comuns e compartilharem informações. Portanto, o Instituto de Gerenciamento de Projetos foi dividido em capítulos e regiões geográficas.

PMI, o que é? Como funciona, certificações, vantagens e desvantagens

Vanzolini

Em síntese, cada membro da organização é ligado a um capítulo e, junto com os outros profissionais da região, realizam trabalhos voluntários com o intuito de compartilhar com outros profissionais, melhores práticas de gerenciamento de projetos. 

Como o PMI funciona

O PMI funciona sobretudo por meio de certificações. Dessa forma, existem alguns tipos de certificados, que visam atestar a competência dos profissionais de gerenciamento de projetos. 

Outra frente de atuação da organização, são os Padrões Globais. Desenvolvidos por milhares de voluntários qualificados, os 12 padrões constituem o mais alto nível de reconhecimento dos gestores. Esses padrões estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas e governos, como modelo de gerenciamento de projetos. 

O Instituto de Gerenciamento de Projetos também atua na frente de Formação e Educação. Sendo assim, o PMI oferece seminários, cursos e eventos com o objetivo de capacitar profissionais. Além disso, ele possui o Programa de Pesquisa, promovendo a disseminação de estudos científicos e a profissão de gerenciamento de projetos. 

PMI, o que é? Como funciona, certificações, vantagens e desvantagens

Revista pegn

Por fim, vale destacar o PMBOK – Project Management Body of Knowledge, ou Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O PMBOK é uma espécie de manual organizado pelo PMI e considerado como a base do conhecimento em gestão de projetos. Em síntese, o PMBOK reúne todas as diretrizes para uma melhor gestão de projetos. Segundo o PMBOK existem cinco elementos recorrentes em um projeto:

  1. Iniciação: É o início da implantação do projeto, onde ações são elaboradas e os processos anteriores são avaliados;
  2. Planejamento: É a definição do escopo do projeto; 
  3. Execução: Os planos são implantados;
  4. Monitoramento de controle: É a fase de supervisão da evolução do projeto; 
  5. Encerramento: É a finalização do projeto.

Certificações

Como dito anteriormente, uma das principais frentes de atuação do PMI são as certificações. No total, são oito tipos de certificações, que podem ser conseguidas por meio da realização de um exame.

No entanto, não são todas as pessoas que podem se candidatar, já que o pré-requisito para a inscrição, é que o profissional tenha formação escolar e experiência no ramo. Enfim, as certificações disponíveis são:

1- Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP): A certificação PMP é a mais renomada dentre as certificações disponibilizadas pelo PMI. Basicamente, esta certificação atesta que o profissional possui conhecimento global para operar em qualquer setor de gerenciamento de projetos. 

2- Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM): Esta certificação é voltada para os profissionais que estão começando na carreira de gestão de projetos. 

3- Profissional de Gerenciamento de Portfólio do PMI (PfMP): A certificação PfMP, atesta que o profissional é capaz de realizar o gerenciamento de portfólio, além de iniciar novas estratégias empresariais. 

Topview

4- Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBASM): Nesta opção, o profissional se torna especialista em definir requisitos e modelagem de resultados de projetos. 

5- Profissional de Gerenciamento de Programas (PgMP): O profissional com essa certificação está apto a auxiliar no gerenciamento de projetos de forma coordenada. 

6- Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI (PMI-SP): Esta certificação é voltada para o profissional que deseja gerenciar melhor suas atividades para obter um sucesso maior com seus projetos. 

7- Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI (PMI-RMP): Voltado para o gerenciamento de riscos, o profissional com esta certificação é capaz de identificar e avaliar riscos, além de diminuir as ameaças. 

8- Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI (PMI-ACP): Por fim, esta última opção de certificado atesta que o profissional trabalha com práticas ágeis no gerenciamento de projetos. 

Vantagens e desvantagens

As empresas que optam por utilizar as diretrizes estabelecidas no PMBOK e implantar as recomendações do PMI na gestão de seus projetos, conseguem alguns benefícios. Dentre eles, está a redução de gastos.

Acontece que as melhores práticas resultam na gestão de custos eficientes, evitando desperdícios e, em última instância, promovem a economia de dinheiro e, consequentemente, o aumento dos lucros.

Outra vantagem é que, com a padronização dos processos, a empresa consegue estabelecer um modelo em que todos os colaboradores conseguem se espelhar para realizar suas atividades. Decorrente disso, temos o benefício da facilidade de identificar a fase do projeto e realizar os ajustes necessários. 

Poletto

Para finalizar, temos ainda a vantagem da maior qualidade nos serviços entregues pela empresa e a consequente satisfação dos clientes. Em outras palavras, a aplicação do PMI proporciona uma elevação na qualidade dos produtos e serviços da empresa, o que resulta na satisfação dos clientes. 

Por outro lado, como desvantagem, podemos destacar a burocracia do PMI que pode atrapalhar os pequenos projetos. Além disso, ao se estabelecer um modelo a ser seguido, os processos da empresa podem acabar ficando engessados. Por fim, existe também a desvantagem de que os princípios de PMI não consideram o envolvimento e compartilhamento com os clientes. 

Enfim, agora que você sabe como funciona o PMI, que tal descobrir outros termos importantes na administração de empresas, como por exemplo: opex, capex e as funções de um Chairman, o que é? Definição, importância e diferenças entre CEO.

Fontes: Project builder, Runrun e Robson camargo

Imagens: Rn soluções em excel, High skills, Vanzolini, Revista pegn, Topview e Poletto