Como lucrar investindo em ações na bolsa de valores?

5 de novembro de 2021 - por Jaíne Jehniffer


Muitas pessoas não entendem como lucrar investindo em ações no longo prazo. Afinal, se você vai deixar a ação em carteira, de onde vem o lucro?

O que muitas pessoas não sabem é que existem várias formas de lucrar com ações. Sendo que com algumas dessas formas, você não precisa desfazer uma posição na carteira.

Ou seja, você pode sim lucrar simplesmente mantendo as ações em carteira. Nesse texto vamos te explicar 3 formas de lucrar com ações. Porém, você não deve considerar esse texto como uma recomendação de investimentos.

Como lucrar investindo em ações?

Investir em ações envolve riscos. Nesse sentido, antes de investir é essencial analisar o negócio. Afinal de contas, ao comprar uma ação, você está se tornando sócio do negócio.

Portanto, ao investir não siga dicas ou recomendações de investimento. Ao invés disso, analise a empresa e os seus indicadores. Também considere o seu perfil de investidor, objetivos e adote uma estratégia de longo prazo.

Enfim, existem várias formas de lucrar investindo em ações na bolsa de valores. Mas o primeiro passo é escolher bem as empresas por meio de uma boa análise. Entre as formas de lucrar com as ações, temos:

Como lucrar investindo em ações na bolsa de valores?

1- Dividendos e JCP

Os dividendos são uma das formas mais conhecidas de lucrar investindo em ações. Em síntese, os dividendos são parte dos lucros da empresa distribuídos entre os acionistas, de forma proporcional.

Desse modo, quanto maior for a participação de uma pessoa na empresa, mais dividendos ela irá receber. Com base nisso, algumas pessoas montam uma carteira com foco no recebimento de proventos.

Para isso, elas optam por investir em empresas pagadoras de dividendos, isto é, empresas que distribuem muitos proventos. Sendo que você pode fazer duas coisas com os proventos: reinvestir ou gastar.

O reinvestimento de dividendos é o mais vantajoso durante a acumulação de patrimônio. Isso porque, ao reinvestir você usufrui dos juros compostos e seu patrimônio pode crescer mais rápido.

Por outro lado, quem já acumulou patrimônio e vive de renda, pode gastar os dividendos. Neste caso, os dividendos servem como uma espécie de salário. Logo, a pessoa gasta apenas os proventos e não o patrimônio principal.

Como lucrar investindo em ações na bolsa de valores?

2- Lucrar com o aluguel de ações

Outra forma de lucrar é fazendo o aluguel das suas ações. Em resumo, quando um trader opera com ações que ele não possui, ele faz o aluguel das ações de um investidor. Sendo assim, ele paga uma taxa por essas ações.

Dessa maneira, quem investe para longo prazo pode disponibilizar suas ações e obter um pequeno lucro ao alugar suas ações.

Se você decidir fazer o aluguel de ações, calcule se realmente vale a pena. Isso porque, algumas corretoras cobram taxas muito altas e você recebe um valor muito baixo ao alugar suas ações.

Outro detalhe importante é que dependendo do seu patrimônio o aluguel de ações pode não compensar. De maneira geral, vale mais a pena alugar ações quando você tem um patrimônio grande e ações com alto volume de negociação.

3- Venda parcial

Por fim, outra forma de lucrar com ações é fazer uma venda parcial. O mais recomendado ao investir em ações é ter foco no longo prazo. Logo, a ideia é manter ações em carteira por muitos anos.

Mas isso não significa que você nunca vai vender uma ação. Acontece que na fase de construção de patrimônio, é mais vantajoso não vender as ações.

Ao manter as ações por anos na carteira, a ação pode se valorizar e, consequentemente, o seu patrimônio aumenta. No entanto, se você está na fase de viver de renda, você pode fazer uma venda parcial das suas ações.

Por exemplo, você pode vender uma parte da sua posição na empresa X e aplicar em uma empresa de dividendos. Com isso você aumenta sua participação em empresas que pagam muitos proventos e obtêm uma renda passiva maior.

Lembrando que ao vender ações é preciso considerar o Imposto de Renda (IR) cobrado em vendas a partir de R$ 20 mil. Por isso, o mais interessante seria desfazer a posição aos poucos, para evitar pagar imposto.

Assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e entenda melhor sobre a importância de não vender ações na fase de acumulação de patrimônio e sobre a venda parcial na fase de viver de renda:

E aí, gostou de aprender três formas de lucrar investindo em ações? Então aproveite para conferir também Como se tornar um Warren Buffett: 8 dicas para investir como ele

Fonte: Roteiro de Raul Sena.

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil