Como economizar dinheiro, passo a passo, com 25 dicas!


No texto de hoje eu vou te ensinar como economizar dinheiro por meio de um passo a passo bem detalhado, confira:

1- Conheça a sua realidade financeira para economizar dinheiro

Conhecer a sua realidade financeira é o primeiro passo para que você consiga se organizar financeiramente e passe a economizar.

Dessa maneira, você precisa saber, por exemplo, o quanto você ganha, se você tem dívidas e quais são os seus gastos mensais. Além disso, é essencial definir seus objetivos financeiros

2- Controle financeiro

No começo você pode achar o controle financeiro meio limitante. No entanto, ele é fundamental para quem quer economizar dinheiro.

Isso porque é o controle que vai te impedir de gastar além do que deve e, com isso, conseguir economizar dinheiro.

Enfim, você pode fazer esse controle em um caderninho de anotações, em uma planilha de Excel ou ainda em aplicativos.

3- Entenda os seus gastos

Analise quais são as suas despesas fixas e variáveis. Em síntese, as despesas fixas são aquelas que você possui todos os meses e cujo valor não se altera.

Um exemplo de despesa fixa é o valor do aluguel. Por outro lado, as despesas variáveis são aquelas que passam por mudanças todos os meses. 

4- Analise os seus gastos

Depois de separar os dois tipos de despesas está na hora de você analisar para onde está indo o seu dinheiro. Isso porque, sem uma organização, você pode achar que gasta muito com supermercado e aluguel, por exemplo.

Contudo, ao fazer essa análise de gastos, você pode acabar descobrindo que boa parte do seu salário está indo para itens desnecessários. Por isso, essa análise dos gastos é muito importante.

5- Elimine os gastos desnecessários para economizar dinheiro

Após separar as despesas e verificar para onde está indo o seu dinheiro, você está pronto para fazer o corte de gastos. Geralmente o corte de gastos começa pelos gastos supérfluos e desnecessários.

Entretanto, você pode também definir a meta de economizar no dia a dia na sua casa. Por exemplo, pode passar menos tempo no banho e economizar água e energia.

6- Crie metas

Ter objetivos é essencial. Mas também é preciso definir metas. Isso porque as metas são como passos que, ao serem cumpridos, te colocam mais perto da realização do seu objetivo. Uma dica ao definir as suas metas é ser realista.

Em outras palavras, defina metas que você vai conseguir cumprir e que sejam mensuráveis. Se você criar metas impossíveis, pode acabar frustrado por não conseguir cumpri-las.

7- Para economizar dinheiro evite as compras por impulso

Não compre por impulso. No começo do mês planeje os seus gastos e busque seguir o planejamento. Se você achar que vai perder o controle e comprar o que não deve, você pode se fazer algumas perguntas:

  • Por que estou querendo comprar este produto?
  • Será útil? Estou precisando?
  • Vale a pena?
  • Estou fazendo essa escolha por mim?

8- Priorize os gastos fixos

Planejar as suas despesas é a parte fácil. A parte difícil é colocar em prática. Uma dica para te ajudar é: priorize os gastos fixos. Isso porque esses gastos são sempre um valor específico. Já os outros gastos são mais flexíveis.

9- Quite suas dívidas

Se você tem dívidas, é essencial que você se organize para quitar todas. Assim que você quitar as suas dívidas, você poderá economizar ainda mais dinheiro para realizar os seus objetivos. Além disso, as dívidas costumam ter juros.

Ou seja, ao manter uma dívida, você está jogando dinheiro fora com juros ao invés de juntar para alcançar seus objetivos. Para quitar suas dívidas, verifique quais são as melhores opções oferecidas e renegocie.

10- Prefira os juros altos por juros baixos

Muitas dívidas contam com um juros tão alto que a dívida pode virar uma bola de neve caso você atrase ou algo do tipo. Por exemplo, se você tem uma dívida no cartão de crédito, boa parte da dívida são juros!

Se você não tem dinheiro para quitar as dívidas com juros altos, uma opção é trocar dívidas de juros altos por dívidas de juros baixos.

Para isso, você pode recorrer a linhas de crédito com juros baixos. Sendo assim, você pega um empréstimo com juros baixos e paga a dívida com juros altos.

11- Converse com a sua família

Se a intenção for economizar o dinheiro da família como um todo, é muito importante que todos saibam da intenção de economizar. Além disso, todos devem conhecer as metas e estarem dispostos a economizar.

Em contrapartida, se você for economizar apenas o seu dinheiro, você também pode conversar com a sua família para que eles possam te apoiar e ajudar no que for necessário.

12- Para economizar dinheiro, gaste menos do que você ganha

Não tem como economizar se você não gastar menos do que ganha. Isso pode parecer óbvio.

Mas muitas pessoas não conseguem gastar menos do que ganham no mês e acabam recorrendo ao cartão de crédito ou ao cheque especial. Portanto, se organize e gaste apenas o valor planejado.

13- Crie uma reserva de emergência

Você provavelmente quer poupar dinheiro para realizar o seu objetivo logo. Mas você já tem uma reserva de emergência? Em resumo, essa reserva é uma quantia em dinheiro que deve ser usada apenas em imprevistos.

Em outras palavras, ela serve como um suporte financeiro caso você perca o emprego, por exemplo. Ter essa reserva é muito importante para que você tenha tranquilidade.

Afinal de contas, com ela você sabe que se algum imprevisto acontecer, você terá dinheiro para lidar com ele. Em relação ao valor da reserva de emergência, isso vai variar.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Boa parte dos especialistas recomendam que a reserva seja equivalente a 6 meses dos seus gastos mensais. Porém, se você for autônomo, por exemplo, essa reserva deve ser maior de, no mínimo, 12 meses.

Para calcular o valor da reserva ideal para você, verifique qual é o seu custo de vida e multiplique pela quantidade de meses que será correspondente a sua reserva.

14- Use planilhas de gastos

A planilha de gastos serve para que você fique de olho em tudo o que você está gastando. Desse modo, você consegue se controlar melhor e evitar gastos não planejados.

Dessa forma, ela serve para que você consiga limitar os seus gastos ao valor planejado e com isso consiga economizar dinheiro.

15- Não deixe as suas contas vencerem

Não espere as suas dívidas vencerem, pague antes. Quando você deixa as dívidas vencerem, você tem que pagar juros ou multa por atraso.

Ou seja, você basicamente joga dinheiro fora. Por isso, se organize para pagar tudo dentro do prazo. Até mesmo contas como energia e água é bom que você pague dentro do prazo.

16- Pague as contas no mesmo dia que você receber

Assim que o seu salário cair na conta, pague as suas dívidas. Essa atitude vai evitar que você atrase as dívidas.

Além disso, assim que você receber já faça o seu planejamento mensal e não gaste até planejar quais serão os seus gastos e o quanto do seu salário será destinado para cada coisa.

17- Economize dinheiro e aumente a sua renda

Se você quer juntar dinheiro logo, uma boa dica é procurar formas de aumentar a sua renda.

Existem várias opções de renda extra que você pode fazer para ganhar dinheiro. Veja no que você é bom e como você pode fazer uma renda extra com isso.

18- Economize o dinheiro extra que você conseguir

Se você conseguir um dinheiro extra no mês, nada de gastar! Quanto mais você poupar por mês, mais rápido você vai conseguir realizar os seus objetivos. Portanto, tenha foco no seu objetivo e junte o dinheiro extra que você receber.

19- A importância de dizer “não” e economize dinheiro

Economizar dinheiro exige disciplina. Isso envolve saber dizer não. Por exemplo, você pode ver um produto e ficar com vontade de comprar. Neste caso, você tem que lembrar do seu objetivo e dizer não para aquele gasto.

Você também tem que aprender a dizer não para convites que você não tem dinheiro para arcar. Por exemplo, um amigo pode te chamar para ir no show de uma banda que vocês gostam.

Lembre-se do seu objetivo e diga não ao convite. Enfim, saber dizer não pode ser difícil, mas é necessário não apenas no que diz respeito às finanças, mas em várias situações.

20- Compre à vista

Comprar à vista é uma forma de você controlar melhor os seus gastos. Além disso, você evita ficar endividado.

Existe ainda a vantagem de que, muitas vezes, ao comprar à vista você consegue um desconto e com isso você já economiza dinheiro.

21- Pesquise antes de comprar

Pesquisar antes de comprar é essencial para quem quer economizar dinheiro. Afinal de contas, o mesmo produto em locais diferentes podem ter preços bem divergentes.

Por isso, antes de comprar, não deixe de fazer uma boa comparação de preços.

22- Fuja da tentação e economize dinheiro

Uma boa forma de evitar gastos desnecessários é evitar a tentação. Por exemplo, se você tem aplicativos de e-commerce instalados no celular, você está passando vontade.

Até porque, muitos desses aplicativos ficam mandando notificações tentando te convencer a gastar. Portanto, para evitar a tentação, desinstale esses aplicativos e aproveite para cancelar as inscrições de lojas que estão no seu e-mail.

23- Evite o cartão de crédito

O cartão de crédito é tão fácil de ser usado que pode resultar no descontrole das finanças. Quando você usa o cartão, você tem a sensação de que está pagando por algo.

Mas na prática, um cartão funciona como um empréstimo. Ou seja, você está pegando dinheiro emprestado e se não devolver no dia certo (antes do vencimento da fatura) você terá que arcar com altos juros.

24- Prefira comer em casa ao invés de sair

Comer em casa sai muito mais barato do que sair para comer ou pedir comida em casa. Por isso, se o seu foco é economizar, prefira comer em casa.

Além disso, comer em casa também costuma ser mais saudável. Sendo assim, além de economizar você ainda preserva a sua saúde.

25- Economize dinheiro e invista

Depois que você tiver realizado o objetivo para o qual você estava economizando dinheiro, continue economizando e invista.

Investir é uma forma de você fazer o seu dinheiro trabalhar por você e no longo prazo, você pode criar um patrimônio relevante.

Enfim, gostou de conferir as dicas (via riconnect) de como economizar dinheiro? Então não deixe de conferir também como ganhar dinheiro dormindo

Conte-nos a sua opinião...