Por que ter uma carteira virtual de criptomoedas?

5 de dezembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 36 seg


Ter uma carteira virtual ou algum outro tipo de carteira de criptomoeda é essencial para quem investe em criptomoedas.

Isso porque a carteira de criptomoedas é o local onde você vai deixar as suas moedas digitais em segurança. A lógica da carteira de criptomoedas é parecida com uma carteira normal.

Ou seja, você não deixa seu dinheiro e seus cartões jogados em qualquer lugar. Você coloca suas cédulas e cartões dentro de uma carteira.

A mesma coisa ocorre com uma carteira de criptomoedas. Você compra as criptos e armazena na carteira. Se você for vender, você retira as criptos da carteira.

Como é um local para deixar as criptomoedas, é essencial que essa carteira seja segura. As carteiras virtuais contam com mecanismos de segurança para armazenar os ativos.

Apesar disso, ela ainda tem um certo risco. Isso porque, como é um tipo de carteira conectada na internet, existe o risco de um ataque hacker.

Outra opção de carteira com segurança maior, são as cold wallets, isto é, as carteiras frias. Em resumo, as cold wallets não ficam conectadas na internet, por isso não existe risco de ataque hacker.

A escolha entre elas vai depender dos seus objetivos. Se você faz muitas transações, a carteira virtual é mais interessante pela facilidade de acesso aos ativos.

No entanto, se você tem uma grande quantia de criptos e investe para o longo prazo, a carteira fria pode ser mais recomendada, por causa da segurança.

Como uma carteira virtual funciona?

Uma carteira virtual funciona como um software usado para armazenar as chaves públicas e privadas relacionadas à rede Bitcoin ou de outras criptomoedas.

Portanto, por meio da carteira virtual você consegue receber, pagar, transferir e monitorar as suas moedas digitais.

Desse modo, as carteiras de criptomoedas guardam os registros relacionados ao endereço de origem e de destino dos usuários que fazem certa transação e a quantidade de moeda virtual a ser transferida.

Isso significa que quando uma transação é feita com criptomoeda, ocorre a transferência na blockchain e a atualização do saldo das carteiras. 

Sendo que uma carteira virtual recebe um endereço único ao ser criada. Este código é ligado a uma chave pública. Além disso, o dono da carteira recebe uma chave privada, que dá acesso ao saldo.

Essa chave privada é muito importante, pois ela garante a segurança no uso das carteiras. Por isso, mantenha a sua chave privada em segurança.

Por que ter uma carteira virtual?

Ter uma boa carteira virtual é essencial para que você consiga manter as suas criptomoedas em segurança.

Além disso, é por meio da carteira que você poderá receber, pagar, transferir e monitorar as suas criptos. Logo, é essencial escolher uma boa carteira.

Tipos de carteiras virtuais

Os principais tipos de carteiras virtuais são:

1- Carteiras online

As carteiras online funcionam de forma parecida com outros serviços disponíveis na internet.

Em resumo, a chave privada fica armazenada em um servidor na nuvem e você pode acessá-la por meio de login e senha.

A praticidade é a grande vantagem desse tipo de carteira virtual. Por outro lado, a desvantagem é a falta de segurança.

Isso porque os dados podem ficar vulneráveis, de acordo com a segurança do fornecedor. Na prática, se o servidor for hackeado, você pode perder suas criptos.

2- Carteiras para smartphones

A vantagem desse tipo de carteira é a mobilidade, já que você pode acessá-la por celular ou tablet. Sendo assim, essa é uma boa opção, sobretudo, para quem faz muitas operações com criptos.

No entanto, a questão da segurança é um ponto negativo. A dica é deixar nesse tipo de carteira apenas os ativos que serão usados no dia a dia.

Desse modo, você pode usar uma carteira mais segura para guardar as criptos que você não vai ficar movimentando.

3- Carteiras de desktop

Esse tipo de carteira virtual fica instalada no computador ou notebook. Sendo assim, as chaves privadas ficam armazenadas no disco rígido do computador.

Isso faz com que essa carteira tenha uma segurança maior do que as anteriores.

4- Carteira de criptomoeda de hardware

As carteiras de hardware não são de fato carteiras virtuais. Na verdade, elas são um dispositivo eletrônico físico desenvolvido com o propósito de proteger as criptomoedas.

Sendo assim, o armazenamento ocorre de forma offline, funcionando como uma carteira física.

Normalmente, essas carteiras têm uma conexão USB, o que permite transações na rede quando são conectadas a um computador ou smartphone.

A grande vantagem dessa carteira é a segurança, já que trata-se de um dispositivo que não fica conectado na internet.

Por causa dessa segurança, essas carteiras são boas para manter as moedas que não serão negociadas com frequência. Ou seja, para os ativos com foco no longo prazo.

Enfim, a desvantagem desse tipo de carteira é que o custo de aquisição dessa carteira de criptomoeda costuma ser bem alto. 

LEIA MAIS

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

Jogos NFT: os melhores para ganhar dinheiro

Quais são as melhores hard wallets?

Trust Wallet: o que é e para que serve?

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

Fontes: Launch pad, Nova dax e G2d.