Psicologia do dinheiro: lições para mudar sua forma de pensar

24 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 14 seg


Partindo da psicologia do dinheiro, é possível identificar vários ensinamentos e lições relacionados a forma com que vemos o dinheiro, o sucesso e os erros.

Por exemplo, uma das principais lições é sobre a ganância. Se você se deixar levar pela ânsia desesperada de atingir o sucesso financeiro rápido, você pode acabar se perdendo no processo.

Lembrando que, apesar de falarmos sobre a psicologia do dinheiro, esse texto não deve ser considerado como uma recomendação do que você deve ou não fazer com o seu dinheiro.

A psicologia do dinheiro

Ganhar muito dinheiro não está relacionado com a inteligência de uma pessoa, mas sim com o seu comportamento frente ao dinheiro. Portanto, algumas lições aprendidas por Raul Sena, o Investidor Sardinha, e que podem te ajudar em relação ao sucesso financeiro são:

1- Herança

50% dos bilionários brasileiros listados na Forbes receberam herança. Ao se deparar com esse dado, boa parte das pessoas pensam que nunca vão conseguir ter tanto dinheiro, já que não receberam herança. Uma quantidade menor de pessoas pensam que metade dos bilionários brasileiros não precisaram de herança para enriquecer.

Freepik

Ou seja, é uma questão de ponto de vista. A maior parte já pensa que não vai conseguir e uma parte menor constata que é possível se tornar bilionário, já que 50% dos brasileiros não receberam heranças. Em qual grupo você se encaixa?

O ponto de vista que você tiver adotado, geralmente está muito relacionado com as condições que você foi criado. Isso porque, na infância e adolescência, você pode ter sido estimulado a se encaixar e procurar ter um bom salário para poder ter uma vida estável.

Por outro lado, quem já nasceu rico pode ter sido estimulado a agarrar oportunidades. É por isso que mesmo que o rico não tenha uma grande herança, a liberdade com a qual ele foi criado para experimentar, pode produzir frutos muito mais rápido.

Dessa maneira, a primeira lição sobre dinheiro é analisar a forma com que você pensa sobre o dinheiro. Refletir sobre isso é importante, pois a sua forma de pensar influencia na sua forma de agir. Desse modo, caso você se encaixe no segundo grupo, você pode reprogramar a sua mente para que você possa começar a ver as oportunidades.

2- Você não é burro, nem louco

Ao entrar no mundo dos investimentos e assistir vídeos de finanças, como, por exemplo, do canal Investidor Sardinha, você pode ter notado que você faz algumas coisas erradas que atrapalham sua saúde financeira. Essa percepção pode ter feito você se questionar se você é burro ou louco.

Na verdade, você não é nenhum dos dois. Acontece que a forma com que você age está diretamente relacionada com a forma com que você foi exposto aos conhecimentos sobre finanças durante sua vida. Por exemplo, no Brasil não temos a disciplina de educação financeira nas escolas.

Sendo assim, a maior parte dos brasileiros crescem sem saber como lidar com dinheiro. Portanto, se assim como o Raul Sena você tem 28 anos, porém, diferente dele você não tem milhões investidos, isso significa que provavelmente você abriu os olhos para os investimentos depois.

"<yoastmark

Cada pessoa tem uma jornada de vida. Logo, a segunda lição é que é preciso respeitar isso e procurar formas de melhorar sua vida financeira no presente, para que no futuro você possa olhar para trás e se orgulhar do caminho que você escolheu trilhar e do patrimônio que você conseguiu conquistar.

3- Relação entre sorte e dinheiro

Ao analisarmos a biografia dos bilionários, temos a tendência de justificar suas conquistas como genialidade. No entanto, existe uma relação intrínseca entre sorte e dinheiro que contribuiu para que essas pessoas se tornassem tão ricas.

Por exemplo, na infância Raul Sena, o Investidor Sardinha, tinha um computador em casa. Sendo que, naquela época poucas casas tinham um computador e um número menor ainda permitia que as crianças mexessem nas máquinas.

A sorte de conviver com um computador desde a infância, serviu como estímulo para que ele começasse, por exemplo, a criar blogs. Não é atoa que hoje muitas das empresas do Raul estão no ambiente online.

Ou seja, a sorte de se deparar com certas coisas, pode causar uma forte influência na forma com que a pessoa irá direcionar sua carreira e ganhar dinheiro. Enfim, a lição que fica é: se exponha às oportunidades para que a sorte possa aparecer.

psicologia do dinheiro

Psicólogo online 10

4- Lição sobre dinheiro: a ganância pode ser uma ideia estúpida

Primeiramente, é preciso diferenciar ganância de ambição. Em síntese, a ambição é o anseio de alcançar determinado objetivo, de crescer, ir além. Por outro lado, a ganância é o desejo exacerbado de ter mais do que os outros.

Compreender essa diferença é fundamental, pois a ambição pode te ajudar a alcançar seus objetivos, ao passo em que a ganância pode colocar tudo a perder. Por exemplo, movidas pelo desejo exacerbado de ganhar muito dinheiro, muitas pessoas acabam arriscando (e perdendo) o patrimônio que elas já tinham conquistado.

É claro que você pode querer ganhar mais dinheiro. Contudo, é preciso tomar cuidado com a ganância, já que ela pode te fazer perder muito dinheiro e ficar frustrado consigo mesmo. Inclusive, movido pela ganância, você pode cair em armadilhas, como, por exemplo, nas pirâmides financeiras.

Inclusive, por ganância algumas pessoas cometem atos ilícitos, que acabam com a sua carreira. Por isso, a quarta lição é: se policie e não se deixe levar pela ganância. Ter uma ambição saudável e se esforçar para alcançar seus objetivos irá te trazer resultados muito mais satisfatórios do que querer apressar as coisas.

Investnews

5- Lição sobre dinheiro: investir para o futuro sim, viver para investir não

Quando descobrimos o mundo dos investimentos, é comum ficarmos deslumbrados com a possibilidade do dinheiro render através das aplicações financeiras e com a magia dos juros compostos. No entanto, é preciso tomar cuidado para não deixar de viver o presente e ficar apenas sonhando com o futuro.

É muito importante que você invista e abra mão de algumas coisas no presente, em prol do futuro. Entretanto, é preciso ter equilíbrio, até mesmo para que você consiga de fato alcançar seus objetivos e não se perder pelo caminho. Nos investimentos, a constância durante os anos é o mais importante.

Por exemplo, se você eliminar todas as coisas que te dão prazer para economizar dinheiro para investir, pode ser que você não consiga se manter nessa vida com tantas restrições por muito tempo e acabe perdendo o controle e gastando ainda mais do que teria gasto se não tivesse se limitado tanto.

6- A sua primeira ideia para ganhar dinheiro vai dar errado

psicologia do dinheiro

Espaco konsenti

É muito raro que uma pessoa obtenha sucesso com a sua primeira ideia para ganhar dinheiro. Se você analisar a carreira de pessoas de sucesso, vai perceber que houveram diversas tentativas antes que elas obtivessem sucesso. Dessa forma, a sexta lição sobre dinheiro é: não espere conseguir o sucesso com a primeira ideia que você tiver.

Entender essa lição é muito importante para que você se prepare para errar. Dessa maneira, você passa a enxergar o erro como uma parte normal do processo e pode seguir em frente para a próxima ideia. Em outras palavras, ao aceitar que o erro é provável, você não desiste tão facilmente antes de atingir o sucesso.

7- Liberdade

Para finalizar nossa lista de lições da psicologia do dinheiro, temos o fator liberdade. Em resumo, o dinheiro só é útil se ele servir para comprar liberdade. Sendo que, a ausência de liberdade te faz comprar coisas que você não precisa, somente para que você possa se sentir melhor.

Sendo assim, mesmo que você tenha dinheiro, se o dinheiro te aprisiona ele não serve para nada. Assista ao vídeo de Raul Sena e entenda o poder libertador do dinheiro:

Enfim, agora que você conhece algumas lições da psicologia do dinheiro, que tal aprender alguns Hábitos milionários que podem te ajudar a se tornar milionário

Imagens: Psicólogo online 10, Espaco konsenti, Cloud coaching, Auto investimento, InvestnewsFreepik