Quem é Charles Mendlowicz, o criador do canal Economista Sincero?

10 de maio de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 46 seg


No texto de hoje você vai conhecer sobre a vida e a carreira de Charles Mendlowicz, o criador do canal Economista Sincero, que conta com mais de 500 mil inscritos.

Quem é Charles Mendlowicz

Charles Mendlowicz é um economista formado pela UERJ. Além disso, ele tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios (UFF) e MBA em Logística Empresarial (FGV).

Charles gostava de economia desde a infância. Sendo assim, quando ele ia na agência bancária com a sua mãe, Charles pegava bloquinhos de comprovantes das operações para brincar.

Ou seja, mesmo sem saber o que de fato era economia, ele já gostava da área. Charles gostava também de tecnologia.

Desse modo, com 13 anos, ele decidiu juntar o dinheiro que recebia das mesas e do seu bar mitzvá para comprar o seu primeiro computador.

Na hora de escolher um curso superior, Charles optou pela faculdade de Economia. Além disso, nessa época ele conseguiu uma vaga de estágio em uma financeira onde trabalhou por 10 anos.

Em resumo, como atuava com crédito direto ao consumidor e descontos de recebíveis, ele visitou vários negócios e adquiriu muita experiência.

Entrada no mundo dos investimentos

Foi na época da faculdade que Charles Mendlowicz começou a investir. Ele fez um curso na bolsa de valores do Rio de Janeiro e, no ano 2000, começou a operar opções e fazer operações de day trade.

No entanto, ele perdeu muito dinheiro e acabou desistindo dessas operações. De acordo com Charles Mendlowicz “opções e day trade matam as pessoas”.

Posteriormente, em 2004, ele fez alguns cursos gráficos e começou a atuar com home broker. Depois de algum tempo, ele empreendeu em vários setores.

Já em 2016 Charles foi estudar o mundo das startups no Vale do Silício. Ao voltar, criou vários canais no Facebook e no YouTube.

Contudo, foi com a criação do Economista Sincero que ele entrou de fato no mundo da educação financeira.

Segundo Charles Mendlowicz: “isso só foi possível porque eu tinha uma reserva financeira, ou seja, uma condição estável. Foi tudo  planejado, pois eu já investia desde o início dos anos 2000”.

Ele explica ainda que, na época, não era fácil investir como hoje: “não era fácil abrir conta em corretora e, para investir em ações, era preciso conhecer alguém que estava no mercado e ligar para operar.”

Mas tudo está bem diferente hoje em dia. Isso porque é fácil abrir uma conta, fazer uma transferência e investir com pouco dinheiro.

Apesar de não ser difícil investir, é preciso ter muita paciência. Muitas pessoas não acreditam no poder de investir pouco por muito tempo.

Segundo ele: “muita gente teria condições de investir R$ 100 todo mês e não investe, pois acha que não vai dar em nada”.

Charles explica ainda que “se você investir um pouco sempre, o montante vai crescer. Com o tempo, o resultado acelera e fica mais rápido multiplicar o dinheiro.”

Canal Economista Sincero

Anos antes de criar o canal, Charles já tinha criado alguns blogs e canais no YouTube. Mas nenhum deles foi para frente. Inclusive, ele chegou a ter um blog que falava sobre vinhos.

Em resumo, o canal Investidor Sincero tem como intuito levar educação financeira para as pessoas de forma clara e divertida.

Dessa maneira, o canal fala sobre assuntos como bolsa de valores, renda fixa, fundos e etc. Enfim, hoje o canal tem mais de 500 mil inscritos. Já no seu Instagram, Charles tem quase 400 mil seguidores.

Estratégia de investimentos de Charles Mendlowicz

A estratégia de investimentos de Charles Mendlowicz consiste em dividir a sua carteira em 3 grandes grupos:

1- Portfólio tradicional

Na parte tradicional, Charles Mendlowicz aloca a maior parte do seu patrimônio.

Desse modo, ele investe em títulos de renda fixa e alguns ativos de renda variável (como ações e fundos imobiliários) e em criptomoedas mais “tradicionais” como o Bitcoin e o Ethereum.

Um detalhe importante é que os dividendos recebidos por essas aplicações é reinvestido.

2- Portfólio potencial

Esta parte da carteira de Charles Mendlowicz corresponde a uma parte bem menor do seu patrimônio.

Em resumo, o setor potencial é aquele que já foi tradicional, contudo, por algum motivo, ele está com problemas, mas tem potencial de valorização.

Um bom exemplo disso, são os FIIs de shoppings, que passaram por problemas com a pandemia, mas que tem potencial de dar a volta por cima.

3- Portfólio novo

Por fim, o portfólio novo é a menor parte da carteira de Charles Mendlowicz.

Essa parte é composta por ativos com alto risco, mas que têm grandes chances de ganhos. Alguns exemplos disso são: NFTs, tokens, carros elétricos e startups.

E aí, gostou de conhecer a biografia de Charles Mendlowicz? Então não deixe de assistir ao episódio do Investidor Sardinha Podcast, onde Charles participou como convidado de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Enfim, gostou de conhecer um pouco sobre a vida e a carreira de Charles Mendlowicz? Então não deixe de conferir várias dicas por meio da biografia de Marcela Fernandes.

Fontes: ES, Isto é, Eu quero investir e Investidor Sardinha Podcast

Bibliografia:

Carvalho, Carla. Estratégias de investimentos: o economista sincero de olho em 2022. Eu quero investir. Acesso em: 10 de maio de 2022.

“Hoje, é possível investir muito cedo, com apenas R$ 20 por mês”, diz Charles Mendlowicz, economista. Isto é. Acesso em: 10 de maio de 2022.