Como o Faustão ficou bilionário?

10 de dezembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 19 seg


Talvez você não saiba, porém, Fausto Corrêia da Silva, mais conhecido como Faustão, é um bilionário. Durante muitos anos ele esteve à frente do Domingão de Faustão, na Globo.

Neste ano de 2021 ele saiu e Luciano Huck assumiu a programação com o Domingão com Huck. O que muita gente não sabe é que o apresentador é um bilionário.

Sendo assim, neste texto iremos falar sobre como o Faustão ficou bilionário. Com isso, você pode ter insights interessantes que poderão ajudá-lo a se tornar bilionário também.

Carreira do Faustão

Você deve estar acostumado com a imagem do Faustão no programa de domingo. Mas neste texto, você vai conhecer um novo lado do Faustão.

Uma curiosidade é que na televisão brasileira apenas o Faustão e o Silvio Santos são bilionários. Ou seja, não é comum que apresentadores tenham uma fortuna tão alta.

A carreira do Faustão começou em 1980 como apresentador do programa de rádio Balancê. Na época, os programas de rádio eram todos parecidos. Desse modo, alguns faziam entrevistas, outros tocavam músicas e por aí vai.

No entanto, ao se tornar apresentador, Faustão revolucionou a forma de fazer rádio. Isso porque, ele se propôs a se conectar com o público.

Para isso, ele começou a se comunicar de forma mais direta com a audiência e falando sobre assuntos do dia a dia dos trabalhadores.

como o Faustão ficou bilionário

Hoje em dia esse tipo de comunicação é bem comum. Mas antes dele os apresentadores eram bem tradicionais. Portanto, a primeira lição que podemos aprender com o apresentador é: faça diferente.

Se você fizer as mesmas coisas que todo mundo, você não vai conseguir chamar atenção. Às vezes é preciso correr um pouco de riscos para se destacar.

Por exemplo, o Faustão corria o risco dos donos da rádio não aprovarem a sua forma de comunicação. Mas ele estava fazendo algo que o público gostava. Logo, a aprovação da audiência funcionava como uma certa proteção.

Como o Faustão ficou famoso?

Durante o período em que atuou como radialista, Faustão chamou a atenção de Goulart de Andrade. Em resumo, Goulart de Andrade foi um dos maiores jornalistas que o Brasil já teve.

Faustão foi convidado para o programa Perdidos na Noite, onde ele ficou famoso. Sendo que o programa era considerado pela crítica como chulo, politicamente incorreto e de baixo calão.

Quem vê o Faustão hoje em dia não imagina como ele era no programa Perdidos na Noite. Para você ter uma ideia, ele foi um dos primeiros a falar palavrão na TV aberta durante a madrugada.

Além disso, o programa era considerado bagunçado. Mas ele tinha sido projetado para realmente parecer meio bagunçado. Por exemplo, o pessoal dos bastidores passavam na frente da câmera durante o programa.

como o Faustão ficou bilionário

No programa Faustão fazia piadas, mandava recados e coisas do gênero. Com o passar do tempo, a audiência do programa foi crescendo muito.

Basicamente, o intuito era ser diferente e chamar a atenção. Essa é uma outra característica que contribuiu para que o Faustão se tornar bilionário, ele é um marqueteiro.

Enfim, o Faustão fez tanto sucesso ao ser um apresentador diferentão que esse virou o novo normal. Quantos programas hoje em dia têm um apresentador irreverente? Mas na época isso não era comum.

Globo

Com a sua irreverência na apresentação do programa Perdidos na Noite, Faustão chamou a atenção da Globo em 1989. A Globo então convidou o Faustão para ser um dos seus apresentadores.

A Globo estava com medo da audiência que o Faustão estava conseguindo. Ela já tinha até criado programas para concorrer com ele, mas não teve sucesso. Dessa forma, a solução foi contratá-lo.

Além de ser um apresentador diferente da maioria, Faustão também teve sucesso com os patrocinadores. Ele dominava muito bem o chamado real time marketing.

Em resumo, o Faustão consegue bolar propagandas que se encaixam com o conteúdo ao vivo. Ele também sabe como inserir propagandas dentro do programa como se fosse conteúdo.

como o Faustão ficou bilionário

Como o Faustão ficou bilionário?

Quando o Faustão saiu da Globo este ano, ele recebia um salário de R$ 1,5 milhão. Contudo, quando ele entrou na Globo provavelmente ele recebia bem menos.

Porém, mesmo que ele recebesse R$ 1,5 milhão durante os 30 anos e  investisse bastante, ele não seria bilionário hoje.

O fato é que o Faustão ficou bilionário porque ele é um dos maiores publicitários do Brasil. Acontece que as marcas que contratam o Faustão não o contratam apenas pelo seu rosto na frente das câmeras.

Na verdade, ele é procurado pelas marcas, pois ele tem insights poderosos de comunicação e sabe se comunicar com todas as classes sociais. Isso causa grandes conversões para as marcas.

Talvez você esteja se perguntando como usar a história do Faustão para ficar bilionário também. Afinal de contas, você não tem acesso ao pessoal de televisão e as marcas.

Mas o fato é que muitos apresentadores de televisão não têm um relacionamento com as marcas como o Faustão tem.

Uma característica muito importante do Faustão é que ele encontra tempo para cuidar das pessoas. Isso é essencial, pois pessoas fazem negócios com pessoas.

Logo, ao manter uma comunicação com os donos das marcas, Faustão consegue uma abertura maior do que outros apresentadores.

Essa é uma característica que você também pode adotar na sua vida. Ou seja, é se importar de verdade com as pessoas. É estar disposto a ouvir e estar presente.

O foco no resultado final

Outra característica que é muito importante no Faustão, é que ele é maníaco pelo resultado final. Isso significa que se preciso ele refazia, por exemplo, a mesma filmagem várias vezes, até ficar satisfeito.

O Faustão tem também a característica de saber reconhecer talentos. Com isso, ele ajudou muitas pessoas a se destacarem em sua área de atuação.

O Faustão tem ainda a característica de saber vender seu peixe e precificar muito bem. Isso é essencial pois ele sabe o quanto o seu trabalho vale. Logo, ele cobra de acordo.

Por fim, temos ainda a característica de retribuição. O Faustão ajuda muitas pessoas, sem mostrar. Por exemplo, ele já deu 200 casas próprias para os seus funcionários desde 1989 e pediu que isso não fosse divulgado.

Enfim, as características do Faustão que o ajudaram a ficar bilionário foram:

  • Fazer as coisas diferentes;
  • Cuidar das pessoas;
  • Maníaco pelo resultado final;
  • Reconhecer talentos;
  • Saber vender seu peixe e precificar;
  • Retribuição.

Agora que você sabe como o Faustão ficou bilionário, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e entenda também sobre os hábitos de consumo de luxo do apresentador:

E aí, gostou da biografia do Faustão? Então leia também o perfil de: Luiza Helena Trajano; Robinson Shiba; Cristiana Arcangeli; Camila Farani; Caito Maia e Edson Godoy BuenoCarol Paiffer: investidora e co-fundadora da ATOM

Fonte: Roteiro de Raul Sena.