Celo: o que é, características e como funciona essa criptomoeda 

18 de abril de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 26 seg


A Celo é uma criptomoeda que funciona por meio do mecanismo de consenso de Prova de Participação (proof-of-stake). A cripto tem utilidade, principalmente, para o pagamento de taxas de transações na rede, participação na governança e afins.

Lançada em 2017 por Rene Reinsberg, a cripto visa aumentar a base de usuários de criptomoedas. Ou seja, ela pretende ser a porta de entrada de novos usuários no mundo cripto. Enfim, para adquirir a moeda, basta entrar em uma exchange que ofereça essa cripto.

O que é a criptomoeda Celo?

A Celo é uma criptomoeda que foi criada em 2017 por Rene Reinsberg. O intuito do ecossistema de blockchain Celo é aumentar a adoção de criptos por usuários de smartphone. Desse modo, o intuito da Celo é apresentar bilhões de usuários de smartphone ao mundo das criptos, até mesmo as pessoas sem acesso ao banco.

Além disso, a rede possibilita a criação de smart contracts e aplicativos descentralizados (DApps) como parte das finanças descentralizadas (DeFi). O token da plataforma, o CELO, opera por meio do sistema Proof-of-Stake (PoS), ou seja, através de prova de participação.

Como funciona e características

A rede Celo funciona com base em três tipos de colaboradores que atuam na execução da plataforma: os clientes light, os nós validadores e os nós completos. Em resumo, os clientes light são os aplicativos de rede Celo em execução nos smartphones como, por exemplo, a carteira móvel da Celo.

Já os nós validadores são os computadores que fazem parte do mecanismo de consenso da Celo, o Proof-of-stake. Sendo assim, eles validam as informações, produzem novos blocos e ajudam a manter a segurança da rede.

Por fim, os nós completos são os computadores que funcionam como ponto entre os nós validadores e as carteiras móveis. Basicamente, eles recebem solicitações de clientes light e encaminham transações para os nós validadores.

Leia também: Nova criptomoeda do Nubank – como funciona a Nucoin?

Como ganhar/comprar a criptomoeda Celo?

A Celo é uma criptomoeda negociada nos padrões do token ERC-20. Dessa forma, você pode pode comprar criptos Celo nas exchanges, as corretoras de criptomoedas. Para comprar, basta abrir sua conta, fazer uma transferência e adquirir os tokens.

Antes de abrir sua conta, não se esqueça de verificar se a exchange é segura. Além disso, verifique se a aplicação em criptos se encaixa no seu perfil de investidor, já que se trata de uma aplicação de alto risco.

Como usar?

O token CELO é útil no pagamento de taxas de transações, em participação na governança da rede e afins. Futuramente, a rede Celo também pretende ainda hospedar outras stablecoins.

Vale destacar que a CELO tem a capacidade de fornecimento de 1 bilhão (1.000.000.000) de tokens, sendo que 600 milhões foram disponibilizados no lançamento da mainnet em abril de 2020. Os outros 40% vão ser liberados de forma gradual por meio de taxas e recompensas.

Quais são os riscos da criptomoeda Celo?

A Celo usa o mecanismo de consenso de Prova de Participação (proof-of-stake), o que garante a segurança da rede. Mas ainda existem riscos envolvidos com a aplicação em Celo.

Por exemplo, existe o risco de volatilidade, pois os preços das criptomoedas, em geral, costumam passar por altos e baixos de forma constante. Sendo assim, você pode investir certo valor e a cripto se desvalorizar, fazendo você perder dinheiro.

Outro risco é o de ataque hacker que pode fazer você perder todas as suas criptos. Por isso, é preciso tomar cuidado ao investir em criptos e buscar formas de melhorar a segurança como, por exemplo, por meio de carteiras de criptomoedas.

Enfim, gostou de aprender sobre a Celo? Então não deixe de ler também sobre a Cardano (ADA): o que é e como funciona essa criptomoeda?

Fontes: Bitcoin trade, Coin market cap e Kraken.