Guarda dinheiro em casa? Saiba por que isso não vale a pena

23 de junho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 54 seg


Muitas pessoas ainda insistem em guardar dinheiro em casa. No entanto, com a inflação você perde poder de compra ao deixar dinheiro em casa.

Isso porque, ao guardar dinheiro em casa, ele não rende. Em outras palavras, enquanto os preços dos produtos e serviços sobe, o dinheiro permanece com o mesmo valor nominal, porém, desvalorizado em valor real.

O que acontece quando você guarda dinheiro em casa?

Se você tem o hábito de deixar dinheiro em casa, saiba que esse é um hábito muito prejudicial para a sua saúde financeira.

Principalmente em cenário de inflação alta, onde o poder de compra da população é seriamente prejudicado. Em resumo, a inflação é o aumento generalizado nos preços de bens e serviços.

Sendo assim, com a inflação alta, você precisa de cada vez mais dinheiro para comprar os mesmos produtos de antes. Ou seja, você perde parte do seu poder de compra.

Uma forma de proteger o seu capital contra essa perda, é fazer o seu dinheiro render acima da inflação. Com isso, os rendimentos compensam a perda causada pela inflação e o poder de compra do seu capital é protegido.

No entanto, ao guardar dinheiro em casa, você não tem esse rendimento. Logo, você apenas perde poder de compra para a inflação, e não consegue proteger o seu capital.

Essa mania de guardar dinheiro em casa não é exclusiva dos brasileiros. De acordo com um estudo feito pela MetLife, 1 em cada 5 estadunidenses está guardando dinheiro em casa.

Um dos motivos para isso, de acordo com a pesquisa, é de que as pessoas estão mais conservadoras com o seu dinheiro e preferem ficar com ele em casa ao invés de investir. 

Além disso, segundo o estudo, 41% dos americanos que possuem investimentos dizem revisar as aplicações com maior frequência. Ou seja, as pessoas estão com uma sensação de insegurança em aplicar seu dinheiro.

Um dos medos das pessoas, é em relação à uma possível recessão. Isso porque existem sinais mistos que indicam que o crescimento global está passando por um momento de desaceleração.

Alternativas à guardar dinheiro em casa

Como você já sabe, deixar o dinheiro em casa é prejudicial para a sua saúde financeira. Portanto, você deve conhecer opções de onde guardar dinheiro, para obter bons rendimentos e com isso, proteger os seus recursos.

Algumas alternativas muito mais vantajosas do que deixar o dinheiro em casa são:

1- Banco

Depositar o seu dinheiro no banco é bem mais seguro do que guardar o dinheiro em casa. Isso porque o dinheiro no banco tem um acesso mais restrito e conta com vários mecanismos de segurança.

Dessa forma, se a intenção é proteger a integridade do seu dinheiro, o banco é uma opção bem melhor do que deixar o dinheiro em casa.

Existe ainda a questão de que ao deixar o dinheiro em conta-corrente ou poupança, você conta com liquidez imediata.

Ou seja, você pode usar o dinheiro quando quiser. Além disso, no caso da conta poupança, existe um pequeno rendimento.

2- Aplicações financeiras

Deixar o dinheiro no banco é uma boa alternativa para quem está em busca de segurança. Por outro lado, se você deseja manter o seu poder de compra, a melhor opção são os investimentos.

Sendo que algumas aplicações financeiras contam com a mesma segurança de deixar o dinheiro no banco!

Além disso, existem muitas opções de investimentos ideais para diferentes objetivos e com variados níveis de risco. Por exemplo, se você quer liquidez e segurança, os títulos de renda fixa podem ser uma boa.

Em contrapartida, se você deseja investir com foco na aposentadoria ou outros planos de longo prazo, as aplicações em renda variável podem ser mais interessantes.

Vale a pena deixar dinheiro em casa?

Não, deixar dinheiro em casa não vale a pena. Em primeiro lugar, temos a questão da perda do poder de compra. Como o dinheiro em casa não rende, você não consegue proteger o seu patrimônio.

Além disso, tem a questão da segurança. O dinheiro em casa tem fácil acesso e, em grandes quantias, pode chamar atenção indesejada.

Enfim, entendeu o porque deixar dinheiro em casa não é uma boa ideia? Então confira agora mesmo opções de investimentos acima da inflação para proteger o seu poder de compra.

Fontes: Suno e BBC.