Você mais rico: 3 formas de ter mais dinheiro e aumentar a renda

28 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 10 seg


Se você tem o sonho de atingir a independência financeira, conhecer estratégias para ficar mais rico é essencial. Por isso, no texto de hoje vou te falar sobre 3 estratégias para você ficar mais rico.

O que é você mais rico

Existem várias formas de ficar mais rico. Mas esta não é uma tarefa fácil. Você precisa ter disciplina, paciência e constância.

Sendo que o “você mais rico” é um estado de vida, isto é, um estado de riqueza, onde o sucesso financeiro foi alcançado.

Ou seja, uma pessoa neste estado tem dinheiro suficiente para manter um padrão de vida acima da média. Vale destacar que este estado de riqueza varia de acordo com cada pessoa.

Isso porque a definição de rico varia e depende de fatores como os padrões de consumo de cada um, por exemplo. Vamos supor que para você atingir este estado de riqueza você tenha uma meta financeira X.

No entanto, o valor que você definiu pode ser pouco para outra pessoa que consome coisas muito mais caras do que você. Neste caso, essa outra pessoa precisaria estabelecer uma meta XX.

No texto de hoje eu vou te falar sobre formas de você ficar mais rico dentro da sua própria realidade financeira.

Estratégias para ficar mais rico

Existem 3 estratégias que devem ser seguidas por quem quer ficar mais rico, independente do seu padrão de vida:

  1. Controlar melhor as finanças pessoais;
  2. Procurar maneiras profissionais de aumento de renda;
  3. Investir em ativos para multiplicar o patrimônio.

Entenda como colocar essas estratégias em prática:

1- Controle das finanças

Controlar as suas finanças é uma das principais estratégias para que você fique mais rico.

Pode ser que você não enriqueça com isso, mas só de controlar as suas finanças, você já terá mais dinheiro disponível para investir, por exemplo.

Ao controlar suas finanças, você consegue cortar gastos desnecessários e economizar dinheiro. Além disso, com o controle financeiro, você ainda pode evitar despesas com juros.

Ao financiar carro ou casa, por exemplo, boa parte do dinheiro que você paga nas prestações são juros.

Isso significa que, se você tivesse comprado à vista, você teria economizado dinheiro. Algumas atitudes que você pode tomar para organizar as suas finanças são:

  • Evite financiamentos, empréstimos e afins;
  • Faça um mapeamento de todas as suas despesas fixas e variáveis.
  • Corte os gastos desnecessários;
  • Reduza os gastos que estão elevados.

Vale destacar que, ao fazer o mapeamento de todas as despesas da sua família, você consegue verificar para onde está indo o seu dinheiro.

Isso facilita na hora de cortar os gastos desnecessários e reduzir os gastos que estão muito elevados.

2- Formas profissionais de aumentar a renda

A 2º alternativa para você ficar mais rico é gerar mais riqueza trabalhando. Para isso, você pode recorrer a:

  1. Profissionalização;
  2. Renda extra.

Se você optar pela opção da profissionalização, você pode gerar mais riqueza ao elevar a sua renda atual. Isso porque, ao se profissionalizar, você pode ser promovido, por exemplo.

Contudo, essa é uma forma de ganhar mais dinheiro no médio e longo prazo. Afinal de contas, você terá que dedicar um tempo para fazer cursos, obter certificados e ler livros.

Por outro lado, a opção de renda extra é uma forma de conseguir mais dinheiro no curto prazo. Existem várias opções de renda extra como, por exemplo, serviços de freelancer ou de aplicativos.

3- Investimentos

Nas alternativas anteriores, eu te falei sobre formas de ficar mais rico ao economizar ou aumentar a sua renda.

Já a estratégia de investir é uma forma de você multiplicar o seu patrimônio. Isso porque, ao investir você faz o seu dinheiro trabalhar por você. Além disso, existem opções de aplicações que geram renda passiva.

Essa renda pode ser reinvestida para aumentar o seu patrimônio ou pode ser usada. Algumas opções de investimentos são:

  1. Ações;
  2. Fundos de investimento;
  3. Títulos de renda fixa;
  4. Fundos imobiliários;
  5. ETFs.

Enfim, existem muitas opções de aplicações no mercado. Para escolher a que é melhor para você, é preciso levar em conta os seus objetivos ao investir.

Isso porque os ativos contam com prazos de vencimentos diferentes. Logo, é interessante que você escolha ativos com prazos que se encaixam nos prazos dos seus objetivos.

Você também deve considerar o risco que está disposto a correr. Ou seja, invista de acordo com o seu perfil de investidor.

Por exemplo, as ações têm um risco maior do que os títulos de renda fixa. Em contrapartida, as ações podem proporcionar um ganho maior.

Gostou de aprender estratégias que podem fazer com que você fique mais rico? Descubra também Quanto rende R$ 10 mil investidos em 2022?