Como comprar criptomoedas? O que analisar e como armazenar

9 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 47 seg


Como comprar criptomoedas é uma dúvida que muitos investidores possuem, afinal de contas, o processo de compra de moedas digitais é diferente da compra de outros ativos como, por exemplo, as ações e cotas de fundos de investimentos.

Uma das principais diferenças entre a compra de criptomoedas e outros ativos, é que a negociação não é feita em corretoras comuns. Na verdade, elas são vendidas nas exchanges, corretoras especializadas na venda de criptoativos.

Lembrando que, apesar de falarmos como você pode comprar criptomoedas, esse texto não deve ser considerado como uma indicação de investimentos.

O que analisar antes de comprar criptomoedas?

Antes de comprar suas criptomoedas, é essencial que você leve alguns fatores em consideração:

1- Objetivos: O mercado está eufórico com os criptoativos e, por isso, muitas pessoas estão interessadas em fazer day trade com moedas digitais. Entretanto, essa não é uma prática recomendada, já que você pode ter grandes prejuízos ao tentar lucrar com as constantes oscilações das moedas. Portanto, o primeiro passo é verificar qual o seu objetivo com as criptomoedas.

Se a intenção for fazer day trade, talvez você deve repensar seus objetivos. Porém, se seu intuito for diversificar a carteira, transformar suas moedas fiduciárias em moedas descentralizadas ou ainda comprar criptomoedas porque acredita nos fundamentos delas para o longo prazo, então você pode comprar moedas digitais.

"Como

2- Qual criptomoeda comprar: Baseado nos seus objetivos para comprar criptomoedas, você deve analisar as moedas digitais disponíveis no mercado. É por isso que a definição do seu objetivo é muito importante, pois ele servirá como guia para indicar qual a criptomoeda ideal para você.

Por exemplo, se a sua intenção é comprar uma moeda digital para o longo prazo, você precisa analisar os fundamentos por trás das criptomoedas existentes. Verifique fatores como: projeto da criptomoeda, a tecnologia que ela propõe e o que difere ela das demais moedas digitais do mercado.

Como comprar criptomoedas?

Depois que você tiver definido seus objetivos, analisados as criptomoedas existentes e escolhido a moeda que mais se encaixa com seus planos, você já pode comprar suas criptomoedas. Para isso, você pode abrir a conta em uma das exchanges disponíveis no mercado, ou pode usar algum outro sistema, como, por exemplo, a Atani.

Em síntese, a Atani é um sistema que conecta diversas exchanges, ou seja, por meio do sistema da Atani você pode negociar em qualquer exchange. Como a Atani se conecta com as outras exchanges, você pode ter conta com dinheiro em outra exchange e negociar criptoativos na Atani.

Como comprar criptomoedas? O que analisar e como armazenar

Cointimes

Se você for comprar moedas digitais por meio de uma exchange, basta fazer uma transferência e quando o dinheiro estiver na conta, você compra as criptomoedas desejadas. Em contrapartida, se você preferir usar o sistema da Atani, basta conectar sua exchange dentro do sistema, escolher as moedas desejadas e realizar a compra.

Armazenagem das criptomoedas

Por fim, depois que você tiver comprado suas criptomoedas, é essencial que você não deixe na sua conta na exchange. Isso porque, se ocorrer alguma falha no sistema ou se a exchange for hackeada, você pode perder todas as suas moedas digitais.

Por isso, depois de comprar suas criptomoedas, transfira para uma carteira própria para a armazenagem de criptoativos. Existem diversas opções de carteiras que você pode escolher de acordo com a compatibilidade da sua moeda digital. Algumas opções são:

Academy

1- Carteira Web para moeda digital

A vantagem das carteiras web é a facilidade de acesso pela internet. Por outro lado, elas possuem a desvantagem de serem mais vulneráveis a ataques hackers, já que os criptoativos ficam disponíveis na web. Dessa forma, esse tipo de carteira é mais utilizada pelas pessoas que realizam operações diárias e precisam das moedas com fácil acesso.

2- Carteiras móveis

Essas carteiras são bem parecidas com as carteiras web, já que elas costumam ser conectadas na internet quando o celular está ligado. Para usar essa carteira, basta baixar o aplicativo no celular e transferir as criptomoedas que você comprar.

A vantagem das carteiras móveis é que elas facilitam as transações e são protegidas por senha e frase de recuperação. A desvantagem é que se o celular for roubado, você pode perder todas as suas criptomoedas.

3- Carteiras desktop

Para usar essa carteira, basta baixar o aplicativo no computador. A vantagem é que ela é mais segura do que as carteiras web e móveis. A desvantagem é que quando o computador está conectado à internet, ele pode ser hackeado. Por isso, para manter a segurança, é importante ter barreiras de segurança, como por exemplo, um antivírus forte.

Bit notícias

4- Carteiras de hardware

As carteiras de hardware geralmente são do formato de um pen drive e é uma das carteiras mais seguras, já que ela fica a maior parte do tempo offline. Normalmente, quando a carteira não está em uso, as pessoas armazenam o hardware em um cofre para aumentar ainda mais a segurança dos criptoativos.

5- Paper wallet

As paper wallets são as opções de carteira mais seguras, pois só é possível acessar as moedas se você estiver com o papel impresso que armazena as criptomoedas. Por isso ela é tão segura, pois basta imprimir o papel e deixar armazenado em um local seguro por anos.

Veja o vídeo de Raul Sena e entenda mais sobre como comprar suas criptomoedas:

Conheça mais detalhes sobre o funcionamento das Carteira virtual, o que? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Fontes: Coinext

Imagens: Investing, Olhar digital, Cointimes, Bit notícias e Academy