Charlie Munger: biografia do braço-direito de Warren Buffett

15 de março de 2021, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 7 min, 42 seg


O mundo dos investimentos foi surpreendido pela morte de Charlie Munger dia 28 de novembro de 2023. Ele era o vice-presidente da Berkshire Hathaway, considerado como o braço direito de Warren Buffett. Juntos, conseguiram lucros consistentes durante muitos anos em seus empreendimentos financeiros.

A filosofia de investimentos de Munger era a do Value Investing. Segundo essa meta, ele busca por empresas de valor, que pagam bons dividendos e que tenham lucros.

Depois de comprar ações dessas empresas, Charlie Munger fica com elas em carteira até conseguir lucros relevantes ou até que a companhia perca seus fundamentos.

Saiba mais sobre a vida, filosofia e carreira desse famoso investidor. Continue a leitura.

Quem foi Charlie Munger?

Charles Thomas Munger, conhecido como Charlie Munger, nasceu em 1º de janeiro de 1924 em Omaha, Nebraska, Estados Unidos, e faleceu em 28 de novembro de 2023.

Quando jovem, estudou matemática na Universidade de Michigan. No entanto, em 1943, alguns dias depois de completar 19 anos, ele teve que abandonar a faculdade, para servir ao Corpo de Aviação do Exército dos Estados Unidos. No exército, ele se tornou segundo tenente.

Apesar de não conseguir concluir o curso de graduação, posteriormente, Charlie Munger fez vários cursos avançados em diversas universidades.

Inclusive, em 1946, ele concluiu seu curso de Direito em Harvard. O início da carreira de Munger foi justamente como advogado, onde trabalhou no escritório de advocacia Wright & Garrett e chegou até mesmo a fundar seu próprio escritório, o Munger, Tolles & Olson LLP.

Entretanto, após um jantar com Warren Buffett, Munger foi influenciado a abandonar a advocacia e se dedicar à gestão de investimentos. Nessa nova carreira, ele se associou primeiro à Otis Booth, no desenvolvimento imobiliário.

Depois ele se associou à Jack Wheeler e juntos formaram a Wheeler, Munger e Company, uma companhia de investimentos. Porém, a empresa fechou as portas em 1976 depois das perdas de 32% em 1973 e 31% em 1974. Por fim, Charlie Munger se tornou o braço direito de Warren Buffett da Berkshire Hathaway e, juntos, conseguiram lucros impressionantes.

Apesar de ser conhecido sobretudo por ser parceiro de Warren Buffett, Charlie Munger também se dedica a outros empreendimentos, como o Daily Journal, onde é presidente. Além disso, ele é um filantropo. Desse modo, ele já doou US$ 43,5 milhões para Stanford Law School e US$ 3 milhões para a University of Michigan Law School.

Carreira de Charlie Munger

Formação e primeiro negócio

Charlie Munger nasceu em Omaha, Nebraska. Como adolescente, ele trabalhou na Buffett & Son, uma mercearia de propriedade do avô de Warren Buffett, Ernest P. Buffett. Ele se matriculou na Universidade de Michigan, onde estudou matemática.

Em 1943, poucos dias após seu 19º aniversário, ele abandonou a faculdade para servir no Exército dos EUA, onde se tornou segundo-tenente. Após receber uma alta pontuação no Teste de Classificação Geral do Exército, ele foi ordenado a estudar meteorologia no Caltech em Pasadena, Califórnia. Munger se formou magna cum laude com um J.D. em 1948 na Harvard Law School.

O primeiro negócio de Munger foi uma empresa dedicada à fabricação de transformadores, juntamente com seu parceiro, Ed Hoskins, na qual ele quase perdeu tudo. No entanto, ele conseguiu se recuperar e começou sua carreira de negócios no setor imobiliário.

Investimentos

Munger era mais conhecido por sua abordagem de investimento disciplinada e focada. Ele acreditava que boas oportunidades são poucas e infrequentes.

Em 2023, o portfólio de Munger valia $160.98 milhões de dólares. Seus principais investimentos incluíam o Bank of America Corp (40.86% do portfólio), Wells Fargo Co New (36.96% do portfólio), Alibaba Group Holding Ltd (19.04% do portfólio) e US Bancorp Del (3.14% do portfólio).

Parceria de Charlie Munger e Warren Buffett

Munger e Buffett se conheceram em 1959 e formaram uma parceria que durou mais de 60 anos. Munger ingressou na Berkshire Hathaway como vice-presidente em 1978, e os dois trabalharam juntos desde então. Buffett descreveu Munger como seu parceiro mais próximo e braço direito.

Eles tornaram a Berkshire Hathaway uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Durante sua parceria, eles nunca tiveram um desentendimento sequer, mesmo não concordando em tudo. Buffett enfatiza que Munger o fez uma pessoa melhor.

Como é a filosofia e estratégia de investimento de Munger?

Charlie Munger era adepto da filosofia de investimento de Benjamin Graham. Sendo assim, ele optava por investir em companhias de valor, que paguem bons dividendos e que, nos últimos 5 anos, tenham apresentado lucros consistentes.

Para encontrar boas empresas, o investidor recorria à análise fundamentalista. Dessa maneira, o objetivo era encontrar boas empresas, adquirir suas ações e manter elas em carteira até conseguir lucros relevantes ou até a companhia perder os fundamentos.

Portanto, a filosofia de investimentos de Charlie Munger era o Value Investing, com a estratégia Buy and Hold. Nesse sentido, além de encontrar empresas com bons fundamentos, ele procurava adquirir os ativos pelo preço abaixo do seu valor intrínseco.

Outro detalhe importante sobre a forma de investir de Charlie Munger, é que ele não via uma ação como apenas um papel. Na verdade, ele acreditava que, ao comprar uma ação, o investidor se torna um dos donos da empresa. Logo, como dono, é função do investidor saber o máximo possível sobre a empresa que ele está investindo.

Conselhos de Charlie Munger

Como Charlie Munger consegue lucros consistentes há muitos anos, ele cunhou vários conselhos úteis sobre o investimento de valor:

1. Entenda suas competências

Para Charlie Munger, as pessoas precisam se conhecer e entender suas competências. Segundo ele:

“Cronicamente as pessoas avaliam mal os limites sobre seu próprio conhecimento. Warren e eu entendemos melhor o que sabemos e o que não sabemos do que a maioria das pessoas. Conhecer suas competências é uma das coisas mais difíceis para um ser humano fazer e é muito mais importante e útil na vida e nos negócios do que ser brilhante”.

2. Paciência

Charlie Munger aconselha os investidores a terem paciência para que os investimentos sejam feitos no momento certo. Além disso, é preciso aproveitar as boas oportunidades.

3. Buy and Hold

Segundo o investidor, a melhor forma de investir em ações, é por meio da estratégia Buy and Hold. Sendo assim, ele afirma que:

“Há algumas vantagens para o investidor entrar em uma posição em que você faz alguns poucos bons investimentos e simplesmente espera. Você estará pagando menos para sua corretora, ficará imune a muitas besteiras ditas por aí e será beneficiado pelos juros compostos”.

4. Fatores econômicos

Charlie Munger aconselha as pessoas a não basearem suas decisões de investimentos em fatores econômicos. Isso porque não é possível entender o mundo em sua totalidade e se basear em fatores, como por exemplo, a taxa de juros, é inútil.

5. Confiança

Por fim, o último conselho de Charlie Munger, é estar com pessoas que você possa confiar. Desse modo, o investidor afirma que na Berkshire Hathaway:

Nós queremos pessoas em quem todos os aspectos de sua personalidade fazem com que você queira estar perto delas. Confiança, primeiro. Habilidades, depois”.

Livros de Charlie Munger

Charlie Munger é um ávido leitor e recomendou muitos livros ao longo dos anos. Aqui estão alguns dos livros que ele escreveu, colaborou ou recomendou:

  • Poor Charlie’s Almanack: The Wit and Wisdom of Charles T. Munger, por Charles T. Munger
  • On Success, por Charles Munger
  • Damn Right! Behind the Scenes with Berkshire Hathaway Billionaire Charlie Munger, por Janet Lowe
  • University of Berkshire Hathaway, por Daniel Pecaut
  • Tao of Charlie Munger, por David Clark
  • Charlie Munger: The Complete Investor, por Tren Griffin

Além disso, ele também recomendou livros de outros autores, como:

  • Influence: The Psychology of Persuasion, por Robert B. Cialdini
  • Seeking Wisdom: From Darwin To Munger, por Peter Bevelin
  • The Outsiders: Eight Unconventional CEOs and Their Radically Rational Blueprint for Success, por William N. Thorndike Jr.
  • Getting to Yes: Negotiating Agreement Without Giving In, por Roger Fisher
  • Man’s Search for Meaning, por Viktor E. Frankl
  • Guns, Germs, and Steel: The Fates of Human Societies, por Jared Diamond (Armas, Germes e Aço: O Destino das Sociedades Humanas, no Brasil)
  • The Selfish Gene, por Richard Dawkins (O Gene Egoísta, no Brasil)
  • Living within Limits: Ecology, Economics, and Population Taboos, por Garrett Hardin
  • Barbarians at the Gate: The Fall of RJR Nabisco, por Bryan Burrough

Estes são apenas alguns dos muitos livros que Munger leu e recomendou. Ele acredita que a leitura é uma parte essencial do aprendizado e do crescimento pessoal.

No Brasil

No Brasil, alguns livros de Charlie Munger foram publicados em português: “Charlie Munger – O Pensamento e a Trajetória do Bilionário Mais Respeitado do Mundo”, e “Lições de Valor com Warren Buffett & Charlie Munger: Ensinamentos para quem investe em Bolsa com foco no longo prazo”.

Fontes: Infomoney, Suno, Money Times, Conteúdos