Ações para investidores de longo prazo: 4 opções de ativos

1 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 1 seg


A quantidade de investidores no Brasil está crescendo rapidamente. Nesse sentido, é útil conhecer opções de ações para investidores de longo prazo.

Afinal de contas, o ideal é que mesmo os investidores iniciantes tenham foco para o longo prazo. Dessa maneira, é possível construir um patrimônio considerável no decorrer dos anos.

Apesar de falarmos sobre algumas opções de ações para investidores de longo prazo, este texto não deve ser considerado como uma recomendação ou indicação de investimentos.

Ações famosas e os investidores novatos

O aumento dos números de investidores no Brasil é muito bom, pois indica que as pessoas estão aprendendo como o próprio dinheiro pode gerar mais resultados e certamente terão uma aposentadoria mais tranquila financeiramente. No entanto, com a grande quantidade de investidores entrando no mercado, alguns conceitos muito importantes estão se perdendo.

Muitos investidores entram no mundo dos investimentos com a ilusão de ganhos rápidos e, por isso, acabam comprando ações da moda baseados em indicações e vídeos da internet. A consequência disso é que essas pessoas acabam amargurando enormes prejuízos.

Para você entender como isso ocorre, vamos considerar algumas ações que antigamente eram bastante aclamadas pelos investidores de longo prazo. Essas ações são: Via Varejo, Magazine Luiza, Oi BR, Itaúsa e Banco do Bradesco. Confira o gráfico de buscas por essas empresas:

ações para investidores de longo prazo

Analisando o gráfico, é possível perceber que a busca pelas empresas que são tradicionais e até mesmo mais fáceis de precificar, como a Itaúsa, continua a mesma. Ou seja, não houve uma alta na procura por essas ações mais tradicionais.

Em contrapartida, empresas como Oi BR, Magazine Luiza e Via Varejo, apresentaram um grande aumento no número de buscas. O aumento do número de pessoas pesquisando por essas ações por si só, não significa muita coisa. O problema é que  as ações mais comentadas, são as mais buscadas e, consequentemente, acabam sendo as ações escolhidas pelos novatos.

O problema das ações da moda

O problema de uma ação muito comentada, é que ela pode ter uma valorização no curto prazo, mas no longo prazo não ter um bom desempenho. Vale destacar que não estamos dizendo que as ações da Oi BR, Magazine Luiza e Via Varejo são ruins.

Porém, elas são mais difíceis de serem precificadas e podem estar sendo compradas por novatos, pois elas estão sendo muito comentadas. Sendo que essas pessoas estão comprando essas ações no pico das buscas e do preço das ações.

Ao analisarmos, por exemplo, o pico de buscas da Oi BR, vamos notar que o pico do preço das ações ocorreu no mesmo período. Em outras palavras, as pessoas que investiram na Oi BR nessa época, amargaram até agora uma queda de 54,50%. Confira:

ações para investidores de longo prazo

ações para investidores de longo prazo

Vale destacar ainda que esses investidores novatos, geralmente, optam por vender as ações, durante uma desvalorização, pois não sabem muito bem o que estão fazendo. Essa relação entre o pico de buscas e o pico dos preços, pode ser observada também ao considerar as ações da Magazine Luiza:

Ações para investidores de longo prazo: 4 opções de ativos

Portanto, o que podemos concluir ao observar os gráficos é que existe uma tendência dos investidores novatos ouvirem falar sobre algumas ações que estão na moda e começarem a investir nelas. Esses investidores não pesquisam os fundamentos, apenas investem nas ações que eles ouviram falar e depois ficam no prejuízo.

Ações para investidores de longo prazo

Agora que você sabe que não é recomendado investir em ações apenas porque elas estão na moda, vamos falar sobre algumas ações para investidores de longo prazo. Sendo que algumas dessas ações são bem conhecidas, mas geralmente não estão no radar dos investidores iniciantes. Lembrando que essas ações não são indicações de investimentos.

Eu quero investir

1- Porto Seguro (PSSA3): A Porto Seguro é uma empresa mid cap, que atua no segmento de seguros e previdência. Sendo assim, ela oferece diversos serviços de seguro tais como: seguro de veículos, imóveis, pessoa física, pessoa jurídica e previdência. A empresa foi criada em 1945, abriu o capital em 2004 e paga dividendos consecutivamente desde 1999.

2- Sanepar (SAPR11): A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é uma small cap com participação de 60.1% do estado. A empresa oferece serviços gerais de saneamento básico nos segmentos de: tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gestão de resíduos sólidos. A empresa foi fundada em 1963, a abertura de capital foi em 2000 e ela distribui dividendos consecutivamente desde 2007.

3- Banco do Brasil Seguridade (BBSE3): O Banco do Brasil Seguridades é uma mid cap com participação de 66.2% do estado. Dentre os produtos oferecidos pela empresa estão: seguros, capitalização e previdência aberta. A companhia foi fundada em 2012, a abertura de capital foi em 2013 e desde o ano de sua fundação ela distribui dividendos consecutivamente.

4- Engie (EGIE3): A Engie é uma blue chip que atua na geração e transmissão de energia elétrica. Ela é considerada como a maior empresa privada do fornecimento de energia elétrica do Brasil e não possui nenhuma participação do estado. A Engie foi fundada em 1995, abriu o capital em 2005 e distribui dividendos consecutivamente de 2016.

Para aprender mais sobre essas empresas e como analisar seus indicadores, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Enfim, agora que você conhece algumas alternativas de ações para investidores de longo prazo, aproveite para conferir se Tesouro prefixado a 11, 5% ao ano, vale a pena investir?

Fonte: Roteiro de Raul Sena

Imagens: Eu quero investir e Reflorestando