Exchange de criptomoedas: o que é e como escolher?

29 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 50 seg


Uma exchange de criptomoeda, é um tipo de corretora com foco na intermediação das negociações de criptoativos.

Sendo assim, a sua função é garantir a segurança nas negociações entre compradores e vendedores de criptomoedas e tokens. 

O funcionamento de uma exchange se parece com o de uma corretora tradicional. Desse modo, ambas realizam a intermediação entre compradores e vendedores e garantem a segurança da operação. 

Contudo, na exchange o cliente pode perder todos os criptoativos que estiverem em sua conta, caso algo aconteça com a exchange.

Por isso, é essencial que os ativos sejam transferidos para carteiras virtuais e que as exchanges sejam usadas apenas durante o processo de compra ou venda e não para armazenar criptomoedas.

O que é exchange de criptomoeda?

As exchanges são as corretoras de criptoativos. Ou seja, elas são plataformas eletrônicas que facilitam toda a compra, venda e troca das criptomoedas e dos tokens.

Além de conectar os compradores e vendedores, as exchanges têm a função de garantir que cada uma das partes receba o que foi negociado de forma segura.

Portanto, uma exchange funciona de maneira similar às corretoras tradicionais. Contudo, ela tem como foco apenas a negociação de criptoativos.

Assim como as corretoras tradicionais, as exchanges têm vários custos para realizar a intermediação e liquidação dos criptoativos. Sendo assim, elas cobram uma taxa dos usuários, em troca dos serviços prestados.

Caso não queira abrir uma conta em uma exchange, o investidor pode negociar os ativos diretamente com outra pessoa (P2P). 

No entanto, as exchanges garantem segurança nas negociações.

Afinal de contas, ao negociar diretamente com o detentor das moedas, existe o risco do vendedor ou comprador não cumprir com sua parte do acordo.

Além disso, na venda direta é impossível verificar a procedência dos recursos, o que pode tornar a transação suspeita.

Vale destacar que as exchanges não são supervisionadas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como as corretoras de valores. No entanto, elas não são ilegais.

Além disso, elas costumam funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como funcionam?

As exchanges funcionam como intermediadoras das negociações de criptoativos de maneira prática e segura.

Dessa forma, geralmente elas são uma espécie de centralizador que disponibiliza diferentes tipos de tokens e moedas digitais.

Todos os tipos de exchanges, fazem a custódia dos ativos dos clientes.

Entretanto, o recomendado é que após comprar seus criptoativos, você faça a transferência para uma carteira virtual de criptomoedas. Essas carteiras podem ser mobile, hardware ou paper wallet.

A ideia é deixar na conta da exchange apenas o dinheiro necessário para realizar a compra e assim que os ativos forem adquiridos, a transferência ser imediatamente realizada.

Isso evita que você tenha prejuízos, caso algo aconteça com a corretora. Enfim, a atuação de cada exchange varia de uma para outra.

Por exemplo, na venda direta de criptomoedas, a corretora de criptoativos acumula diferentes tipos de criptomoedas compradas com preço baixo.

Posteriormente, ela coloca essas moedas à venda pela cotação atual do mercado mais as taxas de serviço.

No geral, essas exchanges aceitam pagamentos por bancos, cartão de crédito, pagamentos online ou ainda pagamentos através de moedas fiduciárias

Existe também a atuação em trade de criptomoedas. Sendo que a maioria das exchanges brasileiras optam por esse tipo de funcionamento.

Neste caso, a exchange não faz a venda direta das criptomoedas. Na verdade, ela trabalha como uma intermediadora conectando os compradores e vendedores.

Sendo assim, a cada transação realizada é preciso pagar uma taxa à corretora pelos seus serviços de intermediação. Por fim, existe o empréstimo de criptomoedas.

Neste caso, as exchanges que emprestam suas criptomoedas para os usuários, em troca do pagamento de uma taxa pelo empréstimo. 

Qual é a importância das exchanges de criptomoedas?

As exchanges são importantes para dar maior segurança para as negociações de criptos. Ou seja, comprar ou vender criptos por meio de exchanges é mais seguro do que a troca direta de criptos.

Isso porque, na troca direta você não sabe qual é a procedência dos recursos e se a pessoa é confiável. De fato, em venda direta entre usuários, você pode acabar tendo prejuízos.

Portanto, as exchanges são muito importantes pois elas garantem que ao comprar certo ativo, você receba. Sendo assim, elas proporcionam um ambiente seguro.

Como escolher e operar em uma exchange?

Para escolher uma exchange, procure informações sobre a reputação, transparência, quadro de funcionários e tempo de atividade.

Verifique a exchange em sites de reclamação e analise a segurança da empresa. Vale a pena verificar também o volume de negociações e liquidez dos principais criptoativos.

Analise ainda as taxas cobradas e as cotações das moedas (que podem variar de acordo com a exchange).

Além disso, não deixe de verificar a oferta de criptos. Isso porque, a exchange pode não negociar a criptomoeda que você deseja comprar.

Principais corretoras que operam no Brasil

Existem dezenas de exchanges no Brasil. As principais são:

1- Binance

A Binance é a maior exchange do mundo, em volume de negociação. O seu fundador e CEO é Changpeng Zhao e a Binance chegou ao Brasil em 2019.

Enfim, essa exchange não tem sede fixa e é a exchange que oferece o maior portfólio de criptos no Brasil.

2- BitcoinTrade

Essa exchange foi lançada em 2017 pelos empreendedores Carlos André Montenegro e Daniel Coquieri. No entanto, no final de 2020, ocorreu a venda da BitcoinTrade para a startup argentina Ripio.

3- Exchanges de criptomoesas: Coinext

A Coinext foi lançada em 2017 e a sua sede fica em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em resumo, a missão da corretora é democratizar o acesso às criptomoedas.

4- BitcoinToYou

A BitcoinToYou foi fundada em 2010 por André Horta, que é o atual CEO da empresa. De acordo com essa exchange, ela é uma corretora internacional de Bitcoin e altcoins.

5- Mercado Bitcoin

Gustavo Chamati e Maurício Chamati fundaram o Mercado Bitcoin em 2013. Em síntese, essa é uma das maiores plataformas de ativos digitais da América Latina.

6- Exchanges de criptomoedas: Foxbit

Por fim, temos a Foxbit que além de ser uma plataforma para negociação de criptos, também oferece vários serviços como, por exemplo, a tokenização.

Como negociar em uma exchange de cripto?

Para negociar criptomoedas por meio de uma corretora de criptoativos, o investidor precisa se cadastrar em uma plataforma.

Neste cadastro o usuário precisa informar o CPF e a data de nascimento, para que as normas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro sejam cumpridas. 

Após escolher uma corretora de criptoativos e abrir sua conta, basta fazer uma transferência bancária.

Para preservar sua segurança, tome cuidado com as senha e usuário da sua conta, evitando deixar salvo no computador.

Enfim, quando o depósito for validado, você poderá realizar a ordem de compra e adquirir o token ou criptomoeda escolhida. Esse processo pode ser de suas maneiras: negociar a mercado ou com ordens limitadas.

Em resumo, na negociação a mercado, a realização de uma ordem de compra funciona de maneira similar à bolsa de valores.

Isso porque as exchanges organizam as ordens de compra e venda em livro de ordens público. Sendo assim, basta inserir a ordem especificando o criptoativo e o total a ser negociado. 

Por outro lado, na negociação com ordens limitadas, o usuário pode enviar uma ordem de compra por um preço abaixo da cotação atual.

O contrário também pode ocorrer, ou seja, o vendedor pode enviar uma ordem de venda por um preço mais alto do que o mercado.

Em ambos os casos, a execução da ordem ocorre de forma automática pelos melhores preços dos vendedores ou compradores, tendo como base a quantidade de criptoativos que serão compradas ou vendidas.

Diferenças entre exchange de criptomoedas e wallets

As exchanges de criptos são plataformas para a negociação de criptoativos. Sendo assim, elas se parecem com as corretoras tradicionais.

Por outro lado, as wallets são carteiras que servem para armazenar as criptos. Existem vários tipos de wallets, que devem ser escolhidas de acordo com as suas necessidades.

É possível deixar suas criptos na exchange. Mas isso não é tão seguro quanto armazenar as criptos em uma wallet. Isso porque, se algo acontecer com a exchange, você pode perder seus ativos.

Já as wallets contam com vários mecanismos de proteção, sendo uma forma mais segura de guardar suas criptos.

LEIA MAIS

Ataque Hacker leva 82 milhões em ETH da Exchange Crypto.com

Tokens de exchange: o que são, como funcionam e 5 opções

Cold wallet: veja o que é, como funciona e quais seus tipos

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

Fontes: Bitcoin trade, Infomoney, Launch pad, Mercado bitcoinCoinext.