O conselho milionário de Raul Sena para adolescentes

10 de novembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 43 seg


Se você é um adolescente e está meio perdido sobre o que fazer da sua vida, você entrou no texto certo. Aqui você vai conferir alguns conselhos milionários para adolescentes.

Dessa forma, é muito provável que você termine esse texto sabendo um pouco mais sobre o que fazer na sua vida pessoal e profissional.

Lembrando que este é um texto opinativo. Portanto, você não deve considerá-lo como uma recomendação do que você deve ou não fazer na sua vida.

Conselho milionário para adolescentes

Quando Raul Sena, o Investidor Sardinha, era adolescente, o mundo estava em plena transição digital. Houve algumas revoluções da era da internet.

Primeiro, tivemos a internet receptora. Em resumo, a internet era um lugar mais utilitário. Era possível, por exemplo, baixar música, subir imagens e trocar mensagens.

Algumas empresas já usavam a internet. Mas, para o público em geral, a internet ainda estava muito relacionada com diversão. Ou seja, não havia uma associação da internet com o trabalho.

Depois desse primeiro momento, surgiram algumas ferramentas com aplicabilidade no dia a dia. Por exemplo, o SMS foi substituído pelo WhatsApp.

Nesse cenário as empresas também mudaram. As empresas passaram a usar a internet como uma forma de gerar vendas. Quando adolescente, o Raul viveu essa transição da primeira para a segunda fase.

Sendo assim, na sua época as empresas estavam começando a usar sites para gerar vendas. Sendo que as redes sociais ainda não eram usadas para gerar venda direta.

Raul percebeu o interesse das empresas em criar sites. Como ele entendia de programação, ele passou a ganhar dinheiro desenvolvendo sites.

Portanto, quando tinha em torno de 14 anos de idade, o Raul já ganhava dinheiro na internet. Mas como essa ainda era uma área bem embrionária, não daria para enriquecer com isso.

Os conselhos que iremos falar abaixo são baseados na experiência de Raul Sena. Por isso, se você é um adolescente meio perdido, confira as dicas do Raul:

1- Aprenda o básico de programação

Independente de qual profissão você pretende seguir, saber pelo menos o básico de programação é fundamental. Isso porque a programação pode te ajudar a ganhar muito dinheiro.

Sendo que esse conhecimento pode ser usado como plano B, caso a profissão que você escolheu não trouxer os resultados pretendidos. O mundo atual está todo online. Isso significa que essa é a profissão do presente.

O conselho milionário de Raul Sena para adolescentes

Como a perspectiva é que o futuro seja ainda mais tecnológico, essa também pode ser a profissão do futuro. Se você não souber programação, talvez você tenha que pagar profissionais para fazer isso por você no futuro.

Com isso você vai depender de outras pessoas ao invés de fazer por conta própria e terá que arcar com os custos de contratar um profissional. Em outras palavras, pode ser que você tenha que gastar ao invés de ganhar.

Na adolescência é um bom momento para aprender sobre isso, pois, de maneira geral, os jovens têm mais tempo. Além disso, o cérebro jovem absorve o conteúdo de forma mais rápida.

2- Aprender a vender é um conselho milionário

Outro conselho milionário de Raul Sena para os adolescentes, é estudar ao menos o básico de vendas. Ser um bom comunicador é essencial.

Aprenda os princípios básicos e não deixe de colocá-los em prática. Fale na frente do espelho, se comunique com as pessoas e procure se soltar. Se você for tímido, uma boa ideia é fazer aulas de teatro.

As pessoas tímidas e que não sabem se comunicar, têm maiores dificuldades em crescer na carreira. Elas também têm dificuldades em serem bons líderes e guiar pessoas.

Portanto, aprenda a se portar, se comunicar e vender. Essas habilidades serão úteis nos mais variados aspectos da sua vida profissional e pessoal. Sem saber se comunicar e vender, as chances de você ficar rico diminuem muito.

O conselho milionário de Raul Sena para adolescentes

3- Freelas de APP

Outra dica do Raul para os adolescentes é fazer freelas de APP. Depois de aprender a programar e a se comunicar, você pode unir as duas técnicas e começar a ganhar dinheiro.

Ao começar a trabalhar para outras pessoas, você passa a adquirir experiência. Desse modo, você entende como é ser cobrado, como é o sistema de hierarquia e aprende muito sobre o mercado de trabalho no geral.

Começar a trabalhar na adolescência é bom, pois, no geral, as pessoas pegam mais leves com quem é mais novo. Ou seja, você pode aproveitar enquanto você é jovem para aprender ainda mais.

4- Conselho milionário para adolescentes: invista!

Mesmo que você não tenha muito dinheiro para investir, é importante começar a investir desde cedo. Uma dica do Raul Sena é investir entre 10 a 25% do que você ganha.

Adquirir o hábito de investir desde cedo é vantajoso por vários motivos. Por exemplo, se ao fazer 18 anos você quiser comprar um carro, é melhor que ele seja comprado à vista.

Apesar do carro ser um passivo ao invés de um ativo, ainda é mais vantajoso que ele seja comprado à vista e você evite fazer dívidas desde novo.

Sendo que se você quer ficar milionário, é fundamental começar a investir desde cedo. Isso porque, o tempo é muito importante no mundo dos investimentos, pois assim os juros compostos podem agir.

5- Empreenda enquanto ainda mora com os pais

A 5º dica do Raul é começar um negócio enquanto você ainda mora com seus pais. Empreender enquanto mora com os pais é vantajoso, pois funciona como uma segurança.

Acontece que abrir um negócio possui riscos. Logo, se a empresa não der certo, você tem a segurança de um lar e comida na mesa.

O conselho milionário de Raul Sena para adolescentes

6- Saia de casa

Se a empresa que você abriu começar a gerar uma renda suficiente para você se sustentar, a dica do Raul é sair da casa dos pais.

Ao sair de casa, você aprende a ter responsabilidades, independência e amadurece. Com isso, você vai deixar de ser um adolescente autocentrado para se tornar um adulto que toma as rédeas da própria vida.

7- Case-se

Por fim, o último conselho milionário de Raul Sena é se casar ainda jovem. Isso porque, ao se casar você passa a ter muitas responsabilidades, o que contribui para o amadurecimento.

Para entender mais sobre o amadurecimento que o casamento causa, assista ao vídeo de Raul Sena:

Gostou de conferir os conselhos para adolescentes? Então aproveite para aprender também: Como ter sucesso na Bolsa de Valores? 10 dicas para ganhar dinheiro

Fonte: Roteiro de Raul Sena.