Road Show: saiba o que é e conheça suas vantagens


Road Show é um tipo de evento que visa apresentar uma ideia ou negócio em específico. Na prática ele funciona como um tipo de reunião itinerante.

O que é Road Show?

Em resumo, um Road Show é um tipo de evento onde é apresentado algo específico.

Sendo que este evento está sempre indo de um local para outro, ou seja, ele não é fixo. Inclusive, o termo road em inglês é estrada. Sendo assim, um Road Show é um evento que está sempre na estrada.

Isso porque o evento visa expor algo em diferentes locais e regiões de forma sequencial. Além disso, esse tipo de evento tem uma periodicidade específica.

Ele costuma ser curto e tem como foco a divulgação de uma certa atividade ou programa. Logo, quando o objetivo é alcançado, o evento é encerrado.

Por que as empresas fazem Road Show

No mercado financeiro, o Road Show está se tornando cada vez mais comum. Isso porque as características desse tipo de evento atendem a situações específicas no mundo dos negócios.

Por exemplo, no processo de IPO, onde as empresas abrem o capital, é comum que seja feiro um Road Show. Neste caso, o intuito é apresentar o negócio para potenciais investidores.

Sendo assim, a empresa que vai abrir o capital organiza uma equipe com membros importantes do negócio e faz uma série de reuniões para apresentar os ativos da empresa.

Vale destacar que, como é um tipo de evento itinerante, esses eventos geralmente não são muito engessados.

Dessa forma, eles têm uma boa capacidade de adaptação para cada necessidade, visando sempre alcançar os melhores resultados possíveis.

Quais as vantagens

A principal vantagem de um Road Show é a proximidade com o público-alvo. Isso é uma vantagem pois aumenta as chances de que negócios sejam feitos entre a empresa e os potenciais investidores.

Existe ainda a vantagem de que o Road Show é uma oportunidade de fortalecimento da marca por meio de iniciativas relevantes e confiáveis dentro do segmento de atuação.

Sendo que isso pode ser muito bem explorado por startups ou empresas novas no mercado que querem reforçar sua identidade.

Além disso, no Road Show o público-alvo é muito bem definido. Isso facilita muito o uso de um discurso correto.

Apresentação

O Road Show costuma ser usado para apresentar uma empresa e seus produtos.

Por isso, se você for fazer um Road Show, é uma boa ideia começar a reunião com um resumo da empresa com dados sobre a sua relevância no mercado, principais produtos e tempo de experiência.

Esse tipo de resumo da empresa e sua atuação é importante pois nem sempre todos os convidados conhecem a fundo a empresa que está sendo apresentada.

Depois dessa introdução, não existe uma regra sobre o próximo assunto que você deve abordar. Você deve definir isso com base no seu público-alvo e no produto que a sua empresa oferece.

Além disso, não deixe de dedicar um tempo especial para o que está sendo divulgado no evento. Nesse sentido, lembre-se de explicar o que é, como funciona e quais as vantagens.

Por fim, geralmente é aberto um espaço para dúvidas. Essa é uma etapa essencial pois ajuda na construção de relacionamento e proximidade com os investidores.

E depois que o evento chega ao fim?

À primeira vista, o Road Show pode parecer um evento de mão única, onde a empresa oferece o produto para os investidores e pronto.

No entanto, com a organização desses eventos, a empresa também consegue aprimorar o seu próprio projeto. Isso com base nas dúvidas e questionamentos que o público fizer.

Quando o evento chegar ao fim, a empresa poderá fazer ajustes e lançar no mercado o que antes estava sendo divulgado nas reuniões.

E aí, gostou de aprender o que é Road Show? Então aproveite para descobrir o por que uma empresa opta por abrir o capital.

Fonte: Mais retorno.

Conte-nos a sua opinião...