9 de novembro de 2021 - por Jaíne Jehniffer
Você pode conseguir 200 mil em 5 anos. Para isso, você precisa entender a diferença entre ganhar dinheiro e criar dinheiro.
Você ganha dinheiro quando você recebe o salário por trabalhar o mês todo, por exemplo. Já criar dinheiro é quando você, por exemplo, empreende.
Lembrando que este é um texto opinativo. Logo, você não deve considerá-lo como uma recomendação do que você deve, ou não, fazer na sua vida financeira.
200 Mil em 5 anos
Para que você tenha 200 mil em 5 anos, você precisa conseguir 111 reais por dia, o que resulta em 3.333 por mês, o que totaliza 40 mil por ano.
Esse não é um valor tão alto. Mas ainda assim é bem distante da realidade de muitos brasileiros. Sendo assim, para obter os 200 mil em 5 anos, uma boa opção é o empreendedorismo. Existem alguns tipos de empreendedores:
1- Empreendedor inovador
São os empreendedores que possuem ideias. Eles buscam melhorar algo já existente ou de fato criar algo inédito.
Por exemplo, George Blaisdell decidiu melhorar os isqueiros. Na época, os isqueiros apagavam fácil e estragaram rapidamente.
Blaisdell teve a ideia de fazer pequenos furos no local em que sai o fogo no isqueiro. Dessa forma, ao invés do vento apagar a chama, ele a alimenta.
2- Copiadores
Os copiadores são os empreendedores de oportunidade. Essas pessoas observam diferentes cenários, identificam as inovações e copiam.
Existem muitos empreendedores copiadores de sucesso. Inclusive, eles podem fazer um produto ou serviço melhor do que os inovadores. Sendo que eles podem oferecer o mesmo produto por um preço mais baixo.
3- Sócios
Esses empreendedores se encontram com os inovadores e ajudam na estruturação da ideia. A parceria entre inovador e sócio costuma dar muito certo.
Isso porque, por vezes, os inovadores são mais focados na criação. Logo, eles precisam de uma pessoa para focar na administração do negócio em si.
4- Otimizadores
São os empreendedores que melhoram algo. Por exemplo, eles podem melhorar a ideia de um inovador. Ou seja, ele não cria, ele otimiza algo que já existe.
Outro exemplo de atuação de um otimizar, é comprar um negócio já em funcionamento. Neste caso, essa pessoa adquire uma empresa em dificuldades e coloca o negócio nos trilhos.
5- Comerciantes
Por fim, temos ainda os comerciantes. Em resumo, essa pessoa compra um produto por um valor e vende por outro. Desse modo, o lucro deriva da diferença entre o preço de compra e o de venda, menos os custos.
Esse é o tipo de empreendedor mais vasto no Brasil. Para que você consiga 200 mil em 5 anos, é nesse tipo de empreendedor que vamos focar nesse texto.
Isso porque, você não precisa ter ideias inovadoras, copiar ou melhorar o produto de outra pessoa. Também não é preciso um investimento tão alto. Afinal de contas, você pode começar a vender produtos na internet, por exemplo.
200 Mil em 5 anos como comerciante
O primeiro passo para se tornar um comerciante é encontrar um bom produto que as pessoas tenham interesse. Existem algumas ferramentas para encontrar um bom produto.
Uma dessas ferramentas é o Google Trends. Ele permite que você veja quais são os termos mais buscados no Brasil. Sendo assim, você consegue ver qual é o produto que as pessoas estão mais procurando no momento.
Para usar essa ferramenta, primeiro você precisa de um termo para servir como parâmetro. Por exemplo, você pode usar “batom vermelho”.
Como muitas mulheres usam batom vermelho e pesquisam isso no Google, esse termo serve como uma base de comparação. Por exemplo, uma tendência atual são as unhas decoradas.
Dessa maneira, ao colocar a frase unhas decoradas, o Google te mostra uma comparação entre o volume de buscas por batom vermelho e unhas decoradas.
Além disso, essa ferramenta também mostra em quais regiões do Brasil o termo está sendo mais pesquisado. Logo, você consegue ver se o produto que está fazendo sucesso no país também está sendo procurado no seu estado.
Escolhi o produto, e agora?
Depois de escolher o produto, você precisa descobrir onde comprar esse produto do fabricante. Uma dica é comprar uma unidade do produto.
No Brasil, por lei, na parte de trás dos produtos deve ter o nome do importador do produto ou o nome do fabricante. O próximo passo é entrar em contato com o fabricante.
Com isso você vai descobrir o quanto custa o produto e qual a quantidade mínima que você precisa comprar. Outra opção é montar estoque com produtos importados, por exemplo, da China.
O importante é que você venda um produto com procura e consiga lucrar com ele. Talvez no começo você não consiga faturar muito. Porém, com o tempo e o crescimento do negócio, é possível sim ter 200 mil em 5 anos.
Para saber mais sobre como começar um negócio e calcular os custos, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:
E aí, gostou de aprender como obter 200 mil em 5 anos? Então aproveite para ler também: como ficar rico sem dinheiro; como guardar dinheiro sendo casado; A psicologia do dinheiro; renda extra; como deixar de ser pobre; quem tem 10 milhões é pobre? e, por fim, Como empreender com pouco dinheiro? 5 Passos para criar um negócio.
Fonte: Roteiro de Raul Sena.