Ações mais seguras para 2021 – Cinco empresas defensivas para investir

9 de março de 2021 - por Jaíne Jehniffer


O ano de 2020 foi complicado em vários aspectos, inclusive nos investimentos. Desse modo, muitos investidores viram suas ações se desvalorizarem. Portanto, é natural que agora as pessoas procurem as ações mais seguras para 2021.

Existem algumas ações que são consideradas como alternativas mais seguras. No entanto, o fato dessas ações serem seguras, não significa que as empresas nunca vão falir ou que são as melhores ações do mercado.

Apesar de falarmos de ações mais seguras para 2021, esse texto não deve ser considerado como uma indicação de investimentos.

O que torna uma empresa segura?

Para determinar quais são as ações mais seguras para 2021, consideramos empresas que são defensivas.

Em resumo, as ações defensivas são de empresas mais maduras, que conseguem uma boa geração de caixa, têm alta previsibilidade de receitas e possuem baixo endividamento. É claro que, até mesmo essas empresas, podem se desvalorizar ou quebrar.

Ações mais seguras para 2021 - 5 empresas defensivas para investir

Economirna

Entretanto, com essas ações, o investidor consegue estabelecer uma base sólida na carteira. Além dos requisitos para ser uma ação defensiva, vale a pena passar essas empresas pela análise fundamentalista.

Ao utilizar indicadores, como o balanço patrimonial, Valor Intrínseco e Dividend Yield, você aumenta ainda mais as chances de investir em empresas que sejam seguras.

Ações mais seguras para 2021

Agora que você sabe o que torna uma ação segura, veja a lista de ações mais seguras para 2021:

1- Itaú Unibanco (ITUB3, ITUB4)

O Itaú Unibanco que conhecemos hoje é o resultado da fusão entre o Itaú e o Unibanco. Em síntese, a união entre as empresas ocorreu em 2008 e foi uma das maiores fusões da história brasileira, resultando em uma companhia de R$ 51,7 bilhões.

O Itaú é uma instituição financeira, com foco na atividade bancária. Dessa maneira, ela atua por meio de produtos e serviços financeiros, que podem ser divididos nos segmentos de crédito, serviços e seguros:

ações mais seguras para 2021

Além dos serviços e produtos dessa empresa defensiva, ela atua ainda por meio de outras marcas próprias e em parcerias, como Itaú, Itaú Uniclass, Rede, Itaucard, Hipercard, Credicard, Recovery, Porto Seguro, dentre outros. 

Em relação à sua estrutura física, a instituição conta com 4,5 mil agências, 46 mil caixas eletrônicos e 97 mil colaboradores. Além disso, essa empresa com ações seguras para 2021 tem presença em 17 países e possui mais de 50 milhões de clientes. 

2- Ações mais seguras para 2021 – Klabin (KLBN3, KLBN4, KLBN11)

A Klabin é uma empresa do ramo de papel e celulose, que trabalha tanto na comercialização de toras de madeira e da celulose crua, quanto nos produtos derivados da commodity. Dessa forma, os negócios da empresa são divididos em 4 segmentos principais: florestal, celulose, papéis e embalagens.

1- Florestal: No segmento florestal a empresa atua na comercialização de toras de madeira para mercado interno e externo. Sendo assim, essa empresa defensiva conta com uma estrutura de mais de 557 mil hectares.

As toras de madeiras são comercializadas para diversos segmentos da indústria, como serralheria, moveleira, laminadoras e construção civil. 

Logo download

2- Celulose: No ramo de celulose, atualmente a empresa é uma das maiores exportadoras da commodity do mundo. A empresa comercializa três principais tipos de celulose: fibra fina (eucalipto), celulose fibra longa (pinus) e celulose Fluff.

3 – Papéis: No mercado de papéis, a empresa trabalha a celulose a fim de transformar a matéria bruta em produtos acabados com base na commodity.

Os principais tipos de papéis comercializados pela empresa são: papel cartão e kraftliner. Sendo que os dois produtos são amplamente utilizados como alternativa ao uso de embalagens plásticas, de maneira sustentável, uma vez que são biodegradáveis.

4- Embalagens: Por fim, no mercado de embalagens, a Klabin atua por meio de dois principais produtos: papel ondulado e sacos industriais.

3- Ambev (ABEV3)

A terceira na nossa lista de ações mais seguras para 2021, é a Ambev, empresa do ramo de bebidas. Em síntese, essa empresa defensiva tem atuação global com grande representatividade tanto no mercado de cervejas brasileiro quanto no  internacional. 

Os produtos dessa empresa são os mais diversos possíveis, como cervejas, refrigerantes, isotônicos e chás. Para comercializar tantos produtos, a empresa conta com mais de 30 marcas, dentre elas Skol, Stella Artois, Caracu, Budweiser e Brahma.

Só no Brasil, em termos de estrutura, a empresa tem 35 mil colaboradores, 32 cervejarias, 2 maltarias, 100 centros de distribuição direta e atende mais de 18 países, sendo que os principais são: Canadá, EUA, Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Chile, Cuba, Honduras, dentre outros. 

4- Ações mais seguras para 2021 – Vale (VALE3)

A Vale é a maior mineradora do Brasil e uma das maiores do mundo. Atualmente, os produtos da companhia são divididos em: minério de ferro e pelotas, níquel, manganês e ferroligas, carvão e cobre.

Para escoar toda a sua produção, a empresa atua no segmento de logística interligando minas a ferrovias e operações portuárias.

Ações mais seguras para 2021 - 5 empresas defensivas para investir

Logo download

Portanto, no segmento de ferrovias, essa empresa defensiva controla a Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Carajás.

Por outro lado, no segmento portuário, a empresa opera 11 portos em 6 diferentes países. Além disso, a companhia conta com três tipos diferentes de navios de grande porte e uma frota própria de rebocadores.

A Vale é uma empresa extremamente dolarizada. Consequentemente, ela é reconhecida mundialmente por ser um player chave no abastecimento de ferro ao redor do mundo. Enfim, a atuação dessa empresa se dá nos seguintes países:

  • Brasil;
  • Omã;
  • China;
  • Canadá;
  • Indonésia;
  • Nova Zelândia;
  • Moçambique;
  • Malásia.

5- BB Seguridade (BBSE3)

Em síntese, o BB Seguridade é uma empresa de seguros que atua por meio de 4 companhias: Brasilseg (seguros), Brasilprev (previdência), Brasilcap (capitalização) e Brasildental (planos odontológicos). Ele conta ainda com uma participação na Ciclic, uma empresa online de venda de seguros.

BB Seguridade

Nesse sentido, os negócios dessa empresa com ações seguras para 2021, são focados em duas vertentes principais:

  1. Negócios de risco e acumulação: Joint-ventures ou sociedades com parceiros privados que operam produtos de seguros, previdência aberta, capitalização e planos de assistência odontológica.
  2. Negócios de distribuição: Subsidiária que comercializa seguros, previdência aberta, títulos de capitalização e planos privados de assistência odontológica, além de coligada que atua na distribuição de produtos de seguridade por meio de canais digitais.

Por fim, agora que você conhece as cinco ações mais seguras para 2021, veja o vídeo de Matheus Raul e descubra o porque elas são seguras:

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também como fazer a Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar para investir em empresas seguras e com bons indicadores.

Fontes: Uol e Gorila

Imagens: Logo download, BB Seguridade, Logo download, Economirna e The cap

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil