Benjamin Graham – Fundamentos e critérios do investidor inteligente

9 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 12 seg


Benjamin Graham influenciou, e ainda influencia, uma legião de investidores. Entre eles, um dos maiores investidores do mundo, Warren Buffett, que afirma que cerca de 80% de seu modo de investir é baseado nos fundamentos e ensinamentos de Benjamin Graham.

Portanto, Benjamin Graham é um dos investidores que mais inspiram, além de ser um dos mais referenciados. Enfim, com seus dois livros lançados em parceria com David Dodd, Benjamin Graham difundiu seu modo de investir.

Em resumo, para Benjamin Graham, o mais importante na hora de investir é o investidor ter estratégia para, consequentemente, transformar algo visto por muitos como um risco, em algo extremamente lucrativo. Dessa maneira, ele acredita que as oscilações de mercado representavam uma oportunidade. 

Benjamin Graham

Financial haze

Vida e Carreira de Benjamin Graham

Benjamin Graham nasceu no dia 9 de maio de 1894, em Londres. Seu nome de batismo foi Benjamin Grossbaum. Quando tinha apenas um ano, Benjamim e sua família tiveram que se mudar para Nova York.

Assim, como a família de Benjamin era judaica, e diversos nomes tinham sido colocados sob suspeita, pelos alemães, eles tiveram que mudar o sobrenome da família.

Benjamin Graham se formou, aos 20 anos de idade, por meio de uma bolsa de estudos na Universidade de Columbia. Posteriormente, Graham declinou de ofertas de emprego como professor e foi em busca de algo com um retorno financeiro melhor.

Isso porque, seu pai havia morrido a pouco tempo e a situação financeira da família era complicada. Dessa forma, o caminho que Graham encontrou foi o da Wall Street, ou seja, a bolsa de valores.

Contudo, inicialmente, ele era responsável apenas por trabalhos, como entregar documentos e fazer descrição de emissão de títulos na empresa Newburger, Henderson and Loed. Porém, logo Graham começou a se destacar e passou a exercer a função de analisar a saúde financeira das empresas.

Benjamin Graham

Cabot Wealth

Alguns anos depois, com apenas 26 anos, Graham virou sócio da empresa. Por fim, três anos depois, Graham optou por sair da companhia e, junto com Jerry Newman, fundou a Graham e Newman, em 1926. Então, dois anos depois, Graham passou a dar aulas sobre investimentos na Universidade de Columbia.

Parcerias

O livro Security Analysis, foi o resultado de uma parceria com um antigo estudante David Dodd. O livro foi um sucesso no mundo financeiro. Posteriormente, em nova parceria com Dodd, Graham escreveu o livro O Investidor Inteligente, tão aclamado quanto o primeiro.

Em resumo, Graham continuou exercendo o cargo de professor na Universidade de Columbia, até os 62 anos. Alguns anos depois, no dia 21 de setembro de 1976, Benjamin Graham faleceu de causas naturais, aos 82 anos. 

Investimentos de Benjamin Graham

Benjamin Graham passou pela crise de 1929 e perdeu boa parte de seus investimentos. Porém, com as perdas, ele aprendeu muito e tirou um dos seus principais princípios, o de comprar as ações abaixo do preço baseado na análise da empresa para ver se valia a pena.

Benjamin Graham

The Capital

Ou seja, ele se utilizava da análise fundamentalista para, então, aproveitar as variações do mercado e investir. Dessa maneira, na hora de investir, seus critérios eram:

  • Alto grau de independência financeira;
  • Lucro crescente;
  • Índice de Preço-Lucro (P/L) moderado;
  • Dividendos constantes;
  • Empresas líderes em seus setores.

Além disso, Benjamin Graham pregava a diferença entre o preço de uma ação e o seu valor. O preço é o que se paga. Por outro lado, o valor é o que se ganha.

Em outras palavras, as boas ações são aquelas que, com base na análise fundamentalista, têm um preço abaixo do seu valor intrínseco. Portanto, elas têm alta probabilidade de trazer valor aos seus investidores. 

Fundamentos de Benjamin Graham

Benjamin Graham era um investidor profissional e conseguiu grande sucesso nessa área. Ele seguia seus próprios princípios, que foram passados em seus livros. Os dois principais princípios de Benjamin Graham eram:

1- Análise de risco

Benjamin Graham considerava que é natural esperar por volatilidade nos investimentos, contudo, isso não é algo ruim. Dessa forma, temos inserido o conceito de margem de segurança, onde o investidor opta por investir em ações baratas, depois de uma análise criteriosa.

Portanto, o ponto positivo da volatilidade do mercado é a oportunidade que surge de investir em boas empresas, enquanto suas ações estão baratas.

Suno

Diversificação

Outra ideia muito defendida por Benjamin Graham se referia à diversificação da carteira de investimentos. Isso porque, ele considerava que colocar todas as suas fichas em uma única empresa não é uma boa ideia. Isso porque, uma vez que a empresa se desvaloriza, os prejuízos podem ser grandes.  

Senhor Mercado

Além dos princípios, o economista inglês tinha a alegoria – ainda hoje muito famosa –  do Senhor Mercado. Na alegoria, é suposta uma situação em que o investidor tenha como sócio o Sr. Mercado.

Dessa maneira, todos os dias, o Sr. Mercado quer comprar do investidor a sua parte do negócio e, assim, faz uma oferta. Em alguns dias, o Sr. Mercado está otimista e oferece uma boa quantia, por outro lado, há dias em que ele está pessimista e o valor oferecido é baixo.

É claro que o investidor está livre para aceitar ou não as ofertas. Em resumo, essa alegoria visa mostrar a importância da volatilidade das ações como uma oportunidade de negócio que pode ser aproveitada ou não.

Benjamin Graham - Fundamentos e critérios do investidor inteligente

Quero ficar rico

Enfim, o mais importante é o poder de escolha que o investidor tem de aceitar, ou não, as ofertas do Sr. Mercado. Ou seja, é ele quem detém a palavra final.

Nesse sentido, é o investidor quem deve manter a cabeça fria e racional durante as oscilações do mercado. 

2- Investidor de Valor (Value Investing)

Benjamin Graham acreditava que o investidor deve ver a propriedade de uma ação como algo que o faz ser dono de parte da empresa. Portanto, como dono da empresa (em partes), o investidor não tem que ficar tão preocupado com as oscilações, afinal ele não é um especulador que pretende vender a ação rapidamente.

Ou seja, esse fundamento de Benjamin Graham vale para os investidores, não os especuladores. Isso porque, os investidores pensam a longo prazo, já os especuladores, pensam no curto prazo. 

Livros

Benjamin Graham

Amazon

Os livros de Benjamin Graham são considerados leitura obrigatória para todos os investidores. Portanto, em listas de indicação de livros sobre investimentos, ambos são constantemente citados. 

Security Analysis (1934): considerado por muitos investidores como a Bíblia dos investidores fundamentalistas, esse livro de Benjamin Graham e David Dodd apresenta diversas técnicas do investimento de valor (value investing). Esse tipo de investimento resiste às condições do mercado e ao tempo. 

O investidor inteligente (1949): Esse livro também é de Benjamin Graham em parceria com David Dodd. Em síntese, o livro fala sobre educação financeira, visão a longo prazo e conhecimento de mercado, elementos importantes para todos os investidores. 

Frases

Além dos livros, que são uma imensa fonte de conhecimento, Benjamin Graham também tem algumas frases famosas, que trazem muita sabedoria, como:

As pessoas não conseguem prever o que irá acontecer no mercado de ações.

O presente de uma ação depende dos lucros e dividendos futuros, que são aspectos que nunca ninguém poderá saber com certeza.

Suno

A especulação é uma operação de curto prazo, com foto no preço do ativo especulado em detrimento aos seus fundamentos, e com o objetivo de gerar um resultado muito superior ao do mercado, assumindo riscos que podem comprometer todo o capital aplicado. 

Não tenho a menor dúvida de que nove em cada dez pessoas que possuem contas de opções em corretoras são especuladores. Minha única desavença com esse quadro é que todos eles foram estimulados a acreditar que são investidores, o que não é verdade. 

Agora que você conhece os princípios de Benjamin Graham, veja o vídeo do Raul Sena, de ações que ele acredita que Graham investiria:

Por fim, agora que você conhece a história de Benjamin Graham, conheça também a Nathalia Arcuri – História da criadora do Me Poupe! e dicas da investidora

Fontes: Suno, Clube do Valor e The cap

Imagens: Cabot Wealth, André Bona, Financial haze, Suno, Amazon, Suno e The Capital