Como investir durante um cenário de recessão econômica?

8 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 53 seg


Investir na recessão pode ser uma boa forma de aproveitar boas oportunidades de investimento. Isso porque, com a contração econômica, a bolsa pode se desvalorizar.

Dessa forma, você pode comprar ações de boas empresas por preços baixos. Com isso, quando o mercado voltar aos eixos, você pode ter altos retornos financeiros.

É claro que você não deve investir em qualquer ação barata que encontrar. É essencial que você estude sobre a empresa. Outra dica ao investir na recessão é diversificar a sua carteira de investimentos.

O que é recessão econômica?

Primeiramente, você precisa entender o que é recessão econômica. Em síntese, o termo recessão econômica é usado quando o país passa por uma forte contração econômica.

Ou seja, a recessão econômica é um período de crise econômica severa.

Dessa forma, a contração econômica pode ser sentida através de vários indicadores, sendo que o Produto Interno Bruto (PIB) é um dos principais.

Além dele, temos também o aumento da taxa de desemprego e a diminuição do consumo. Enfim, algumas das causas de uma recessão econômica são:

  • Instabilidade política

  • Políticas econômicas

  • Catástrofes ambientais

  • Crescimento econômico com base em políticas de incentivo ao consumo

  • Fatores externos ao país

Pontos a se considerar para investir durante a recessão

Alguns fatores que você deve levar em conta ao investir durante uma recessão são:

1- Longo prazo

Investir com foco no longo prazo é essencial em qualquer cenário. Mas no cenário de recessão isso é ainda mais importante.

Isso porque, a recessão pode durar um bom tempo. Sendo assim, é preciso esperar até o mercado se recuperar para começar a ver os resultados das aplicações.

2- Diversificação

A diversificação consiste em investir em diferentes tipos de ativos. Ou seja, invista em empresas de diferentes setores de atuação. Além disso, aplique em diferentes tipos de ativos e não apenas em ações.

Ao fazer isso, você dilui os riscos de perdas da carteira e ainda potencializa as chances de altos ganhos. Portanto, não coloque todos os ovos na mesma cesta, prefira a diversificação.

3- Momento certo de investir

É impossível identificar o momento certo de investir. Mas você pode tentar identificar o melhor momento para comprar ações no período de recessão. Com isso, você potencializa as chances de altos ganhos.

4- Faça o dever de casa

Fazer o dever de casa nos investimentos quer dizer estudar sobre a empresa que você pretende comprar ações. Ou seja, nada de confiar cegamente em indicações.

Estude sobre a atuação da empresa, o que ela produz, os indicadores e seu histórico. Não deixe também de verificar quem são as pessoas à frente do negócio.

5- Nervos de aço

Para investir em ações, no geral, já é preciso ter estômago. Agora, para investir em um cenário de recessão, é preciso ter nervos de aço.

Isso porque, em épocas de recessão, o mercado está em baixa e muitos investidores ficam pessimistas. Logo, é preciso nervos de aço para manter a posição ao invés de vender logo tudo.

Vale a pena investir em período de recessão?

Depende. Períodos de recessão e crise costumam ter grandes oportunidades de investimento. Isso porque, bons ativos podem passar por uma grande desvalorização.

Logo, se você comprar ativos com preço baixo, você pode lucrar muito quando o preço dos ativos voltar a subir após a crise.

No entanto, só é possível aproveitar esses cenários se você já tiver uma reserva de emergência. Ou seja, não é indicado investir o dinheiro que você precisa para as suas despesas do dia a dia.

Portanto, não deixe de criar uma reserva de emergência. Além disso, analise os ativos antes de investir, já que preço baixo não é sinônimo de qualidade.

Quais os melhores investimentos em um cenário de crise?

Para investir em ações na crise, é essencial que você procure por empresas com bons fundamentos, sobretudo com balanços sólidos, fluxos de caixa estáveis e baixo índice de endividamento.

Além disso, as empresas anticíclicas podem ser uma boa opção, pois costumam ter um bom desempenho em épocas difíceis. Alguns setores que costumam ser resistentes à recessão são:

1- Bens de consumo

Produtos não cíclicos sempre tem procura. Sendo assim, empresas que atuam na produção desses produtos podem ser uma boa opção. Exemplos de produtos não cíclicos são: produtos de higiene, alimentos e bebidas.

2- Serviços de utilidade pública

Os serviços de utilidade pública costumam ser uma boa opção. As empresas que providenciam eletricidade, água e gás, por exemplo, são essenciais para a sociedade.

3- Saúde

Por fim, o setor de saúde também pode ser uma boa escolha. Isso porque, mesmo em períodos complicados, a procura por serviços de saúde costuma continuar relativamente estável.

LEIA MAIS

Recessão global – como se preparar para a crise

Depressão econômica, o que é? Causas e diferenças entre recessão

Guarda dinheiro em casa? Saiba por que isso não vale a pena

Como o governo pode controlar a inflação?

Estagflação: o que significa e quais são os riscos para a economia

Hiperinflação no Brasil: como e por que aconteceu?

Flexibilização quantitativa: o que é e como funciona

Fontes: Cnn Brasil, Investidor Sardinha e Xtb.