10 dicas de como o dinheiro pode trazer felicidade

19 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 3 seg


Você já deve ter ouvido falar que dinheiro não traz felicidade. Será mesmo? Hoje eu vou explicar o porque o dinheiro pode, sim, trazer felicidade!

Com dinheiro, você pode lidar com imprevistos, comprar coisas que deseja e ter muitas experiências enriquecedoras. Além disso, você pode fazer caridade e ajudar outras pessoas.

Por outro lado, sem dinheiro você vive preocupado em como irá pagar contas, não consegue ter experiências que deseja e não consegue ajudar outras pessoas que precisam de dinheiro.

É claro que só o fato de ter muito dinheiro não te torna a pessoa mais feliz da terra. O que é determinante para ser feliz, é a FORMA com que você gasta o seu dinheiro!

É justamente sobre formas de gastar o seu dinheiro para ser mais feliz, que iremos falar nesse texto.

10 dicas de como gastar o seu dinheiro para ser mais feliz

Algumas formas de gastar seu dinheiro para que você seja mais feliz são:

1- Gaste seu dinheiro em experiências, e não em coisas

Gastar dinheiro com experiências como, por exemplo, viagens e passeios, traz mais felicidade do que comprar coisas. Quando você compra coisas, a alegria costuma ser momentânea. 

No entanto, quando você gasta com experiências, a alegria dura mais tempo e você cria memórias felizes.

Por exemplo, vamos supor que você quer comprar uma bolsa da Prada. Se você desejou durante muito tempo comprar uma bolsa dessa marca, você vai ficar muito feliz de comprar.

Mas essa alegria não vai durar tanto tempo assim. Se você comprar várias bolsas então, a alegria vai diminuindo com o tempo.

Por outro lado, se você viajar para a França e ficar uma semana experimentando comidas, conhecendo lugares e afins, você terá uma felicidade mais duradoura.

2- Gastar dinheiro com seu parceiro paga dividendos de felicidade

Outra forma de se sentir feliz ao gastar dinheiro, é comprando coisas para o seu parceiro. Por exemplo, você pode comprar algo que você sabe que o seu parceiro quer muito, mas nunca compraria.

O ato de presentear a pessoa amada é uma forma de demonstrar que você se importa e que pensa nela. Até porque a escolha de um bom presente exige dedicação.

3- Dinheiro pode trazer felicidade, se você gastar dinheiro com o pet

Outra boa forma de gastar dinheiro, é comprando coisas para o seu pet.

Muitas pesquisas apontam que gastar dinheiro com seus animais de estimação, seja para treinamento, brinquedos ou acessórios, pode aumentar e muito o seu nível de felicidade.

Inclusive, se você não tem um pet, você pode gastar dinheiro para comprar um ou adotar um animal de estimação. Isso porque ter um animal de estimação pode te tornar mais feliz.

Por exemplo, o ato de acariciar um cachorro pode ter efeitos de redução de estresse em sua mente e corpo. Além disso, os pets desempenham um papel de apoio emocional para você e sua família.

4- Se exercite

Compre uma bicicleta, vá em uma academia, faça aulas de dança… em resumo, se exercite. Você pode inclusive gastar para montar a sua própria academia e contratar um personal trainer.

Em síntese, o ato de se exercitar traz vários benefícios para a sua saúde e libera endorfina. Em outras palavras, o exercício te ajuda a se manter saudável e ainda faz você se sentir mais feliz.

5- Compre ferramentas

De maneira geral, as pessoas se sentem mais felizes quando são produtivas. Sendo assim, compre ferramentas e crie projetos.

Por exemplo, você pode comprar ferramentas de jardinagem e fazer um projeto de melhoria para o seu jardim. Inclusive, o ato de cuidar de plantas também pode te deixar mais feliz.

6- Organize festas

Gastar dinheiro na organização de uma festa é uma forma de ser mais feliz. Isso porque, por meio de festas você pode estreitar os laços com sua família e amigos.

Ou seja, não precisa ser festas grandiosas, basta ser uma reunião entre pessoas que você ama e cuja presença te fará mais feliz.

7- Dinheiro pode trazer felicidade, se você tiver um hobby

Ter um hobby é uma boa forma de você relaxar. Além disso, alguns hobbies são maneiras de você se conectar consigo mesmo e se conhecer melhor.

Por exemplo, se você gosta de pintar, você pode montar um estúdio e comprar materiais de pintura. Sendo que você pode dar de presente o que você tiver produzido com o seu hobby.

8-Invista de forma passiva

Se tomar riscos te deixa estressado e infeliz, prefira investimentos que você não precisa ficar acompanhando o tempo todo como, por exemplo, fundos de investimentos.

Assim você fica satisfeito porque o seu patrimônio continua a crescer, mas não tem o estresse de acompanhar o mercado o tempo todo.

9- Tenha uma reserva financeira

Ter uma reserva financeira traz felicidade, pois você sabe que se um imprevisto acontecer, você tem como lidar com ele.

Por exemplo, não ter dinheiro para consertar o carro caso ele estrague, pode te deixar preocupado o tempo todo. Mas sabendo que você tem dinheiro para lidar com imprevistos, você pode relaxar.

10- Faça caridade

Por fim, pense sobre a possibilidade de fazer caridade. O ato de doar dinheiro e ajudar outras pessoas que existem, traz uma forma diferente de felicidade. Você se sente satisfeito e contente por poder ajudar o outro.

LEIA MAIS

4 erros que você não pode cometer com seu dinheiro

Como economizar dinheiro, passo a passo, com 25 dicas!

As 5 formas de ganhar mais dinheiro

Você mais rico: 3 formas de ter mais dinheiro e aumentar a renda

Como ganhar dinheiro com a alta da Taxa Selic?

Guarda dinheiro em casa? Saiba por que isso não vale a pena

Dinheiro falso: como identificar uma nota falsa de real

Fontes: Forbes, Exame e Infomoney.