Viés pró-escolha: o que é e como funciona esse viés

24 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 45 seg


O viés pró-escolha é um tipo de viés cognitivo. Ele se manifesta por meio da tendência mental de lembrarmos das nossas escolhas como melhores do que de fato elas foram.

Ou seja, o ser humano tem a tendência de atribuir características positivas às escolhas que ele fez. Além disso, tendemos a atribuir características negativas as opções não escolhidas.

Desse modo, acabamos nos sentindo bem com as nossas escolhas e nos arrependemos menos por decisões erradas.

À primeira vista, esse viés não parece ser ruim. No entanto, ele induz a avaliações e decisões irracionais.

Isso porque tendemos a sermos menos rígidos com nós mesmos ao fazer uma autocrítica e repetir erros do passado.

Como o viés pró-escolha funciona?

O viés pró-escolha funciona como uma tendência mental de lembrarmos das nossas escolhas como melhores do que de fato elas foram.

Por exemplo, você pode fazer uma compra por impulso e depois procurar encontrar justificativas para ter tomado a decisão de comprar.

O fato é que muitas das nossas decisões são feitas apenas porque queremos fazê-las.

Isso não é errado, mas é preciso que você tenha em mente que a sua motivação foi emocional, ao invés de tentar enganar a si mesmo.

O problema é que não gostamos de acreditar que tomamos decisões de forma emocional e não racional. Isso porque, tendemos a acreditar que sempre agimos de maneira lógica e racional.

No entanto, o fato é que somos muito guiados por emoções. Nem sempre levamos em conta a razão. É aqui que o viés pró-escolha entra em ação.

Por exemplo, você pode defender seu time, um sabor de sorvete, ação da bolsa de valores ou ideologia política com base nos aspectos positivos, ao passo em que ignora os negativos.

Em algumas situações isso não tem impactos negativos. No entanto, em certas situações ser guiado pelo viés pró-escolha é bem ruim.

Por exemplo, você pode defender a ação de uma empresa e ignorar os aspectos negativos sobre ela. Dessa forma, mesmo que a ação tenha uma performance ruim, você pode continuar defendendo a sua escolha.

Com isso, você pode tentar justificar o erro de ter investido nessa ação e cometer o mesmo erro no futuro.

Causas do viés pró-escolha

O viés pró-escolha é uma forma de trazer maior segurança mental e evitar prejuízos para a nossa autoestima.

No geral, temos a tendência de acreditar que fizemos a melhor escolha que poderíamos com base nas informações que tínhamos.

Dessa forma, mesmo quando percebemos que erramos, o viés pró-escolha nos faz nos sentirmos menos ignorantes e irracionais.

Portanto, ele nos ajuda a diminuir o arrependimento e promove o bem-estar.

Por exemplo, se você ficasse constantemente atormentado por dúvidas sobre cada decisão que você já tomou, sua capacidade de tomar decisões futuras poderia ser prejudicada, principalmente sob pressão.

Como o viés pró-escolha pode interferir na nossa vida?

O viés pró-escolha pode afetar vários aspectos da sua vida, sobretudo, sua vida financeira. Vamos supor que você esteja endividado e tentando arrumar a sua vida financeira.

No entanto, você passa no shopping e faz uma compra por impulso. Lá no fundo, você sabe que não deveria ter feito aquela compra.

Contudo, você passa a justificar para si mesmo que você aproveitou uma promoção, que você realmente precisava daquele item…enfim, a lista de desculpas é gigante.

Na prática, você acaba enganando a si mesmo, para não se sentir culpado por ter tomado uma decisão errada. Com isso, você sente um conforto mental e sua autoestima é preservada.

LEIA MAIS

Viés da negatividade: o que é, como funciona e seus efeitos

Viés do otimismo: entenda o que é, como surge e seus efeitos

Efeito backfire: descubra o que é e como funciona

Efeito holofote: aprenda o que é e como funciona!

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

O que são os efeitos placebo e nocebo?

Efeito de enquadramento: saiba o que é e como te afeta

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Fontes: Mais retorno, The cap e Portal insights.