Gestão de investimentos: saiba o que é e como funciona

7 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 41 seg


A gestão de investimentos é o gerenciamento da carteira de investimentos com o foco na realização dos objetivos financeiros com as aplicações.

Sendo assim, o papel do gestor de investimentos é administrar os recursos de terceiros com foco na multiplicação e potencialização dos recursos dos clientes.

Desse modo, o seu trabalho inclui não apenas a compra e venda de ativos, mas também a análise de oportunidades e a definição de quais ativos devem ser evitados na carteira.

O que é gestão de investimentos?

A gestão de investimentos é também conhecida como gestão de portfólio ou gestão de fortunas. Em síntese, ela consiste na administração de ativos financeiros ou outros tipos de investimentos.

Dessa forma, a gestão envolve tanto a compra e venda de ativos, quanto a criação de estratégias de curto ou longo prazo. Sempre com a intenção de realizar os objetivos financeiros.

Sendo assim, o gestor de investimentos é uma pessoa física ou jurídica autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para administrar carteiras de valores mobiliários.

Além disso, existe também a gestão de investimentos no mundo das finanças corporativas.

Neste caso, o profissional atua com o objetivo de garantir que os ativos tangíveis e intangíveis da empresa sejam mantidos, usados e contabilizados.

Um profissional com atuação parecida com o gestor de investimentos é o consultor de investimentos.

Em resumo, o consultor de investimentos é registrado na CVM, não tem vínculo direto com uma instituição financeira. Desse modo, seu trabalho consiste em auxiliar pessoas físicas na gestão das suas carteiras. 

Como funciona?

Uma gestão de investimentos profissional atua na administração dos recursos dos clientes. Isso com o intuito de realizar os objetivos dos clientes.

Sendo assim, os gestores de investimentos podem contribuir com o alinhamento dos investimentos com os objetivos dos clientes e a distribuição de ativos.

Os gestores lidam com vários tipos de valores mobiliários e ativos financeiros. Por exemplo, títulos de renda fixa, ações, imóveis e commodities.

Além disso, alguns gestores podem gerenciar também ativos reais como obras de arte e metais preciosos. Enfim, algumas dicas para os investidores que contam com a gestão de um profissional são:

  • Longo prazo: Para construir um patrimônio consistente, aplique com foco no longo prazo. Dessa forma, as variações de curto prazo no mercado não são tão importantes.

  • Gestor de investimentos: Se você está pensando em investir em fundos ou outros tipos de aplicações que contam com a gestão de um gestor, não deixe de analisar o gestor e seu histórico.

  • Riscos: Além de analisar a forma de trabalhar do gestor do fundo, não deixe de analisar também se o nível de risco corrido pelo gestor condiz com o seu perfil de investidor.

O que faz o gestor de investimentos?

O gestor de investimentos é um profissional cuja função é elaborar, executar e monitorar uma carteira de investimentos.

Ou seja, ele é o responsável por fazer a gestão de investimentos, decidindo quais ativos comprar ou vender e a hora certa para isso.

Sendo que o intuito é potencializar os rendimentos, mas sempre respeitando o perfil dos clientes.

De forma geral, esse profissional atua na indústria de fundos. Sendo assim, a sua remuneração ocorre por meio da taxa de administração que é cobrada em todos os tipos de fundos.

O salário desses profissionais pode variar bastante, mas a média salarial no Brasil é de R$ 8.346. Algumas tendências para o mercado de gestão de investimentos são:

1- Tecnologia

O desenvolvimento de novas tecnologias proporciona novas ferramentas que podem ser usadas por gestores.

2- Taxas

Com o aumento da concorrência a tendência é que as taxas sejam reduzidas como uma forma de atrair clientes. 

3- Regulamentação

A regulamentação mais rígida contribui para que os processos sejam melhorados, mas representam um desafio.

4- Clientes

Os investidores mais jovens que estão chegando ao mercado, esperam que os dados estejam sempre disponíveis em dispositivos multiplataformas e sejam atualizados constantemente.

5- Competição intensa

Por fim, com o contínuo aumento no número de gestores de investimento, a tendência é que ocorra uma competição intensa entre os profissionais. 

Tipos de gestão de investimento

Os gestores de investimento podem atuar por meio da gestão ativa ou passiva.

1- Gestão de investimentos ativa

O gestor conta com uma equipe para estudar o mercado e encontrar as melhores oportunidades de aplicações para que o fundo obtenha o maior retorno possível.

Como este tipo de gestão exige mais do gestor e de sua equipe, os fundos costumam cobrar taxas de administração mais altas.

Alguns fundos possuem também a taxa de performance, que funciona como uma bonificação para o gestor quando ele consegue um rendimento acima do esperado.

2- Gestão passiva

Neste caso, o gestor não tem a liberdade para analisar o mercado em busca de aplicações que proporcionem retornos mais altos.

Na verdade, o gestor tem como objetivo obter um desempenho similar ao índice de referência usado pelo fundo. Como exige menos do gestor, esses fundos normalmente possuem taxa de administração mais baixa.

Como é a gestão de investimentos na prática?

Na prática, a gestão de investimentos atua com para aumentar os lucros obtidos em uma aplicação. Sendo assim, o gestor busca comprar e vender ativos tendo como base os objetivos do cliente.

Desse modo, estes clientes podem ser tanto investidores profissionais quanto institucionais tais como fundos de pensão, seguradoras e planos de aposentadoria.

Dessa forma, geralmente os serviços de gestão de investimentos incluem: 

  • Seleção de ações;

  • Monitoramento de investimentos existentes;

  • Alocação de ativos;

  • Análise de demonstrações financeiras;

  • Estratégia e implementação de portfólio.

Além disso, algumas gestões podem incluir o planejamento financeiro e serviços de consultoria. Enfim, os profissionais lidam ainda com uma grande variedade de ativos. Por exemplo:

  • Títulos;

  • Ações;

  • Commodities;

  • Imóveis.

LEIA MAIS

Gestão ativa e passiva: vantagens e diferenças

Wealth management: o que é e como funciona a gestão de riquezas?

Gestão de performance, o que é? Conceito, vantagens e como implantar

Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

Como montar uma carteira de investimentos?

Análise de risco: entenda o que é, como funciona e quando usar

Fontes; Warren; Ucs; Mais retorno; e, por fim; Mundo rh.