Como ter sucesso na Bolsa de Valores? 10 dicas para ganhar dinheiro

30 de setembro de 2021 - por Jaíne Jehniffer


Ter sucesso na Bolsa de Valores e ganhar muito dinheiro é o sonho de todos os investidores quando começam a comprar ações.

Porém, este não é um objetivo fácil de ser alcançado, ele demanda estudo, estratégia, consistência nos aportes e foco no longo prazo.

Apesar disso, mesmo os investidores que não têm muito dinheiro para investir, podem ter sucesso na Bolsa de Valores ao aplicar com foco no longo prazo.

Como ter sucesso na Bolsa de Valores?

Uma característica muito importante entre os investidores de sucesso da Bolsa, é o foco no longo prazo. Por exemplo, Warren Buffett, um dos investidores de sucesso mais famosos do mundo, investe com foco no longo prazo. Outro aspecto importante para quem deseja ter sucesso na Bolsa é investir mensalmente.

Mesmo que o investidor não tenha muito dinheiro para investir, ter consistência nos aportes é fundamental. Além disso, é preciso analisar detidamente as empresas antes de investir em suas ações. Por fim, vale a pena procurar por boas ações que estejam sendo negociadas por um preço abaixo do seu valor real. 

Enfim, existem vários caminhos que o investidor pode tomar para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. As principais maneiras são:

1- Valorização das ações: Você pode comprar ações e vendê-las depois que elas se valorizarem. Para isso, é importante analisar a ação e escolher empresas com potencial de crescimento futuro.

Como ter sucesso na Bolsa de Valores: X dicas

The cap

2- Desvalorização de ações: Apesar da valorização de ações ser uma das formas mais conhecidas de ganhar dinheiro na Bolsa, também é possível lucrar com a desvalorização de ações. Em resumo, essa estratégia consiste em vender uma ação por acreditar que o preço vai cair mais. Depois que a previsão se realiza, o investidor recompra as ações por um preço mais baixo.

3- Dividendos: Os dividendos são parte dos lucros das empresas distribuídos para os acionistas de acordo com a participação de cada um. Sendo que esse dinheiro pode ser reinvestido para aumentar a participação do investidor e assim, na próxima vez, ele vai receber um valor maior em dividendos.

4- Juros sobre Capital Próprio (JCP): O JCP é bem parecido com os dividendos, com a diferença de que é descontado uma porcentagem de imposto do investidor. Com a possível tributação dos dividendos, o JCP pode chegar ao fim.

Erros ao investir na Bolsa

Alguns erros muito comuns entre os investidores e que podem te atrapalhar a ter sucesso na Bolsa são:

1- Foco no curto prazo: Investir com foco no curto prazo é um erro pois faz com que os investidores adotem estratégias arriscadas e não analisem direito os ativos. Nesse sentido, os investidores podem ter prejuízos ao invés de lucros.

2- Seguir dicas quentes: Muitos investidores compram ações baseados em dicas quentes de investidores e analistas. Contudo, o mais recomendado é que você faça a sua própria análise e escolha os ativos que mais se encaixam no seu perfil e objetivos.

Como ter sucesso na Bolsa de Valores? X dicas para ganhar dinheiro

Guia bolso

3- Não analisar a ação: Não analisar uma ação pode fazer com que você invista em um ativo que irá te dar prejuízos. Uma boa maneira de analisar as ações antes de investir é por meio da análise fundamentalista.

Mitos sobre o sucesso na Bolsa

Existem muitos mitos sobre o sucesso e enriquecimento na Bolsa de Valores, alguns são:

1- Ações dão retorno imediato: Muitas pessoas optam por comprar ações com foco no curto prazo, por acreditarem que esses ativos trazem retornos altos e rápidos. Entretanto, o fato é que no curto prazo as ações passam por constantes oscilações que podem resultar na desvalorização da ação, mesmo que ela seja de qualidade. 

2- Bolsa de valores é para especialistas: A Bolsa de Valores pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha uma conta em uma corretora. Ou seja, ela não é restrita aos especialistas.

É claro que é recomendado que você estude sobre investimentos para que você aumente as suas chances de ter sucesso, mas você não precisa se tornar um especialista. Vale destacar que você também não precisa ter muito dinheiro para investir, já que existem ações de diferentes preços na Bolsa de Valores.

3- É fácil ter lucros elevados diariamente: As ações fazem parte da renda variável. Isso significa que elas passam por altas e baixas constantes.

Sendo assim, na renda variável não é possível usar a lógica da renda fixa e prever os ganhos diários. Por isso, se um dia você tiver uma valorização de 1% na sua aplicação, não significa que nos outros dias você terá 1% de valorização novamente.

Como ter sucesso na Bolsa de Valores? X dicas para ganhar dinheiro

Jj

Dicas para ter sucesso na Bolsa

Algumas dicas para que você tenha sucesso na Bolsa de Valores e ganhe muito dinheiro são:

1- Conhecimento sobre o mercado

A dica principal para quem deseja ter sucesso investindo na Bolsa é buscar conhecimento. Isso porque, quanto mais conhecimento você tiver sobre investimentos, maiores são as chances de você ter sucesso ao investir.

Duas boas maneiras de aprender a investir na Bolsa são: cursos e livros. Uma ótima opção de curso é A Única Verdade Possível. Por meio deste curso, você aprende na prática a investir em renda fixa e variável, tanto no Brasil quanto no exterior.

Em contrapartida, os livros proporcionam um aprendizado mais teórico sobre o mercado. Como os dois possuem abordagens diferentes, o interessante é fazer o curso e depois passar a ler livros sobre investimentos.

2- Perfil de investidor

Conhecer e respeitar o perfil de investidor é fundamental para ter sucesso na Bolsa de Valores. Existem três perfis principais:

  1. Conversador: O investidor conservador não gosta de correr riscos. Sendo assim, ele procura por aplicações seguras, mesmo que menos rentáveis.
  2. Moderado: Já o moderado aceita correr uma certa dose de risco para potencializar os seus retornos.
  3. Arrojado: Por fim, o investidor arrojado aceita correr altos riscos, em troca de maiores chances de obter altos lucros.
Como ter sucesso na Bolsa de Valores? X dicas para ganhar dinheiro

Bloxs

Para ter sucesso na Bolsa é preciso considerar o perfil de investidor, pois ele influencia nos ativos que serão escolhidos. Por exemplo, um investidor conservador pode optar por ter a maior parte da carteira em renda variável e uma pequena parte em ações de empresas mais seguras.

Com essa abordagem, pode ser que ele não tenha um rendimento tão alto quanto um investidor moderado ou arrojado. Contudo, as probabilidades dele ter sucesso com uma carteira desse tipo é maior. Isso porque, se ele investisse em ativos arriscados, ele poderia ficar com medo de perder dinheiro, resgatar a aplicação antes do momento ideal e perder dinheiro. 

3- Objetivos

É muito importante ter objetivos claros ao investir na Bolsa de Valores. Com os objetivos bem estabelecidos, você consegue analisar quais as aplicações mais adequadas para que seus objetivos sejam realizados. Apesar do mais recomendado ser investir com foco no longo prazo, você deve estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.

4- Estratégia de investimentos

A sua estratégia de investimentos deve ser estabelecida tendo como base os seus objetivos e perfil de investidor. Basicamente, a estratégia de investimentos serve como um guia para que você possa escolher as melhores aplicações para você.

Ter uma estratégia de investimentos bem definida é muito importante também para que você evite seguir a manada. Ou seja, ao seguir fielmente a sua estratégia de investimentos, fica mais difícil de você cair no efeito manada e ter prejuízos na Bolsa.

Focalise

5- Longo prazo

O mais recomendado ao investir em ações é ter foco no longo prazo. Portanto, ao definir sua estratégia de investimentos, não deixa de incluir o longo prazo nos investimentos. Sendo que, para investir no longo prazo, é essencial ter paciência, persistência e realizar aportes constantes. 

6- Conheça a empresa

Ao comprar ações você se torna sócio da empresa, logo, é essencial que você conheça bem a companhia. Alguns pontos importantes que você deve conhecer são: gestão, concorrentes, produtos/serviços oferecidos, modelo de negócio, desempenho da indústria onde a empresa atua e geração de caixa da companhia.

Para conhecer a empresa, você pode recorrer a alguns indicadores como, por exemplo, valor de mercado, P/L, Liquidez corrente e P/VPA.

7- Ações negociadas abaixo do valor

Encontrar oportunidades de investir em boas empresas quando suas ações estão sendo negociadas abaixo do seu valor justo é uma maneira de maximizar a valorização das ações. Para encontrar boas oportunidades, o investidor precisa analisar o contexto da empresa, tais como: caixa futuro, geração de caixa e dívidas.

Vale destacar que o fato de uma ação ter o valor real de R$ 50,00 e estar sendo negociada por R$ 20,00 não garante que ela irá se valorizar até o valor ideal. Mas existe essa possibilidade.

Panorama crypto

8- O mercado sempre tem razão

A Bolsa de Valores faz parte da renda variável, então ela é imprevisível. Isso significa que se você tiver prejuízo, por exemplo, a culpa é sua e não na bolsa. Nesse sentido, em caso de prejuízo, quem precisa rever a forma de investir é você, já que a Bolsa vai continuar a ser imprevisível.

9- Escolha bem uma corretora

Outra dica para ter sucesso na Bolsa de Valores é escolher uma corretora que atenda às suas necessidades. Para isso, analise o atendimento, taxas cobradas, tecnologia e segurança. Uma boa opção é a iSaEx, uma plataforma de investimentos que disponibiliza apenas produtos selecionados.

10- Diversificação

A diversificação funciona como uma maneira de potencializar os retornos e diminuir os riscos. O investidor que aplica em apenas uma empresa ou setor, corre o risco de ter grandes prejuízos quando a empresa ou setor passar por uma desvalorização.

Portanto, ao investir em ações não deixe de diversificar entre ações e entre setores. Assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e aprenda como diversificar corretamente entre empresas e setores:

Enfim, agora que você conhece algumas dicas de como ter sucesso na Bolsa de Valores, aprenda como fazer uma Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Imagens: The cap, Guia bolso, Jj, Bloxs, Focalise, Panorama crypto e Yubb

10 livros essenciais para entender sobre economia comportamental

10 dicas de como melhorar a sua relação com o dinheiro

Mitos e verdades sobre empreendedorismo que devemos conhecer

8 dicas do que fazer com a restituição do IR