Como juntar dinheiro rápido: dicas para guardar dinheiro

12 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 37 seg


Como juntar dinheiro rápido é a dúvida de muitas pessoas com dificuldades em economizar e guardar dinheiro. Pensando nisso, preparamos uma lista com nove dicas para juntar dinheiro rápido.

Uma das dicas principais é estudar para melhorar a sua educação financeira. Dessa forma, você poderá não apenas juntar dinheiro como também melhorar definitivamente sua vida financeira.

Lembrando que apesar de falarmos como juntar dinheiro rápido, esse texto não deve ser considerado como uma recomendação ou indicação do que você deve fazer ou não com a sua vida financeira.

Como juntar dinheiro rápido?

Até mesmo as pessoas que já investem há algum tempo, ainda têm dificuldades em juntar dinheiro. Isso ocorre devido à falta de educação financeira no Brasil. Enfim, confira algumas dicas de como juntar dinheiro rápido:

1- Identifique seus gastos

Boa parte dos brasileiros não tem o controle dos próprios gastos. Sendo assim, a primeira dica para juntar dinheiro rápido é ter um controle financeiro. Para isso, você precisa analisar quais são suas receitas e despesas fixas, variáveis e gastos supérfluos.

Em síntese, para guardar dinheiro é preciso primeiro saber quais são suas receitas e para onde está indo o seu dinheiro. Ou seja, sem saber como estão seus gastos, não tem como você fazer alterações nas suas finanças para juntar dinheiro.

Desse modo, com o controle financeiro você pode estabelecer cortes de gastos e definir o quanto você vai poupar. Se você tem dificuldades em ter um controle financeiro, existem alguns aplicativos que podem te ajudar nisso. 

Como juntar dinheiro rápido: dicas para guardar dinheiro

Sindico online

2- Defina metas de gastos

Depois de identificar seus gastos, a dica é definir metas de gastos por categorias. Para isso, você deve primeiramente estabelecer as categorias dos gastos. Um detalhe importante é que na categoria de custos fixos você deve colocar apenas os custos que são essenciais na sua vida.

Outra categoria que você pode colocar é aprimoramento. Nessa categoria você pode colocar a porcentagem do seu orçamento que será destinada ao seu desenvolvimento pessoal como cursos, livros e afins. Também é válido separar uma parte do seu orçamento para seus prazeres como, por exemplo, ir ao bar ou ao cinema

Por fim, é preciso determinar uma categoria com seu objetivo financeiro. A ideia é estabelecer o objetivo pelo qual você pretende juntar dinheiro rápido e estabelecer uma porcentagem que será destinado a isso. Por exemplo, você pode destinar 25% da sua renda com o objetivo de começar a viver de renda aos 50 anos.

3- Automatize seus investimentos para juntar dinheiro rápido

Se você trabalha em uma empresa e recebe em uma data específica, você pode fazer uma programação de investimentos. Dessa maneira, você pode estabelecer a transferência de determinado valor para a sua conta na corretora no mesmo dia em que cair o seu salário.

Como juntar dinheiro rápido: dicas para guardar dinheiro

Suno

Essa programação garante que a porcentagem destinada aos investimentos seja destinada à sua conta antes mesmo que você comece a gastar o seu dinheiro. Logo, não existe o risco de você gastar demais e ficar sem dinheiro para investir depois.

Portanto, a dica para juntar dinheiro é: separe primeiro o valor que será destinado aos investimentos visando seus objetivos financeiros. Ou seja, se pague primeiro. Com o dinheiro na corretora, você pode escolher aplicações de acordo com seus objetivos.

Por exemplo, se você tiver o objetivo de comprar um carro à vista, você pode ir colocando o dinheiro em uma aplicação como o Tesouro Selic. O importante é não deixar esse dinheiro misturado com o dinheiro de outras categorias (para não correr o risco de gastar) e investi-lo, para que ele possa render.

4- Use dinheiro

A quarta dica de como juntar dinheiro rápido é usar dinheiro físico no dia a dia, ao invés de cartão. Quando usamos um cartão, a gente não vê de fato o dinheiro indo embora. Isso dá uma sensação de que você pode gastar de forma ilimitada. Contudo, ao usar dinheiro físico, você tem mais consciência dos seus gastos e tem uma sensação maior de perda.

Como juntar dinheiro rápido: dicas para guardar dinheiro

Infomoney

Além disso, ao sair de casa apenas com o valor que você pode gastar, você tem um limite de gastos que deverá ser respeitado. Dessa forma, você evita realizar compras por impulso, já que você possui apenas o dinheiro necessário para arcar com determinado gasto.

5- Se afaste do centro da cidade para juntar dinheiro rápido

Nos centros das cidades os preços dos aluguéis são altos por espaços pequenos. Muitas pessoas de classe média gastam uma fatia enorme do seu salário apenas para morar em um apartamento bem localizado. Se você mora de aluguel, a dica é se mudar para um local mais afastado do centro.

Ao se mudar você pode optar por morar em um imóvel do mesmo tamanho e economizar no valor do aluguel ou morar em um imóvel maior pagando aproximadamente o mesmo valor que você pagava por um imóvel pequeno no centro da cidade.

6- Pare de chamar pessoas para tudo

As pessoas de classe média geralmente chamam profissionais para resolverem todos os pequenos problemas que surgem. Por exemplo, se a torneira estragar, elas chamam o enganador ao invés de tentarem resolver sozinhas. É claro que alguns problemas realmente requerem o serviço de um profissional.

Tetra supermercado

No entanto, pequenos reparos podem ser feitos por você mesmo e essa atitude pode resultar em uma enorme economia. Arrumar as coisas sozinho só não faz sentido se o tempo que você passaria arrumando você iria ganhar mais do que contratar um profissional.

Em outras palavras, se sua hora de trabalho vale mais do que o valor que você iria pagar para um profissional, então pode valer a pena contratar alguém. Porém, de maneira geral compensa mais resolver esses problemas sozinho.

7- Faça uma lista de compras

Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras. Essa é uma dica para juntar dinheiro rápido, pois, ao seguir uma lista você evita gastar dinheiro por impulso com itens que você não precisa. Portanto, faça uma lista de compras, leve o dinheiro necessário para comprar somente os itens listados e economize dinheiro.

8- Verifique suas contas fixas

Normalmente quando as pessoas pretendem economizar para juntar dinheiro rápido, elas escolhem cortar gastos pequenos como, por exemplo, o cafezinho. Entretanto, gastos tão pequenos não vão te ajudar muito a guardar uma quantia considerável.

Lalabee

Por isso, a oitava dica de como juntar dinheiro é analisar as suas contas fixas. Essa análise é fundamental, pois é com as contas fixas que você sempre gasta uma parte considerável do seu salário. Um exemplo disso, é negociar o preço da sua internet.

9- Estude

A última dica é focar na sua educação financeira. Ao adquirir conhecimento sobre o mundo dos investimentos e como fazer seu dinheiro trabalhar por você, você poderá não apenas juntar dinheiro rápido quando quiser, mas focar na construção de um patrimônio a longo prazo.

Para estudar você pode recorrer a livros como, por exemplo, Ações Comuns, Lucros Extraordinários do Philip Fisher. Ou ainda, a sites e canal no YouTude do Investidor Sardinha. Por fim, você pode também aprofundar bastante seus conhecimentos por meio do curso A Única Verdade Possível.

Para saber mais sobre como colocar as dicas acima em prática, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou das dicas de como dinheiro rápido? Então aproveite para descobrir Como ganhar dinheiro dormindo: renda passiva mensal

Imagens: Infomoney, Suno, Tetra supermercado, Sindico online, Guia bolso e Lalabee