Como se preparar para uma crise? Dicas de atitudes a serem tomadas

4 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 16 seg


Alguns indícios apontam que estamos nos encaminhando para a próxima crise mundial. Por isso, conhecer algumas dicas de como se preparar para uma crise é essencial tanto para os empreendedores quanto para as pessoas em geral que não querem quebrar durante uma crise econômica.

Para preparar uma empresa, é fundamental analisar a parte produtiva e a saúde financeira do negócio. Depois disso, é preciso tomar medidas com o intuito de que a companhia se torne mais resiliente.

Já as pessoas no geral, podem se preparar tanto para uma crise econômica, quanto para um colapso do sistema. No primeiro caso é preciso organizar as finanças. Já no segundo caso, é preciso aprender a sobreviver por conta própria, por exemplo, aprendendo autodefesa e a cultivar o próprio alimento.

Como preparar a empresa para uma crise?

Se você possui uma empresa, algumas dicas podem ser úteis para preparar sua companhia para o período de crise:

1- Análise seu negócio

Analise as forças e fraquezas do seu negócio e determine em que aspectos é possível melhorar seu negócio para que ele se torne mais resiliente. Ao analisar a parte financeira do seu negócio seja bastante criterioso, já que em uma crise a manutenção da saúde financeira é fundamental. 

Como se preparar para uma crise? Dicas de atitudes a serem tomadas

Conecta imobi

2- Concorrentes

Crie diferenciais para o seu produto ou serviço com o intuito de não perder seus clientes para os concorrentes. Em síntese, antes da crise estreite o relacionamento e fidelize os clientes. Já durante a crise procure manter os clientes ao invés de perder para os concorrentes. Além disso, não deixe de analisar as forças e fraquezas dos concorrentes em busca de oportunidades e ameaças ao seu negócio.

3- Novos objetivos

Após analisar as forças e fraquezas do seu negócio e dos concorrentes, talvez seja preciso estabelecer novos objetivos para que sua empresa possa sobreviver à crise. Por exemplo, se você sabe que durante as crises normalmente aumentam a quantidade de inadimplências, vale a pena se preparar previamente para esse cenário. 

4- Economia e controle em uma crise econômica

Realize medidas visando a economia e evitando o descontrole no consumo. O objetivo é intensificar o controle para evitar o desperdício, ao mesmo tempo em que busca conseguir a maior produtividade possível. Não deixe de envolver e conscientizar os funcionários para que eles também ajudem a identificar oportunidades de diminuição de custos e desperdício de recursos.

Como se preparar para uma crise? Dicas de atitudes a serem tomadas

Statobr

Ainda visando a redução de custos, você pode procurar por fornecedores que possam prover matérias-primas com condições mais interessantes, sem que a qualidade final do produto seja prejudicada.

5- Reveja sua parte produtiva

É a parte produtiva do negócio que faz com que as empresas tenham fôlego para sobreviverem a longo prazo. Portanto, quanto mais apurado e menor for o seu processo produtivo, maiores são as probabilidades da empresa não ter grandes problemas durante uma crise econômica. Se os processos na sua empresa não estão satisfatórios, realize ajustes para se preparar para a crise.

6- Ordem para se preparar para uma crise

A segunda dica para preparar sua empresa para uma crise, é colocar em ordem todas as pendências da empresa, como, por exemplo, endividamento alto. Vale a pena também entrar em contato com os fornecedores, estreitar o relacionamento com os clientes e estimular os funcionários.

7- Divulgação

Utilize de diferentes meios para ser sempre lembrado pelos seus clientes e para conquistar novos clientes. Você pode entrar em contato com os clientes direta ou indiretamente, o importante é não deixar sua marca ser esquecida.

Como se preparar para uma crise? Dicas de atitudes a serem tomadas

Dinheirama

8- Parceiros para sobreviver à crise econômica

Participe de exposições e feiras relacionados ao setor de atuação do seu negócio e faça parceria com outros empresários.

9- Redução de tamanho

Se você notar que o tamanho da sua empresa irá te prejudicar durante a crise, talvez seja melhor reduzir o ritmo do negócio e diminuir o tamanho da empresa. Lembre-se: é melhor ter um negócio menor e sobreviver à crise do que ter uma empresa grande e declarar falência.

10- Criatividade para sobreviver a uma crise econômica

Algumas empresas ao invés de passarem por dificuldades financeiras, crescem durante uma crise. A sobrevivência e crescimento dessas companhias está diretamente relacionado à criatividade e inovação. Sendo assim, para preparar sua empresa para a crise, incentive os funcionários, ouça as ideias que surgirem e implemente as boas ideias.

Eprodução

Como se preparar financeiramente para uma crise?

Algumas dicas podem ajudar a população em geral a se prepararem para uma crise econômica:

1- Reserva de emergência: Tenha uma reserva de emergência equivalente a pelo menos seis meses dos seus gastos mensais. Dessa maneira, se você perder sua fonte de renda durante a crise, você terá como se manter por um tempo.

2- Dinheiro vivo: Tenha sempre um pouco de dinheiro vivo em mãos. Esse dinheiro pode ser usado em situações em que você precisa esperar um prazo até acessar sua reserva de emergência. Por isso, o ideal é deixar seu dinheiro em uma conta de fácil acesso e não em investimentos como títulos e ações.

3- Renda adicional: Outra medida que você pode tomar para se preparar para uma crise, é encontrar uma fonte de renda extra. Desse modo, se durante a crise você perder o emprego, você ainda terá outra fonte de renda. Lembrando que essa medida deve ser tomada antes da crise, já que durante a crise fica mais difícil encontrar um emprego.

Cacto mídia

4- Dívidas: Organize suas finanças para que você consiga quitar todas as suas dívidas antes que uma crise comece. Isso porque, se durante a crise você perder sua fonte de renda vai ser difícil conseguir pagar suas dívidas.

Como se preparar para um colapso no sistema?

No mundo atual, nós terceirizamos as responsabilidades básicas da nossa vida, como, por exemplo, a alimentação. Ou seja, se antigamente o ser humano saia para caçar, hoje em dia ele terceirizou essa tarefa e para conseguir comida basta ir até o supermercado.

Ao mesmo tempo em que a terceirização é mais fácil e cômoda, ela também possui riscos, já que a gente se torna vulnerável a uma falha do sistema. Por exemplo, se não tiver mais alimentos disponíveis no supermercado, onde você conseguiria alimento?

Pensando nisso existem algumas dicas de sobrevivência para as pessoas que desejam se preparar para o colapso total do sistema e não apenas para uma crise financeira:

1- Kit de sobrevivência

O seu kit pode conter um canivete, uma lanterna, um spray de pimenta e outros itens que possam ser úteis nas adversidades do dia a dia como, por exemplo: fósforos, rádio, pilhas extras, álcool e ferramenta multiuso.

Como se preparar para uma crise? Dicas de atitudes a serem tomadas

Reviewaz

Além desse kit com itens voltados para a sobrevivência, monte também um kit de primeiros socorros com itens como algodão, esparadrapo, termômetro e tesoura. Também inclua medicamentos como paracetamol e dipirona.

2- Alimentação

Outra dica é manter um bom estoque de alimentos. Nessa etapa é preciso que você faça um planejamento e compre os alimentos adequados para evitar desperdício. Também vale a pena aprender a cultivar o próprio alimento e técnicas para que eles durem mais tempo.

Em resumo, algumas medidas que você pode tomar são: estoque água, estoque alimentos não perecíveis, saiba como fazer os alimentos durarem e cultivar uma horta na sua casa.

Greenk

3- Se proteja

Outra dica é desenvolver habilidades que possam te ajudar a sobreviver caso o sistema entre em colapso, como, por exemplo, autodefesa e primeiros socorros.

No caso de um colapso total do sistema, também é importante ter um abrigo e não revelar a localização para ninguém, somente para as pessoas que dividem o abrigo com você. Sendo que, se você for se esconder com a sua família, é importante que todos conheçam técnicas de sobrevivência e saibam se defender.

Enfim, agora que você sabe como se preparar para uma crise, descubra quais são os indícios da Próxima crise mundial – Ciclos econômicos, indícios e como se proteger

Fontes: Evonline, Hypeness, Scopi e Wikihow

Imagens: Conecta imobi, Dinheirama, Sebrae, Eprodução, Statobr, Reviewaz, Cacto mídia e Greenk