Hawkish e dovish: o que são e quais as suas diferenças?

17 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 28 seg


Hawkish e dovish são condutas que os Bancos Centrais podem adotar em relação à economia, sobretudo nas políticas monetária e fiscal.

Em resumo, a postura hawkish é adotada pelo Banco Central com o intuito de elevar a taxa básica de juros, para controlar a inflação.

Por outro lado, o dovish é uma política expansionista, onde a taxa de juros é reduzida, visando estimular a atividade econômica.

Portanto, o hawkish e dovish são posturas diferentes, usadas com objetivos diferentes, de acordo com o cenário econômico nacional.

Vale destacar que política econômica são as medidas usadas pelo Governo de um país para controlar os rumos da economia. Sendo que a política econômica de um país pode ser executada em três nível:

Como funciona a política hawkish?

Hawkish é uma conduta adotada pelo Banco Central com o intuito de elevar a taxa básica de juros, para que a inflação seja controlada. Na prática, hawkish é uma política contracionista.

Em resumo, com os juros mais altos, o acesso ao crédito se torna mais difícil. Com isso, a tendência é que o consumo diminua, pressionando os preços para baixo.

Além disso, os juros mais altos fortalecem a moeda nacional, já que os investimentos ficam mais atrativos para os estrangeiros.

Sendo assim, o Banco Central adota essa postura quando ele está preocupado com o aumento de preços, já que a inflação muito alta pode ser prejudicial à economia.

Enfim, algumas características do hawkish são:

1- Juros mais altos

A taxa básica de juros sobe na tentativa de controlar a inflação.

2- Venda de títulos públicos

Através da venda de títulos públicos, o governo consegue reduzir a quantidade de dinheiro em circulação.

3- Maior controle fiscal

Ocorre um aperto das contas públicas com o intuito de evitar novos gastos do governo.

4- Maior desemprego

Com os juros altos, a atividade econômica pode cair. Isso acaba inibindo novas contratações, o que pode causar uma alta no nível de desemprego.

Como funciona a política dovish?

A política dovish é utilizada pelo Banco Central com o intuito de estimular a atividade econômica e a geração de empregos. Ou seja, é uma política expansionista.

Dessa forma, nesse tipo de postura, o Banco Central reduz a taxa básica de juros. Com isso, o acesso ao crédito fica mais fácil e a quantidade de dinheiro em circulação na economia sobe.

Um dos setores que se beneficia bastante desse tipo de política, é o setor da construção civil, já que a aprovação de financiamentos e construção / vendas de unidades se torna mais fácil.

Esse tipo de conduta é adotada, sobretudo, em períodos de recessão ou baixa atividade econômica, onde os níveis de desemprego estão altos e existe uma baixa produção e consumo.

Sendo que essa postura acaba reduzindo a dívida do país. Isso porque o governo emite títulos públicos com juros mais baixos.

Contudo, isso pode causar o enfraquecimento da moeda nacional, pois os investidores estrangeiros podem retirar seus aportes e optar por outros países com taxas de juros mais altas.

Enfim, algumas características do dovish são:

1- Juros mais baixos na política dovish

Ocorre o corte de juros para que o acesso ao crédito seja mais fácil, estimulando o consumo.

2- Incentivos

Com essa política podem ocorrer desonerações e incentivos por meio de subsídios à cadeia produtiva.

3- Menor desemprego

Com o estímulo econômico, ocorre um fortalecimento de contratações e aberturas de novos postos de trabalho.

4- Compra de títulos públicos

O governo compra títulos públicos como uma forma de injetar mais dinheiro no mercado.

5- Mais gastos do governo na política dovish

Por fim, o governo tende a gastar mais e realizar mais obras públicas como uma medida de estímulo econômico.

Diferenças entre hawkish e dovish

As políticas hawkish e dovish são contrárias. Isso porque a política hawkish é contracionista, ao passo em que a política dovish é expansionista.

Ambas usam os instrumentos econômicos como, por exemplo, a taxa básica de juros, para interferir na quantidade de dinheiro em circulação.

Contudo, na política hawkish ocorre o aumento da taxa de juros, visando o controle da inflação.

Por outro lado, na política dovish ocorre o corte da taxa básica de juros para que o acesso ao crédito se torne mais fácil. Basicamente, a atividade econômica é estimulada.

Enfim, a escolha entre os dois tipos dependerá dos objetivos econômicos do país, que são definidos com base no cenário econômico nacional.

Os efeitos do hawkish e dovish nos investimentos

A política hawkish e dovish afeta de forma direta na atratividade e rentabilidade de certos investimentos.

Por exemplo, com a política hawkish, onde os juros ficam mais altos, os títulos de renda fixa oferecem um retorno mais alto.

Em contrapartida, com a política dovish os títulos de renda fixa não são tão atrativos, já que o retorno oferecido é mais baixo.

Neste caso, ativos de renda variável se tornam mais interessantes, já que podem proporcionar um retorno mais alto.

Como o cenário econômico passa por muitas mudanças, a taxa básica de juros não é estática, ela muda de acordo com os objetivos econômicos do país.

Pensando nisso, o mais recomendado é construir uma carteira de investimentos diversificada, com ativos de renda fixa e renda variável.

LEIA MAIS

Ufir: o que era a Unidade Fiscal de Referência?

Mercado aberto, o que é? Importância e relação com a política monetária

Liberdade econômica: o que é a MP da liberdade econômica?

Como investir durante um cenário de recessão econômica?

Tripé macroeconômico: o que é, como funciona e importância

Flutuação suja: o que é e como funciona

Fontes: Toro investimentos, Kinvo e Gorila.