Tron: o que é e como funciona essa criptomoeda?

23 de maio de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 43 seg


A Tron criptomoeda é uma rede descentralizada cujo token nativo é o TRX. A rede permite a criação de projetos tais como protocolos e jogos com a tecnologia blockchain.

Nesse sentido, a rede é uma das principais opções para a construção de DApps (aplicativos descentralizados de código aberto). A TRON foi fundada em 2017 por Justin Sun, que agora atua como CEO. Como não é possível minerar essa cripto, é possível obter o token como recompensa ao ajudar nos processos da rede.

O que é a criptomoeda Tron?

A Tron é uma rede descentralizada que possibilita o desenvolvimento de projetos, tais como jogos, protocolos e universos usando a tecnologia Blockchain. O Token é o TRX, usado como recompensas para produtores de conteúdo.

Nesse sentido, a plataforma Tron permite o armazenamento de smart contracts e grandes volumes de projetos descentralizados dentro da rede.

A Tron foi criada com uma estrutura para produtores de conteúdo, já que o seu intuito maior é atuar junto ao mercado de conteúdo. Na rede, os criadores de conteúdo podem criar moedas e usar a TRX para receber incentivos de usuários, pessoas que consomem conteúdo e visitantes.

Como funciona?

A Tron funciona como uma rede descentralizada, onde todos os dados são gratuitos e disponíveis, sendo assim, não existe uma autoridade central fazendo o controle da rede e dos dados.

Inclusive, a Tron é uma das principais opções para a construção de DApps (aplicativos descentralizados de código aberto), pois suporta grandes volumes de operações e o armazenamento de smart contracts.

Dentro da rede, os desenvolvedores podem criar seus próprios jogos, projetos e tokens. Mas as novas moedas ou tokens criados são sustentados pelo token principal (TRX).

Leia também: USD Coin: o que, como funciona e diferenciais da criptomoeda

Como adquirir a criptomoeda Tron?

Diferente de outras moedas como o Bitcoin, não é possível minerar Troin coin. Nesse sentido, a melhor forma de obter essas criptos, é acumular tokens de outras transações. Isso porque, ajudando nos processos da plataforma, os desenvolvedores recebem uma taxa ou token como recompensa.

Na prática, você pode ajudar validando transações e recebendo uma taxa pela criação ou transações de token. Nesse sentido, os token TRX já existem, eles não são criados como ocorre com o Bitcoin.

Como usar?

O token da Tron é o TRX, que serve como uma recompensa direta para quem produz conteúdos. Desse modo, a cripto pode ser usada como reserva de valor, investimento ou para negociar por outras criptos. No entanto, o seu uso principal dentro da rede na criação e interação com os dApps.

Quais são os riscos da criptomoeda Tron?

A Tron tem uma boa reputação no mundo das criptos quando o assunto é segurança. Apesar disso, é preciso tomar cuidado com as criptos, pois existem alguns riscos atrelados a todas as criptos. Um deles é o risco de um ataque hacker e o roubo das moedas.

Por outro lado, se você deseja usar a TRX como investimento, é preciso levar em conta seu perfil de investidor, pois a aplicação em criptos é ideal apenas para investidores arrojados. Além disso, antes de investir não deixe de analisar a cripto e as suas expectativas para o futuro.

Vale a pena?

Depende dos seus objetivos. Se você é um desenvolvedor e está em busca de uma plataforma para projetos, jogos e afins, a Tron pode ser uma boa opção. Mas se você pretende investir em uma criptomoeda, é preciso levar alguns fatores em consideração.

Uma das vantagens da Tron é que ela não tem taxa de transações e suporta até 2 mil operações por segundo. A título de comparação, a rede Ethereum suporta 80 vezes menos que isso e o Bitcoin suporta 333 vezes menos. Isso é vantajoso para os desenvolvedores, mas mesmo assim, vale a pena analisar os concorrentes para escolher a plataforma que melhor se encaixa com os seus objetivos.

Já para investidores, é preciso levar em conta o seu objetivo com a aplicação, além disso, é essencial verificar se a aplicação em criptos é ideal para o seu perfil.

E aí, gostou de aprender sobre a Tron? Então não deixe de conferir também Por que ter uma carteira virtual de criptomoedas?

Fontes: Coinext, Novadax, Guia do Bitcoin, Coin market cap.