Investimentos de alto risco – 10 alternativas e como diminuir os riscos

4 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 13 seg


Investimentos de alto risco são aquelas aplicações financeiras que proporcionam chances de grandes retornos em troca do risco de perder dinheiro. Ou seja, normalmente os ativos arriscados são aqueles que dão maiores probabilidades de altas rentabilidades. 

O grau de risco aceito por cada pessoa varia de acordo com seu perfil de investidor. Sendo assim, geralmente quem prefere ativos arriscados são os investidores arrojados. 

Mesmo o investidor que aceita correr grandes riscos, deve manter uma parcela do seu patrimônio em ativos mais seguros. Dessa maneira, ele não se expõe ao risco de perder tudo. 

O que são investimentos de alto risco?

Normalmente, são considerados como investimentos de risco os ativos de renda variável, já que eles estão sujeitos às constantes oscilações do mercado, que podem ocasionar altos ganhos ou grandes prejuízos. Todos os tipos de investimentos, contam com a relação de risco e retorno.

Essa relação se refere ao fato de que, geralmente, os investimentos com alto risco também são os que proporcionam chances de retornos maiores. O contrário também é verdadeiro, dessa forma, investimentos mais seguros trazem uma rentabilidade menor. 

Portanto, tendo como base a relação de risco e retorno, podemos determinar qual a principal vantagem e a desvantagem dos investimentos de alto risco. A vantagem é a possibilidade de altos ganhos e a desvantagem é o risco de perder todo o dinheiro aplicado.

Investimentos de alto risco - 10 alternativas e como diminuir os riscos

Bamaq consórcio

O nível de risco aceito por cada investidor, é determinado por meio do seu perfil de investidor. Sendo que existem três perfis principais:

  1. Conservador: O conservador é aquela pessoa que não gosta de correr riscos. Por isso, ela prefere aplicar em ativos com maior segurança, mesmo que eles tragam uma rentabilidade baixa. 
  2. Moderado: O moderado é o investidor que aceita correr alguns riscos calculados, para aumentar seu retorno. 
  3. Arrojado: Por fim, o perfil arrojado aceita correr grandes riscos em troca da possibilidade de altos retornos financeiros. É este o perfil que geralmente opta por ter uma carteira voltada principalmente para investimentos de alto risco como ações e ofertas públicas. 

Como diminuir os riscos dos investimentos?

Mesmo os investidores que gostam de ativos arriscados, podem tomar algumas medidas para diluir os riscos da carteira. A primeira dica é não aplicar todo o seu patrimônio em investimentos de alto risco. O aconselhável é deixar parte do seu capital aplicado em ativos mais seguros e não arriscar perder tudo.

Investimentos de alto risco - 10 alternativas e como diminuir os riscos

Demonstre

Outra dica é diversificar a carteira de investimentos. Mas não basta aplicar em ativos diferentes, é preciso diversificar também entre os setores.

Isso porque as variáveis do mercado impactam de maneiras diversas cada tipo de ativo e setor. Analisar a empresa e optar por empresas mais sólidas também pode diminuir os riscos. 

Por fim, a última dica é sempre escolher o grau de risco do ativo de acordo com o seu perfil de investidor. Além de evitar frustrações, respeitar o seu perfil aumenta as chances de você conseguir melhores retornos, já que você não vai sair de um investimento no momento errado por medo de perder dinheiro. 

Investimentos de alto risco

Confira algumas opções de investimentos de alto risco:

1- Ações

O mercado de ações possui diferentes graus de risco. Ao aplicar em grandes empresas que possuem bons fundamentos, existe menos risco. Por outro lado, para potencializar os retornos, existem alguns ativos mais arriscados.

Alguns exemplos são as empresas que estão com dificuldades, companhias novatas na bolsa ou ainda empresas que atuam em mercados que passam por muitas oscilações. 

Investimentos de alto risco - 10 alternativas e como diminuir os riscos

Investidor de sucesso

2- Day trade

As operações de day trade são bastante arriscadas, já que o intuito é conseguir lucros com as variações de preços durante o dia. Ou seja, o trader realiza operações de curtíssimo prazo, comprando e vendendo ações em um único dia. Essas operações podem ser realizadas com diversos tipos de ativos, sendo que as ações são as mais conhecidas.

3- Investidor-Anjo de Startups

Investir em startups é considerado como aplicação de alto risco, pois o negócio pode simplesmente não ir pra frente. Em contrapartida, se a empresa deslanchar, ela pode proporcionar lucros exorbitantes para os investidores.

4- Mercado futuro

O mercado futuro funciona por meio da negociação de contratos futuros. Em síntese, os contratos futuros são contratos de compra e venda de ativos com data estabelecida para o futuro. Portanto, nenhum ativo é de fato negociado, apenas os contratos de compra e venda desses ativos.

Investimentos de alto risco - 10 alternativas e como diminuir os riscos

Xpi

O que os torna investimentos de alto risco, é o fato de que eles passam por constantes oscilações que podem resultar em prejuízos para o investidor.

5- Certificado de Operações Estruturadas (COE)

O COE é uma espécie de título centralizador, onde estão reunidos diversos ativos de renda fixa e variável. O retorno desse ativo é baseado em índices nacionais ou internacionais. Como os COEs não contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), eles são de alto risco.

6- Ofertas públicas

A oferta pública ocorre quando uma empresa disponibiliza papéis com o intuito de captar recursos. Desse modo, esses ativos podem ter diversos formatos, como, por exemplo: ações, ativos imobiliários ou cotas de fundos de investimento.

Investir e enriquecer

7- Câmbio

Investir em câmbio é uma boa maneira de se proteger contra as variações do mercado. No entanto, como as moedas passam por constantes oscilações, que podem ser causadas por acontecimentos internacionais, esse investimento é de alto risco.

8- Mercado de opções

O mercado de opções funciona por meio da negociação de direitos de compra e venda. Uma opção proporciona ao seu titular o direito de comprar ou vender determinado ativo por um valor previamente estabelecido. Já o lançador é obrigado a concluir a transação e fazer a compra ou a venda do ativo.

Valeando

9- Fundos de investimento de alto risco

Não são todos os tipos de fundos de investimentos que são de alto risco. Somente os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e os fundos alavancados. Antes de aplicar nesses fundos, vale a pena fazer uma boa análise.

10- Exterior

Investir no exterior é uma boa maneira de diversificar a carteira e proteger seu patrimônio contra as oscilações do mercado interno.

Entretanto, também existem algumas opções de investimentos no exterior que são arriscadas. A primeira delas, é investir em países emergentes. Neste caso, é possível aplicar em ações, ETFs ou títulos públicos.

Outra alternativa para investimentos no exterior, são os REITS. Em síntese, os REITs funcionam de maneira similar aos nossos fundos imobiliários, contudo, eles podem operar de maneira alavancada, o que aumenta os riscos.

Existem diversas maneiras de investir no exterior, mesmo com pouco dinheiro. Confira o vídeo de Raul Sena e veja como:

Enfim, agora que você conhece diversas opções de investimentos de alto risco, aprenda O que é DARF? Definição, características e como emitir o documento

Fontes: Focalise, Space money, Embracon e O petróleo

Imagens: Trovo academy, Bamaq consórcio, Demonstre, Investidor de sucesso, Xpi, Investir e enriquecer e Valeando