Como receber dividendos em dólar?

9 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 47 seg


Como o mercado norte-americano conta com mais de 4.000 ações, é fácil o investidor iniciante ficar confuso sem saber qual ação escolher. Pensando nisso, preparamos um texto para te explicar quais ativos escolher para receber dividendos em dólar.

Uma maneira fácil e prática de começar a investir no exterior é através dos Exchange Traded Funds (ETFs), fundos que investem em setores específicos e distribuem dividendos.

Apesar de falarmos sobre como receber dividendos em dólar, este texto não deve ser considerado como uma recomendação de investimentos.

Como receber dividendos em dólar?

Primeiramente, para investir com foco no recebimento de dividendos, é interessante sair um pouco da caixinha. Isso porque a maioria das pessoas, quando começa investir no exterior, aplica somente nas empresas que elas mais conhecem como, por exemplo, Apple, Amazon e Microsoft.

Essas são empresas boas para se ter em carteira, o problema é que elas são gigantes, são muito conhecidas e, consequentemente, são bem precificadas. Portanto, a dica é evitar investir exclusivamente neste tipo de empresa.

Uma maneira de investir em outros tipos de empresas, é através dos ETFs. Investir em ETFs norte-americanos é muito interessante, pois existem ETFs setorizados como, por exemplo, ETFs só de empresas de fast-food ou ainda ETFs só de empresas do setor de saúde.

Além de ser setorizado, os ETFs norte-americanos, diferente dos ETFs brasileiros, podem distribuir dividendos. Sendo assim, você pode investir em ETFs focados em vários setores, receber proventos em dólar e ainda diversificar sua carteira, já que os ETFs investem em muitas empresas.

Para quem está começando a investir no exterior os ETFs são especialmente vantajosos, já que geralmente proporcionam uma rentabilidade interessante. Além disso, se você ainda está aprendendo sobre o funcionamento do mercado norte-americano, você pode investir em ETFs enquanto aprende a analisar individualmente as ações.

Como escolher ETFs?

Para analisar um ETF, você pode pesquisar em sites na internet que disponibilizam informações sobre os ETFs norte-americanos como, por exemplo, o site ETF.com. Um exemplo de ETF que você pode analisar é o Vanguard High Dividend Yield (VYM). Este ETF investe em empresas que fazem uma boa distribuição de dividendos.

Ao pesquisar o VYM no site ETF.com você terá acesso a informações como: foco de investimento do VYM, as empresas que ele investe e a distribuição da carteira. Além disso, é possível verificar quais são os ETFs mais comparados com o VYM.

Outro exemplo de ETF para que você possa receber dividendos em dólar é o DGRO. Um ponto interessante sobre este ETF é que as empresas que fazem parte do seu portfólio, distribuem no mínimo 75% dos seus lucros em forma de dividendos. Logo, este ETF costuma pagar bons dividendos aos investidores.

Mais um exemplo de ETF é o SCHD que é um ETF bem famoso nos EUA, quando consideramos o quesito pagamento de dividendos. O foco deste ETF é aplicar em empresas que pagam dividendos há pelo menos 10 anos.

Por fim, temos também o NOBL, um dos ETFs mais famosos em relação aos dividendos. A sua estratégia consiste em investir somente em empresas que conseguiram crescer os dividendos nos últimos 25 anos de maneira consecutiva.

Como escolher ações para receber dividendos em dólar?

Não é possível comparar o Dividend Yield de um ETF com uma ação. Isso porque os ETFs possuem diversas empresas e algumas pagam mais dividendos do que outras. Nesse sentido, ele pode ter um indicador de dividendo mais baixo do que uma ação em específico.

Apesar disso, é possível analisar a carteira dos ETFs em busca por empresas que paguem bons proventos em dólar. Ao se deparar com uma empresa interessante na carteira de um ETF, não deixe de pesquisar qual é o produto ou serviço oferecido pela empresa e qual o seu mercado de atuação.

Depois disso, analise os indicadores dessa empresa e decida se vale a pena investir diretamente nela ao invés de aplicar por meio de um ETF. Para aprender mais sobre como analisar um ETF e ações norte-americanas, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de aprender como receber dividendos em dólar? Então aproveite para descobrir o Quanto rendeu o Bitcoin desde setembro de 2020?

Fonte: Roteiro de Raul Sena

Imagens: Onze, Investopedia e Luiz Fernando Roxo