Stellar, o que é? Como funciona, diferenças entre Bitcoin e como comprar

15 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 22 seg


A Stellar Lumens é o token da plataforma Stellar Networking, que funciona como uma infraestrutura de pagamentos. Sendo que, a intenção é que as transações, sobretudo internacionais, sejam rápidas e baratas.

Desse modo, o objetivo da Stellar é que as transações sejam realizadas rapidamente entre os usuários, que podem ser pessoas ou empresas e que não sejam cobradas taxas abusivas nas transferências.

Como o criador da Stellar, Jed McCaled foi o co-criador do Ripple, existem algumas comparações entre a Stellar e o Ripple. Ambos são focados na facilitação de pagamentos, mas o Ripple é mais focado nas transações entre bancos.

O que é Stellar?

A Stellar Lumens (XLM), é uma criptomoeda lançada em 2013, por Jed McCaled com o objetivo de ajudar as pessoas que desejam transferir dinheiro de forma rápida, segura e eficiente, sem ter que arcar com taxas abusivas. Dessa maneira, a Stellar é o token usado na rede Stellar Networking, uma plataforma descentralizada ponto-a-ponto.

Em síntese, a plataforma funciona como uma infraestrutura de pagamentos, onde dois usuários finais, que podem ser pessoas ou empresas, são conectados para realizarem suas transações financeiras. Apesar de ter um token próprio, essa plataforma aceita transações tanto com moedas fiduciárias como real, euro e dólar, quando com moedas digitais.

Investing

Portanto, os usuários da plataforma podem enviar e receber moedas fiduciárias e digitais rapidamente e com taxas baixas. Para que as transações sejam facilitadas, a plataforma cria uma representação virtual das moedas fiduciárias. Essa representação é o token Lumens.

Como a Stellar funciona?

A rede Stellar funciona como uma maneira segura, rápida e barata de enviar dinheiro, principalmente em remessas internacionais. Sendo assim, a rede Stellar é uma plataforma ponto-a-ponto, descentralizada e os Stellar Lumens são os tokens utilizados para que ocorra o envio e conversão do dinheiro.

Ao utilizar o token Stellar Lumens, a plataforma permite que um tipo de moeda seja enviado e chegue ao seu destinatário como uma moeda diferente. Isso é possível, pois durante o processo a plataforma faz uma transição que faz a conversão do dinheiro para a moeda que o usuário deseja.

Isso ocorre através do processo de verificação que é facilitado pelas âncoras espalhadas pela rede Stellar. Em síntese, as âncoras podem ser qualquer instituição financeira ou empresa que faça o serviço de transferência de dinheiro.

Stellar

Medium

Elas são essenciais para o sucesso das operações, pois elas fazem a conexão do sistema bancário tradicional com a rede Stellar e viabilizam as conversões das moedas. Assim como o Bitcoin, a Stellar possui código-fonte aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode acessar e realizar melhorias no projeto.

No entanto, diferente de outras moedas digitais, a Stellar opera com seu próprio protocolo de consenso. Isso faz com que ela seja menos descentralizada do que outras criptomoedas, já que ela é formada por uma rede de especialistas internos que fazem a execução do sistema de forma independente. 

Stellar Lumens

A Stellar Lumens é a criptomoeda da plataforma Stellar, logo, ela funciona como uma maneira de viabilizar a conversão entre as moedas que usam o sistema da plataforma.

Além disso, ela serve para que os usuários possam contribuir com a rede. Cada usuário deve possuir pelo menos 1 Lumen (XLM) para usar a rede e pagar o valor simbólico pelo uso da plataforma, que é equivalente à taxa mínima de 0.00001 Lumen. 

Stellar

Investing cube

No total foram pré-produzidos cerca de cem bilhões de tokens de Stellar Lumens. Entretanto, atualmente existem apenas aproximadamente 22 bilhões em circulação. A inserção de mais criptomoedas no mercado vai seguir um modelo inflacionário previsível, com uma taxa anual de 1%. 

Para que serve?

A infraestrutura de pagamentos serve sobretudo para facilitar e baratear as transações internacionais. Isso porque, as remessas internacionais possuem custos altos que desestimulam essa prática e impactam a performance das empresas que dependem desse serviço.

Porém, através da Stellar as transferências serão rápidas e com taxas reduzidas. Em resumo, essa criptomoeda funciona como uma alternativa para que as transações sejam realizadas de maneira rápida, barata e segura.

Stellar, o que é? Como funciona, diferenças entre Bitcoin e como comprar

Investing

Como o criador da Stellar foi co-criador da Ripple e ambas visam facilitar as transações financeiras, existem muitas comparações sobre as duas criptomoedas. Contudo, o Ripple é voltado para as transações entre bancos ao passo em que a Stellar é menos corporativa e busca impactar empresas e pessoas e não apenas o setor bancário. 

Diferenças entre Stellar e Bitcoin

Existem muitas diferenças entre as duas criptomoedas. Primeiramente, o Bitcoin usa o método de Proof of Work, ao passo em que a Stellar usa o algoritmo de Consenso – Stellar Consensus Protocol, que foi criado pelo professor David Mazières, para o projeto Stellar.

Esse protocolo faz com que a blockchain da Stellar tenha algumas características singulares, como, por exemplo, funcionar com uma base de dados aberta e descentralizada que suporta tecnologias de smart contracts e multi assinaturas.

Cryptonewsz

O Bitcoin e a Stellar também se diferenciam em relação ao tempo de confirmação, potencial de escalabilidade e custos das transações. Desse modo, o tempo médio para confirmação das transações no Bitcoin fica entre 30 a 60 minutos, enquanto na Stellar é necessário apenas entre 2 a 5 segundos.

Além disso, o Bitcoin suporta apenas 7 transações por segundo e na Stellar podem ocorrer até 1.000 transações por segundo. Por fim, o custo médio das transações no Bitcoin é de 15 a 30 dólares, mas na Stellar o custo é de 0,00003 dólares.

Vantagens

Uma das principais vantagens da Stellar é a velocidade nas transações. Quando um usuário realiza uma transferência, mesmo que internacional, ela demora apenas entre 2 a 5 segundos. Além da rapidez, o custo envolvido nas transações é bem baixo, o que a torna bastante atrativa.

Stellar, o que é? Como funciona, diferenças entre Bitcoin e como comprar

Livecoins

Outra vantagem é que ela é uma plataforma bastante acessível, pois pode ser facilmente acessada por um dispositivo com acesso à internet. Existe ainda a vantagem de que a Stellar facilita o câmbio entre as moedas e as transferências internacionais.

Como comprar?

Inicialmente a Stellar Lumens foi desenvolvida para que o processo de câmbio entre as moedas fosse mais rápido e acessível. No entanto, ela acabou assumindo um papel de moeda de troca ao se tornar procurada entre os investidores.

Logo, ela funciona como um criptoativo que, assim como as outras moedas digitais, está sujeito às leis do mercado financeiro. Sendo que, ela se tornou famosa depois de ser adotada por grandes empresas, como por exemplo, a IBM e a Satoshi Pay.

Stellar

Investingcube

Enfim, se você se interessou por Stellar Lumens, você pode comprar tokens através de uma corretora, que será responsável pelo processo de intermediação na compra. Como as moedas já foram criadas e são controladas pela rede Stellar, não é possível minerar moedas como ocorre com o Bitcoin.

Entretanto, você pode adquirir tokens por meio do processo de staking, onde você é remunerado pela validação de transações na rede. Seja qual for o meio escolhido, é importante que você armazene seus criptoativos em segurança. Para isso, utilize algum tipo de Carteira virtual, o que? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Fontes: Cointext, Beincrypto e Guia do bitcoin

Imagens: Criptonizando, Investing cube, Investing, Cryptonewsz, Medium, Investingcube, LivecoinsInvesting