Boas ações pouco conhecidas – Empresas com boas ações para investir

20 de agosto de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 40 seg


Com tantas ofertas de ações de empresas para se investir na bolsa de valores brasileira, às vezes, algumas boas ações pouco conhecidas não são consideradas pelos investidores. Conduto, essas ações podem pertencer à empresas bem consolidadas no mercado e representarem um bom investimento.

Entretanto, o conceito de bom investimento, vale lembrar, vai depender das suas metas e objetivos como investidor, além, é claro, do seu perfil de investidor. Dessa forma, as ações aqui apresentadas devem ser analisadas antes de serem alvo de investimento.

3 empresas com boas ações pouco conhecidas

Apesar de apresentarmos essas as ações dessas 3 empresas e seus respectivos históricos, essa lista não representa uma recomendação de investimento.

Portanto, antes de investir, é importante que você investigue se essa é a empresa ideal para os seus planos. Enfim, é interessante também analisar qual a porcentagem de dividendos que a empresa paga, caso você planeje viver de renda.

A Primeira do Ranking de boas ações pouco conhecidas é a SLC Agrícola (SLCE3)

A SLC Agrícola nasceu em 1977, através do grupo SLC. Por outro lado, o grupo SLC teve início em 1945, no município de Horizontina e atendia aos agricultores com uma oficina de manutenção das ferramentas. Atualmente, atua nos segmentos do agronegócio e comércio de máquinas agrícolas. Dessa maneira, a companhia trabalha por meio das empresas SLC Agrícola e SLC Máquinas. 

Apesar de ter suas ações pouco conhecidas, a empresa é uma das líderes na produção mundial de grãos e fibras. A empresa é uma Small cap e foi uma das primeiras do setor mundial a possuir suas ações na bolsa. Além disso, a empresa tem sua matriz em Porto Alegre e conta ainda com 16 unidade de Produção, distribuídas em 6 estados, principalmente, no Centro-Oeste e no Nordeste brasileiro.

A SLC Agrícola tem como eixo a produção de milho, algodão e soja, que resultam em 449.162 hectares no ano. A produção é dividida em: algodão: 125.470, milho 83.043, soja 235.438 e outros 5.211 em outras culturas. Dessa forma, a receita da empresa vem, principalmente, do plantio de algodão, que representa 50% do lucro da empresa. Logo em seguida vem a soja, com 40% e, por fim, 10% do milho.

A SLC pode ser dividida em três frentes:

Operação agrícola em terras arrendadas: Funciona através do aluguel das terras próximas às fazendas da empresa. Essa categoria é desenvolvida em Joint Venture. Joint Venture é a união de duas ou mais empresas com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica em comum. 

Operação em terras próprias: Esse foi o modelo inicial de operação e ainda hoje representa a maior parte da operação. Localiza-se principalmente no Cerrado. As terras foram adquiridas e melhoradas no decorrer dos anos.

Aquisição de terras brutas: Seguindo uma lógica imobiliária, a SLC compra a terra bruta e, posteriormente, realiza a venda. 

Prêmios

A empresa já ganhou diversos prêmios, entre eles:

1- Revista Globo Rural na categoria Produção Agropecuária nas Melhores do Agronegócio em 2019;

2- Em 2018 foi premiada na categoria Melhor Empresa na Categoria Agronegócio pela revista Isto é Dinheiro;

3- Prêmio Destaque A Granja como Melhor Produção de Milho, promovido pela A Granja. 

Entre as ações poucos conhecidas se destaca a EZTEC (EZTC3)

Outra empresa que faz parte das boas ações pouco conhecidas é a EZTEC, empresa do ramo imobiliário que atua tanto na aquisição do terreno, construção, incorporação, quanto na comercialização dos empreendimentos. A empresa, por sinal é uma das companhias que apresenta maior margem de lucro dentro da área de construção e incorporação.

A Extec teve início em 1979, em São Paulo, por Ernesto Zarzur, Flávio Ernesto Zarzur e Silvio Ernesto Zarzur. Inicialmente, se chamava EXTEC Engenharia Ltda. Posteriormente, em 2005, foi fundada pela empresa a imobiliária TEC Vendas. Logo depois, em 2006, foi criado a Ez Tec S.A.

Em síntese, as ações da companhia estão listadas no segmento Novo Mercado da Bovespa, desde 2007. O sistema de gestão da empresa se baseia no índice de qualidade ISO 9001 e PBQP-H nível A. Seu sistema de gestão se baseia, ainda, em um modelo de negócio integrado. 

Mesmo com ações pouco conhecidas, a empresa é líder em sua atuação e tem um total de 4,3 milhões de metros quadrados de área construída e em construção. Além disso, já foram lançados 141 empreendimentos da companhia. O portfólio versátil da empresa abrange edifícios comerciais e residenciais, porém, tem como foco os mercados de médio e alto padrão. 

Posteriormente, em 2019, a Eztec recebeu o prêmio Época Negócios Reclame Aqui, na categoria de Melhor Construtora e Incorporadora. Esse prêmio visa homenagear empresas que, segundo os consumidores votantes, tem um bom atendimento.

Enfim, a empresa tem várias iniciativas ambientais que objetivam diminuir o impacto de suas atividades no meio-ambiente. Dessa maneira, uma dessas iniciativas é o Programa de Gestão de Resíduos, que age na análise de qual é a melhor solução para os resíduos, o transporte e a solução final. 

Para finalizar temos as ações da SABESP (SBSP3)

Por fim, uma das boas ações pouco conhecidas é a da Sabesp. Com o objetivo de implementar as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento – PLANASA, surgiu, em 1973, a Sabesp. O programa tinha o aporte financeiro oferecido do governo que auxiliava as companhias estaduais de esgotos e água.

Desde a sua fundação, outras empresas ligadas ao abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto foram incorporadas pela Sabesp. A Sabesp tem participação estatal, já que, segundo a Lei que autorizou a sua abertura, o estado deve ter no mínimo mais da metade das ações. 

Entre os marcos importantes da história da empresa se destacam: 

1- Programa de Fluoretação da Grande São Paulo em 1985, que atingiu cerca de 13 milhões de pessoas;

2- Convênio de despoluição do Rio Tietê e ainda a recuperação da Represa de Guarapiranga em 1992;

3- Abertura de capital e consequente entrada para a bolsa de valores em 2002;

4- Em 2008 a empresa se ampliou e começou a ofertar novos produtos relacionados ao saneamento ambiental e energia. 

Gostou de saber um pouco sobre essas boas ações pouco conhecidas? Conheça um pouco mais:

Além de conhecer boas ações pouco conhecidas, entenda também Reserva de Emergência – O que é, como começar e onde investir

Fontes: SLC, Infomoney, Ezetec, Janus, e Sabesp