Tom Peters: conheça o guru da gestão e suas contribuições

29 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 53 seg


Tom Peters é um renomado guru de gestão de empresas. De fato, ele é considerado o “guru dos gurus” pela revista Fortune e “superguru” pela The Economist.

Dessa forma, ele tem várias lições e ensinamentos sobre a gestão de empresas. Por exemplo, Peters explica a importância de aprender com os erros.

Segundo ele, às vezes o fracasso pode ser mais valioso do que o sucesso, isso se você aprender com os seus erros, é claro.

Além disso, ele é autor de vários best-sellers, como por exemplo “In search of excellence” (Vencendo a crise, em 1982) e “Liberation management”.

Biografia de Tom Peters

Tom Peters nasceu no dia 7 de novembro de 1942, em Baltimore, Maryland, EUA. Ele estudou na Severn School e na universidade na Cornell University.

Sendo que ele se graduou em engenharia civil em 1965. Além disso, ele obteve um mestrado em 1966. Depois disso, Peters estudou gestão na Stanford Business School, obtendo o seu MBA e doutoramento (PhD).

Entre 1966 a 1970, Peters serviu na Marinha Norte-Americana. Já entre 1973 e 1974, ele trabalhou na Casa Branca, na Administração Nixon. Em resumo, ele era consultor em abuso de substâncias (drogas).

Além disso, de 1974 a 1981, Peters trabalhou como consultor de gestão na McKinsey & Company.

Sendo que ele chegou a partner e líder de práticas organizacionais efetivas em 1979 e em 1981, Peters passou a consultor independente.

Posteriormente, no ano de 2004, ele recebeu um doutoramento honorário da Universidade de Gestão de Moscovo. Desde 1970 até hoje, Peters é um guru na gerência de negócio.

O seu primeiro livro, com coautoria com Robert Waterman, foi “Em Busca da Excelência” – editado em português como “Vencendo a Crise”. O livro foi um grande sucesso.

Peters é contra a falta de paixão no trabalho e a imobilidade. Sendo assim, ele sempre foi a favor da inovação e contra o kaizen (ou melhoria contínua).

Lições mais importantes de Tom Peters

Algumas lições e ensinamentos de Tom Peters são:

1- Funcionários satisfeitos fazem toda a diferença

Peters defende que é muito importante que os funcionários de uma empresa estejam satisfeitos. Em resumo: se a sua equipe estiver satisfeita, o cliente sentirá isso.

Além disso, o guru explica que é preciso se preocupar com a relação entre chefes e subordinados. Isso porque a má relação entre supervisores e subordinados é um dos principais motivos de insatisfação dos funcionários.

De acordo com Tom Peters: “não importa se a empresa está tendo bom ou péssimo desempenho, se o empregado não está bem com seu chefe, ele vai detestar o trabalho”.

Portanto, essa relação deve ser positiva para que os funcionários tenham uma boa produtividade.

2- Seja apaixonado pelo que você faz

Você passa a maior parte do seu tempo no seu trabalho. Sendo assim, é essencial que você goste do que faz e se divirta trabalhando.

3- Lição de Tom Peters: Aprenda com os erros

De acordo com Peters: “Para ter sucesso, você tem que tentar muitas coisas. ‘Faça a coisa certa de primeira’ é a frase mais estúpida já dita”.

O guru defende que é essencial aprender com os erros. Além disso, o fracasso pode ser mais valioso do que o sucesso, se você usar esse fracasso como fonte de aprendizado.

4- Investir em treinamento é essencial

Os seus funcionários devem ser muito bem treinados. De fato, o treinamento dos funcionários deve ser visto como um investimento, já que irá render frutos para a empresa.

5- Comunicação interna

De acordo com Tom Peters, um dos maiores problemas das empresas é a falta de comunicação entre os vários níveis da companhia. Portanto, desenvolva uma boa e eficiente comunicação interna.

6- Contrate com o coração

Contrate pessoas que, assim como você, são apaixonadas pelo que fazem. Ou seja, contrate as pessoas mais animadas e com muita disposição.

Peter explica que “toda decisão de parceira ou relacionamento é uma decisão estratégica sobre inovar ou não”, afirma.

7- Lição de Tom Peters: Atenção aos detalhes

Para que o sucesso seja alcançado, é essencial ter um objetivo bem traçado. Além disso, é preciso investir e executar exaustivamente cada detalhe do plano. Isso porque, os detalhes fazem total diferença no final.

8- Tenha contato com todos os membros ligados à empresa

Fique atento a todos os membros da sua empresa. É claro que você pode e deve delegar funções.

No entanto, você não deve deixar nada totalmente de lado, é preciso ficar sempre de olho nos negócios para evitar problemas. 

9- Pequenas ações trazem grandes resultados

Você não precisa ser um gênio ou criar projetos altamente elaborados para aumentar os lucros da sua empresa. Pequenas ações também trazem grandes resultados.

Por exemplo, o Walmart conseguiu aumentar muito os seus lucros ao aumentar o tamanho dos seus carrinhos de compras, pois assim ficou mais fácil dos clientes comprarem produtos maiores.

10- Foco nas mulheres

Segundo Tom Peters, o mercado consumidor feminino é uma galinha de ovos de ouro. Sendo assim, é preciso desenvolver produtos e serviços que agradem às mulheres.

Sendo que uma forma de fazer isso é buscar formas mais igualitárias para conquistar esse mercado promissor. Um exemplo disso é parar de tratar as consumidoras como ele no masculino.

11- O design é muito importante

Em um mercado onde várias empresas têm produtos de qualidade muito parecida, dar importância ao design é essencial para atrair consumidores.

12- Saiba ouvir, agradecer e pedir desculpas

Para Peters, saber escutar é a alma do desenvolvimento de uma empresa. Ao ouvir as pessoas, os gestores dão poder a elas e reforça o seu comprometimento para o sucesso.

Além disso, é importante não esquecer de gentilezas como agradecimentos e pedidos de desculpas. Você não perde nada ao dizer obrigado ou desculpas e ainda deixa os funcionários mais felizes e produtivos.

13- Lição de Tom Peters: Nunca perca um almoço

Por fim, não perca os almoços, já que eles são ótimas oportunidades para fazer bons negócios.

Peter explica que “É nos almoços que conseguimos fazer os melhores negócios, pois é muito mais fácil você trabalhar com uma pessoa com quem você teve um contato mais próximo do que com um estranho”.

Principais obras de Tom Peters

As principais obras de Tom Peters são:

  • 1982 – In Search of Excellence (co-written with Robert H. Waterman, Jr.)

  • 1985 – A Passion for Excellence (co-written with Nancy Austin)

  • 1987 – Thriving on Chaos

  • 1992 – Liberation Management

  • 1994 – The Tom Peters Seminar: Crazy Times Call for Crazy Organizations

  • 1994 – The Pursuit of WOW!

  • 1997 – The Circle of Innovation: You Can’t Shrink Your Way to Greatness

  • 1999 – The Reinventing Work Series 50List Books

  • 1999 – The Brand You 50: Or: Fifty Ways to Transform Yourself from an “Employee” into a Brand That Shouts Distinction, Commitment, and Passion! (Reinventing Work Series) ISBN 978-0375407727

  • 1999 – The Project50: Fifty Ways to Transform Every “Task” into a Project That Matters! (Reinventing Work Series) ISBN 978-0375407734

  • 1999 – The Professional Service Firm50: Fifty Ways to Transform Your “Department” into a Professional Service Firm Whose Trademarks are Passion and Innovation! (Reinventing Work Series) ISBN 978-0375407710

  • 2003 – Re-imagine! Business Excellence in a Disruptive Age

  • 2005 – Talent

  • 2005 – Leadership

  • Design (2005 )

  • 2005 – Trends (co-written with Martha Barletta)

  • 2010 – The Little Big Things: 163 Ways to Pursue Excellence

  • 2018 – The Excellence Dividend: Meeting the Tech Tide with Work That Wows and Jobs That Last

LEIA MAIS

“Antifrágil”: lições de como tirar vantagens do caos

9 lições principais do livro “Do mil ao milhão”

7 lições do livro “Ações comuns, lucros extraordinários

13 lições ensinadas no livro “Os segredos da mente milionária”

Lições de O Investidor Inteligente: 9 ensinamentos preciosos do livro

O homem mais rico da Babilônia: lições e ensinamentos do livro

8 lições do livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Fontes: Abevd, Exame e Wikipédia.

Bibliografia

  • 5 dicas do guru de gestão Tom Peters para sua empresa. Abevd. Acesso em 27 de setembro de 2022.
  • Carvalho, Luciana. Os mandamentos do guru da gestão Tom Peters. Exame. Acesso em 27 de setembro de 2022.