12 vantagens de investir usando a técnica buy and hold

27 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 33 seg


Existem muitas vantagens de usar a estratégia buy and hold. Por exemplo, com essa estratégia você tem a vantagem de focar no longo prazo, o que é o ideal ao investir na bolsa de valores. Além disso, você paga menos impostos, já que não fica fazendo negociações. 

O termo buy and hold significa comprar e esperar. Ou seja, a ideia é investir em bons ativos e mantê-los em carteira por muitos e muitos anos. Portanto, para adotar essa estratégia é essencial fazer uma boa análise para escolher apenas ativos que tenham boas perspectivas futuras e depois ficar com eles na carteira por anos.

Se você investir em ações pagadoras de dividendos, você ainda tem a vantagem de lucrar tanto com a valorização dos ativos com o passar do tempo, quanto com o recebimento de renda passiva por meio dos dividendos.

12 vantagens de investir usando a técnica buy and hold

Algumas das vantagens do buy and hold são:

1- Boa análise de ativos

Uma das grandes vantagens da estratégia buy and hold é que você precisa fazer uma boa análise de ativos antes de colocar alguma ação na sua carteira. Isso é vantajoso, porque assim você investe apenas em ativos com boas perspectivas de crescimento. Algumas perguntas que você pode se fazer ao analisar os ativos são:

  • Como estão os indicadores dessa empresa?
  • Os produtos que a empresa oferece ainda poderão ser vendidos até 10, 20 ou 30 anos?
  • A companhia tem vantagem competitiva?
  • As receitas e lucros da empresa são crescentes?

2- Vantagens do buy and hold: Foco no longo prazo

O longo prazo envolve uma mentalidade diferente dos investimentos de curto prazo. Isso porque as quedas e altas no curto prazo não são importantes para quem foca no longo prazo, já que o intuito não é tirar proveito das variações de curto prazo.

3- Simples de colocar em prática

Algumas estratégias de investimento são complicadas de colocar em prática. No entanto, o buy and hold é uma estratégia bem simples de ser entendida e posta em prática. O que você precisa é apenas investir em bons ativos e deixá-los na carteira por anos.

4- As oscilações de curto prazo não são importantes

O mercado passa por constantes oscilações no curto prazo. Contudo, para quem foca no longo prazo, essas oscilações não são importantes, já que a intenção não é tirar proveito delas.

Na teoria é bem fácil ignorar as oscilações de curto prazo, mas essa pode ser a parte mais difícil de aplicar a estratégia de buy and hold.

Por exemplo, se o mercado entrar em crise e a bolsa tiver uma grande queda, o que você faria? Se você for holder, você não faz nada ou aproveita para investir em boas empresas. Mas nem sempre é fácil ignorar as oscilações.

5- Vantagens do buy and hold: É consistente com a teoria de investimento

A teoria de investimentos convencional está de acordo com a técnica de buy and hold. A ideia é de que, no longo prazo, em média, os ativos de riscos mais altos irão superar os ativos de risco mais baixos. Sendo assim, ao manter as ações no longo prazo, a tendência é que você tenha rendimentos superiores.

6- Efeito dos juros compostos

Para se beneficiar do efeito dos juros compostos em ativos de renda variável, você precisa reinvestir os proventos. Com isso, você aumenta a sua participação nas empresas, o que resulta no recebimento de proventos maiores da próxima vez e assim consecutivamente. No longo prazo, você passa a usufruir da mágica dos juros compostos.

7- Evita girar a carteira

Muitos investidores entram no mercado com a mentalidade errada, e pensam que vão ficar ricos da noite para o dia. Mas o fato é que investir é para o longo prazo, o que envolve não ficar fazendo giro na carteira.

Ou seja, nada de ficar trocando de ativos. Na estratégia buy and hold você só tira uma ação da carteira se a empresa tiver perdido os fundamentos ou algo do gênero. 

8- Vantagens do buy and hold: Renda passiva

Renda passiva é aquela renda que você não precisa trabalhar ativamente por ela. Os dividendos recebidos por ações são um bom exemplo disso.

Se você já alcançou a independência financeira e vai viver de renda, você pode usar os proventos como uma espécie de salário. Mas se você ainda está na fase de acumulação de patrimônio, o recomendado é que você reinvista os proventos para poder usufruir do efeito dos juros compostos.

9- Diminui as despesas com impostos

Se você não vender os ativos da carteira, então você não tem que pagar impostos. Portanto, a estratégia buy and hold é uma ótima forma de reduzir suas despesas com impostos. Além disso, você também paga menos taxas para a corretora, já que não faz muitas negociações.

10- Evita o market timing

Em síntese, o market timing é a tentativa de encontrar a hora certa de comprar ou vender uma ação. Por exemplo, a hora certa de comprar seria no preço mínimo e o momento ideal de venda seria no preço máximo.

Como ninguém é capaz de prever o futuro, fazer market timing é um erro que pode resultar em prejuízos financeiros. O buy and hold foca no longo prazo, logo, ele evita o market timing.

11- Vantagens do buy and hold: você poupa tempo

A estratégia de buy and hold também te ajuda a poupar tempo, já qie você não precisa acompanhar o mercado diariamente e realizar um grande volume de negociações. Na verdade, a ideia é que você não fique olhando o ativo demais, pois o foco é sempre no longo prazo.

12- É menos estressante

Por fim, aplicar a estratégia de buy and hold é menos estressante do que usar estratégias de curto prazo. Você não tem o estresse de acompanhar o mercado diariamente e tentar adivinhar o comportamento dos ativos. Ao invés disso, você investe em boas empresas e acumula o patrimônio aos poucos.

Fontes: Investidor em valor, Kinvo e Messem.