USD Coin: o que, como funciona e diferenciais da criptomoeda

22 de maio de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 45 seg


A USD Coin é uma stablecoin lastreada no dólar norte-americano. Desse modo, não passa por tantas oscilações quanto outros tipos de criptos, já que tem uma proporção de 1:1 com o dólar.

Também conhecida como USDC, essa cripto foi desenvolvida pela Centre, uma parceria entre a exchange norte-americana Coinbase e a empresa de tecnologia para finanças Circle, sendo lançada em 2018.

Para adquirir essa moeda, você pode negociar diretamente com outro investidor, em operações do tipo P2P ou pode recorrer às exchanges. O mais recomendado é investir por meio das exchanges, corretoras de criptomoedas, pois elas garantem a transparência e segurança da operação.

O que é a USD Coin?

A USD Coin é uma stablecoin desenvolvida como um token de código aberto na rede Ethereum. Em resumo, uma stablecoin é um tipo de criptomoeda com lastro em algum outro ativo tais como metais preciosos ou moedas.

A USD, em específico, tem lastro com o dólar norte-americano. Dessa forma, o intuito é que o preço da USD Coin se mantenha estável em uma proporção de 1:1 com o dólar, isto é, 1 USD equivale a 1 dólar.

Como funciona?

A USDC funciona como uma stablecoin, isto é, como uma moeda digital com lastro no dólar-norte americano. Os ativos em dólar que a USD é lastreada ficam em reservas de instituições financeiras reguladas, guardados em contas segregadas e reconhecidas, isso torna possível a verificação pública e auditoria mensal por uma empresa independente de contabilidade.

No momento, a criptomoeda está disponível como um token ERC-20 na sua rede nativa, que é a Ethereum. No entanto, ela está expandindo para outras plataformas, tais como a rede Solana, Stellar, Tron e Algorand. Com essa expansão, o código da cripto está se tornando integrável com qualquer tipo de aplicação em várias redes.

Como adquirir a USD Coin?

É possível adquirir USD Coin por dois meios: exchanges ou P2P. As exchanges são corretoras com foco na negociação de criptomoedas. Nesse sentido, elas atuam como intermediárias nas negociações de criptoativos, proporcionando transparência e segurança nas compras e vendas de criptos.

Por outro lado, P2P é a compra ou venda de pessoa para pessoa. Ou seja, uma pessoa que tem a cripto negocia com uma pessoa que deseja comprar. Essa é uma operação bem arriscada, pois o comprador pode cair em golpes e perder suas criptomoedas.

Por isso, o mais seguro é investir por meio de exchanges de criptomoedas. Mesmo sendo uma opção mais segura, é essencial analisar a exchange para saber se ela é de confiança.

Como usar?

Você pode usar a USD como meio de pagamento de taxas dentro da rede. Outra opção, é usar a criptomoeda como uma opção de investimento. Neste caso, a ideia é investir e lucrar com a valorização da criptomoeda. Lembrando que a USDC não passa por muitas mudanças de preço, já que é atrelada ao dólar.

Recentemente, o USDC anunciou que poderá ser usado também nos meios de transação da bandeira de cartões de crédito Visa. Esse é um importante passo em seu objetivo de interligar a economia tradicional com o mundo cripto.

Quais são os riscos da USD Coin?

A rede USDC em específico, é segura, já que conta com protocolos e mecanismos de consenso. No entanto, ela tem alguns riscos. O principal risco é o descasamento o total de moedas emitido e o valor desses ativos em custódia.

Esse é um tipo de risco que existe nas stablecoins, já que a emissão de novas moedas está atrelada a manutenção de uma reserva equivalente no ativo correlacionado. Em outras palavras, existe o risco de existir mais USDC do que dólar em reserva, o que é contra a premissa da moeda.

Diferenciais da USD Coin

Um diferencial da USD Coin em comparação com algumas outras criptos, é o fato dela ser uma stablecoin. Isso é uma vantagem pois assim a cripto passa por menos oscilações, já que está atrelada ao dólar. Além disso, a cripto visa ser uma ponte entre o sistema financeiro tradicional e o mercado de criptoativos.

A rede também se destaca pela transparência e regulamentação dos seus fundos de lastro. Um dos dispositivos usados é o relatório mensal emitido pela auditoria independente Grant Thornton que atesta as reservas da Centre, o que serve como uma garantia de valor para a moeda estável. Esses relatórios estão disponíveis para consulta pública.

Vale a pena?

Depende. A escolha de uma criptomoeda deve ter como base os seus objetivos com a aplicação e o seu perfil de investidor.

Levar em conta os objetivos é essencial para que você escolha a cripto que melhor atenderá suas necessidades. Por exemplo, se você não gosta de muitas oscilações de preço, as stablecoins podem ser uma boa opção. Mas se você gosta de uma cripto mais consolidada e conhecida, talvez seja melhor aplicar em Bitcoins.

Já a questão do perfil de investidor é essencial. Mesmo passando por menos oscilações do que outras criptos, as stablecoins ainda são investimento de alto risco. Por isso, elas são uma opção para investidores mais arrojados e não são indicadas para investidores mais conservadores.

E aí, gostou de aprender sobre a USD Coin? Então aproveite para descobrir o Por que ter uma carteira virtual de criptomoedas?

Fontes: Coinext, Mercado Bitcoin e Novadax.