27 filmes sobre o mercado financeiro que você precisa assistir

17 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 9 min, 56 seg


Se você gosta de assistir filmes, provavelmente, você vai gostar dessa lista que eu preparei com indicações de filmes sobre o mercado financeiro.

Filmes sobre o mercado financeiro

Alguns filmes sobre o mercado financeiro que você pode gostar são:

1- A Fraude (Rogue Trader)

O filme A fraude conta a história de um funcionário do Barings Bank. Ele começa na empresa como escriturário. No entanto, ele quer subir na carreira e virar corretor da bolsa da empresa.

Em seu primeiro ano montando operações no mercado futuro e opções, ele tem um ótimo resultado. Contudo, ele agiu de forma ilegal em várias situações.

Além disso, ele escondeu perdas sofridas em uma conta da empresa. Enfim, como você pode imaginar, a situação dele vira uma bola de neve.

2- Wall Street: poder e cobiça

Neste filme acompanhamos os bastidores da bolsa de valores de Nova York. Os protagonistas do filme de 1987 são Michael Douglas (Gordon Gekko) e Charlie Sheen (Bud Fox).

Em resumo, o filme mostra que a bolsa pode ser um local cheio de ganância, poder e frieza, onde a prioridade de muitas empresas é lucrar. Mesmo que isso traga perdas para os investidores.

3- Filmes sobre o mercado financeiro: O lobo de Wall Street

Esse é o filme mais recente sobre o mercado financeiro. Isso porque, ele é um filme de 2013. O protagonista do filme é Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio.

O filme é baseado em fatos reais e mostra como Belfort usou brechas no sistema para enriquecer no mercado financeiro.

4- À procura da felicidade

Este é mais um filme sobre o mercado financeiro com base em fatos reais. Sendo assim, neste filme nós conhecemos a história de Chris Gardner, interpretado por Will Smith.

Em síntese, Gardner está em uma situação bem difícil: sem dinheiro, separado, sem fonte de renda e com um filho pequeno. É nesse contexto que ele consegue um estágio não remunerado em uma corretora de ações.

5- Filmes sobre o mercado financeiro: A grande aposta

A Grande Aposta foi o vencedor do Oscar 2016 como melhor roteiro adaptado. Ele mostra a história de algumas pessoas que antecipam a crise de 2008.

Desse modo, eles apostam que a bolha imobiliária vai estourar e encontram uma forma de lucrar com isso.

6- Grande demais para quebrar

Grande demais para quebrar é baseado no livro de mesmo nome do jornalista Andrew Sorkin.

A história é ambientada na crise de 2008 e é contada pelo ponto de vista de Henry Paulson, Secretário de Tesouro dos EUA, na época.

Dessa forma, Paulson, sua equipe e grandes nomes de Wall Street buscam salvar a economia dos EUA em meio ao período de instabilidade.

7- Margin call: O dia antes do fim

Esse é mais um filme que fala sobre a crise de 2008. Como você já deve ter notado, existem muitos filmes sobre o mercado financeiro que falam sobre a crise de 2008.

Isso acontece pois esta foi uma das principais crises globais do mundo. Contudo, cada filme traz uma perspectiva diferente sobre a crise de 2008.

Margin Call, por exemplo, conta a história de uma empresa que está demitindo funcionários por causa da crise.

Um deles antes de sair da empresa deixa um pen drive com um projeto dele para um dos outros funcionários que ainda vai ficar na empresa.

O problema é que ao ser posto em prática, o projeto quebra a empresa. Nesse cenário, é preciso decidir o que fazer com o capital da companhia.

8- Filmes sobre o mercado financeiro: Jogo do dinheiro

Neste filme sobre o mercado financeiro, acompanhamos a história de Lee Gates, um apresentador de TV. Em seu programa, Gates dá dicas de investimentos.

Um dia, durante um programa ao vivo, ele é sequestrado por um homem que está indignado por ter perdido dinheiro ao seguir as dicas de Gates. 

9- O mago das mentiras

O mago das mentiras é inspirado na história real de um dos maiores investidores de Wall Street: Bernard Madoff, também chamado de Bernie Madoff.

Ele foi o responsável por uma operação conhecida como Esquema Ponzi, tida como a maior fraude financeira da história dos EUA. Esse é um bom filme para que você entenda como funciona o esquema de pirâmide financeira.

10- O primeiro milhão

A história deste filme sobre o mercado financeiro, se passa em um cenário que lembra o filme O lobo de Wall Street.

Sendo assim, temos um cenário de festas, carros, drogas e viagens. Contudo, O lobo de Wall Street é baseado em uma história real. Já O primeiro milhão é uma ficção.

Mais alguns filmes sobre o mercado financeiro

Mais algumas opções de filmes são:

11- O homem que mudou o jogo

Neste filme nós acompanhamos a história de Billy Beane, interpretado por Brad Pitt.

Em síntese, Beane é gerente do time de baseball Oakland Athletics, que com pouco dinheiro, conseguiu desenvolver um programa de estatísticas para o clube.

Desse modo, o time ficou entre as principais equipes de baseball nos anos 80.

12- Wall Street: o dinheiro nunca dorme

No filme Wall Street: o dinheiro nunca dorme, acompanhamos a história de Gordon Gekko, que cumpriu pena por fraudes financeiras. Depois de deixar a prisão, ele não pode mais operar no mercado financeiro.

Dessa forma, ele passou a se dedicar a fazer palestras e escrever um livro. Depois de uma dessas palestras, ele é abordado por Jacob Moore, que vive com Winnie, que por sua vez, é filha de Gekko.

Moore quer a ajuda de Gekko, que aceita ajudar em troca de Moore o ajudar a se aproximar da filha, que não fala mais com ele.

13- Fome de poder

Neste filme nós acompanhamos a história do McDonald’s, desde quando a empresa era uma lanchonete familiar, até se tornar uma das maiores empresas de fast food do mundo.

Sendo assim, por meio desse filme, é possível notar como a empresa surgiu e foi desenvolvido seu modelo de atendimento pelos irmãos McDonald’s.

14- Filmes sobre o mercado: Quem quer ser um milionário

Quem quer ser um milionário é um filme bem conhecido. Por isso, talvez você já tenha ouvido falar sobre ele ou tenha assistido.

Mas caso você não saiba nada sobre a história, vou resumir para você: neste filme, nós acompanhamos a história de um jovem que teve uma infância pobre e difícil.

Ele então decide se inscrever para um programa popular chamado Quem quer ser um milionário e essa é a sua chance de mudar de vida.  

15- The inventor: out of blood in silicon valley

Por meio de uma invenção que prometia revolucionar os testes sanguíneos, Elizabeth Holmes virou a bilionária mais jovem do mundo.

Sendo que ela era vista como o próximo Steve Jobs. No entanto, depois de apenas dois anos, a sua companhia multimilionária foi dissolvida. 

16- Mercado de Capitais

O Mercado de Capitais é um filme de 2016, que foi financiado por mulheres de Wall Street que compartilharam suas histórias no mundo dos investimentos.

Em síntese, no filme nós acompanhamos a história de uma investidora que percorre o caminho do sucesso em busca de alavancar o seu futuro profissional em Wall Street.

17- Filmes sobre o mercado financeiro: trocando as bolas

Como parte de uma aposta, um rico executivo de investimentos troca de lugar com um morador de rua.

O ex-morador de rua passa a receber aulas de grandes nomes do mercado para que possa começar a aplicar em commodities.

Documentários sobre o mercado financeiro

Além dos filmes listados acima, existem também documentários que você pode gostar:

18- Trabalho interno

Trabalho interno é um documentário que venceu o Oscar de 2011. Em resumo, Inside Job expõe e analisa os fatos que contribuíram para a crise de 2008.

Ele tem como base extensas pesquisas e entrevistas com jornalistas, políticos e economistas.

Sendo que o documentário fala desde o começo do cenário econômico mundial no começo do século XXI até as consequências da bolha imobiliária.

19- Quants: os alquimistas de Wall Street

Quants é um documentário que retrata as atividades dos analistas quantitativos (quants).

Esses profissionais procuram estabelecer modelos matemáticos e estatísticos para determinar os valores e riscos de setores do mercado financeiro.

Desse modo, o filme questiona a atuação dessas pessoas e se as análises têm como base dados realmente confiáveis.

20- Enron: os mais espertos da sala

Enron é mais um documentário sobre o mercado financeiro. Sendo que o nome Enron é o nome de uma empresa norte-americana do setor de energia que quebrou em 2001.

Essa empresa chegou a ser a 7º maior companhia do país. Contudo, os seus executivos fugiram com todo o capital da empresa. Desse modo, os papéis da empresa perderam todo o valor e os investidores ficaram no prejuízo.

21- Capitalismo uma história de amor

Este documentário fala sobre a crise de 2008 e como ela abalou os mercados de todo o mundo, causando a falência de empresas, instituições financeiras e indivíduos comuns.

Dessa forma, na obra são entrevistados tanto grandes nomes da política e economia, quanto pessoas comuns.

Além disso, é feita uma crítica ao capitalismo, que na visão do diretor Michael Moore, corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos EUA.

22- Documentários sobre o mercado: À caça de Madoff

Lançado em 2014, este documentário acompanha as investigações que resultaram na prisão de Bernard Madoff.

Sendo que o documentário conta com entrevistas de várias pessoas que entregaram Madoff, como por exemplo, Frank Casey, Neil Chelo e Harry Markopolos.

23- Becoming Warren Buffett

Este documentário sobre o mercado financeiro conta um pouco da história de vida de Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo.

Sendo assim, a obra fala sobre situações da infância de Buffett, hábitos e rotinas atuais. Além disso, fala ainda sobre a sua empresa, a Berkshire Hathaway.

24- The China Hustle

O filme The China Hustle é um documentário que fala como analistas de investimentos descobriram que companhias chinesas que abriram capital na bolsa dos EUA eram fraudes.

Sendo que elas usavam empresas norte-americanas como fachada e anunciavam resultados que não existiam.

25- Documentários sobre o mercado financeiro: Apostando no zero

Este documentário relata as alegações de crimes corporativos em Wall Street. Em resumo, Bill Ackman está em uma cruzada para expor a Herbalife como o maior esquema de pirâmide da história.

Por outro lado, os executivos da Herbalife afirmam que Ackman é um manipulador de mercado que quer arruinar a empresa.

Extras

Além dos filmes e documentários sobre o mercado financeiro, você pode assistir também:

26- Million Dollar Traders

Este é um reality show da BBC Million Dollar Traders (Traders com um milhão de dólares). O reality reúne pessoas em um treinamento completo sobre investimentos.

Depois do curso intensivo, os participantes recebem um milhão de dólares para aplicarem como acharem melhor.

27- Billions

Billions é uma série que conta a história de um gestor de investimentos bilionários que obtêm altos retornos ao usar informações privilegiadas.

No entanto, os seus altos rendimentos não passam despercebidos e ele passa a ser investigado pelo procurador geral da república dos EUA.

Enfim, gostou de descobrir alguns filmes e documentários sobre o mercado financeiro? Então não deixe de conferir a lista de Livros sobre investimentos para todos os níveis de investidores