Como criar uma carteira que rende 2.500 de renda passiva por mês?

16 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 7 seg


Viver de renda passiva é o sonho de muitas pessoas. Pensando nisso, no texto de hoje, eu vou te contar como criar uma carteira que rende 2.500 de renda passiva por mês.

Como criar uma carteira que rende 2.500 de renda passiva por mês?

Para saber o quanto teria que investir para ter uma renda passiva de 2.500 por mês, Raul Sena, o Investidor Sardinha, decidiu fazer um experimento.

Desse modo, ele criou uma carteira de verdade, onde ele de fato investiu o seu dinheiro. Ou seja, não é uma carteira teórica. Em 1º lugar, o Raul pensou em quais ativos ele queria nesta carteira.

Depois disso, ele foi colocando em uma planilha que ele desenvolveu para ajudar neste processo. Logo, ele chegou ao resultado de quanto ele teria que investir para ter uma carteira que rende 2.500 de renda passiva por mês.

Se a sua intenção é gerar renda passiva, então você deve montar uma carteira de dividendos. Ou seja, uma carteira de investimento com foco na geração de proventos.

Portanto, ao escolher os ativos para a sua carteira, você deve levar em conta a quantidade de proventos que ele gera. É claro que você não deve investir em um ativo com base nos dividendos.

Você também deve analisar a qualidade do ativo. Contudo, o fato dele pagar proventos é um dos fatores mais importantes, afinal, a intenção é justamente ter renda passiva.

Talvez você esteja se perguntando quais são os melhores ativos para isso. Você pode diversificar entre vários tipos de ativos que gerem renda como, por exemplo, em ações, fundos de investimento e em FIIs.

Quanto é preciso investir?

No experimento que o Raul fez ele investiu R$ 348.388,66 em cotas de fundos imobiliários. É claro que se você fosse montar essa mesma carteira hoje, você não iria gastar exatamente o mesmo valor.

Isso porque o preço das cotas dos fundos varia. Sendo assim, você pode gastar mais ou menos do que isso. Além disso, a renda passiva também varia.

Ou seja, em alguns meses você pode ter um retorno maior do que em outros. Logo, você pode gastar o que você precisa para manter o seu padrão de vida e reinvestir o restante, por exemplo.

Vale destacar ainda, que o Raul fez essa experiência com fundos imobiliários. Isso significa que você pode ter um rendimento diferente ao investir em ações, por exemplo.

Isso ocorre pois os fundos imobiliários são muito bons em gerar renda, já que pagam dividendos sempre. Já as ações são frações de empresas.

Sendo que grande parte das empresas não distribui dividendos de forma mensal. Por outro lado, as ações têm a vantagem de que elas, geralmente, proporcionam um crescimento maior na carteira.

Seja como for, você não precisa investir apenas em fundos ou em ações. Você pode diversificar entre os dois e entre outras classes de ativos.

Inclusive, a diversificação é essencial. Isso porque, ao diversificar você dilui os riscos e potencializa as chances de bons retornos. Por isso, não deixe de diversificar a sua carteira!

Composição da carteira do Raul

Ao criar uma carteira com foco na obtenção de uma renda passiva de 2.500 por mês, o Raul investiu em fundos imobiliários com foco em diversos setores tais como:

  • Logística;
  • Shopping;
  • Laje corporativa;
  • Fundos de papel.

Desse modo, ele investiu em fundos como:

  • HGLG11
  • KNRI11
  • BCFF11
  • XPPR11
  • MCCI11
  • ALZR11
  • BTLG11
  • VISC11
  • SNFF11

Lembrando que essa não é uma recomendação de investimentos. Vale destacar que os fundos imobiliários são um dos principais ativos quando falamos em uma carteira com foco na geração de renda mensal.

Isso porque, de maneira geral, os fundos imobiliários distribuem dividendos de forma mensal. Portanto, você pode usar esses proventos para arcar com os seus custos de vida, como uma espécie de salário.

Eles também são uma boa opção, pois não costumam passar por tantas oscilações quanto às ações, por exemplo. Sendo que você pode encontrar fundos com risco bem baixo.

Além disso, se a sua intenção é ter uma renda passiva de R$ 2.500 por mês é essencial levar em conta o risco. Afinal de contas, se você for viver de renda, você vai querer uma certa segurança.

Enfim, agora que você sabe como criar uma carteira que rende 2.500 de renda passiva por mês, não deixe de assistir ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para entender melhor como ele montou a sua carteira:

E aí, gostou de aprender como criar uma carteira que rende 2.500 de renda passiva por mês? Então e Entenda a mágica dos juros compostos e saiba como e onde calcular

Fonte: Roteiro de Raul Sena.