6 Dicas para não ser um pobre burro

27 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 47 seg


Não existe problema em você estar pobre. No entanto, estar pobre não é desculpa para ser burro. Portanto, neste texto iremos te contar 6 dicas para não ser um pobre burro.

A maioria dos brasileiros não teve acesso à educação financeira na escola. Isso é um grande problema. Afinal de contas, não são todas as pessoas que irão trabalhar com assuntos ensinados na escola, como química, por exemplo.

No entanto, independente de onde for trabalhar, todas as pessoas lidam com dinheiro. Ou seja, justamente o conteúdo que todos deviam ter acesso, não é ensinado.

6 Dicas para não ser um pobre burro

Algumas dicas para que você possa lidar melhor com dinheiro são:

1- Você contra o mundo

Não existe nada de graça neste mundo. Em outras palavras, tudo no mundo é feito para arrancar seu dinheiro. Por exemplo, uma loja que te oferece um cartão não é sua amiga, ela só quer o seu dinheiro.

Ter isso em mente é essencial para você olhar o mundo com outros olhos. Existem de fato pessoas que fazem caridade. Mas este não é o caso quando te oferecem crediário em uma loja, por exemplo.

Sabendo que todos querem seu dinheiro, você consegue deixar a ingenuidade de lado. Com isso, muitas vezes você vai deixar de fazer algumas coisas, pois vai perceber que só estão ganhando em cima de você.

6 Dicas para não ser um pobre burro

A maioria das pessoas pobres tem medo de dizer não. Mas isso é uma coisa que você tem que aprender a fazer em prol da sua saúde financeira.

Uma dica extra é fazer uma listinha no início do mês com as coisas que você pretende comprar. Se as coisas não estiverem na sua lista, não compre. Isso vai te ajudar a dizer não e ainda evita compras por impulso.

2- Não atenda ao telefone

A segunda dica para que você não seja um pobre burro, é não atender ao telefone. Se o seu celular tocar e for, por exemplo, a sua mãe, pai ou irmãos, é claro que você terá que atender.

Mas se é um número desconhecido são grandes as chances de ser cobrança, oferta de produtos ou golpe. No caso da cobrança, você não precisa atender ao telefone para resolver.

Já no caso de produtos, é perigoso você comprar coisas que não precisa. Por fim, é sempre melhor evitar os golpes, não é mesmo? Então evite atender ligações de números desconhecidos.

Além disso, se for algo importante, existem outros meios de comunicação. Por exemplo, podem te mandar mensagem pelo WhatsApp. Mas cuidado, existem golpes no WhatsApp também.

3- Não existe dinheiro fácil

Tenha sempre isso em mente: não existe dinheiro fácil. Se você ficar em busca de formas de ganhar dinheiro fácil, você vai acabar perdendo dinheiro.

6 Dicas para não ser um pobre burro

Um exemplo disso são os esquemas de pirâmide, onde é oferecida uma alta rentabilidade “garantida”. Mas no fim das contas, uma pirâmide é insustentável e faz com que as pessoas percam dinheiro.

Desse modo, se te oferecerem dinheiro fácil, desconfie. Se você ainda estiver tentado a aceitar, investigue a proposta e ao de buscar informações básicas como CPNJ e afins, você vai perceber que é pirâmide ou outra coisa ilegal.

4- Estude para não ser um pobre burro

A 4º dica é começar a estudar. Quanto menos dinheiro as pessoas têm, menos elas estudam. É claro que apenas ler um livro não vai fazer você ganhar dinheiro.

Mas ao estudar, você pode aprender coisas que podem ser usadas para ganhar mais dinheiro. Muitas pessoas não estudam nada desde que terminaram o ensino médio.

Isso é um problema, pois o conhecimento não vem do nada. Você precisa estudar para aprender coisas novas.

Sendo que esse aprendizado não precisa vir de uma educação formal. Na verdade, você pode aprender de diversas formas, seja por meio de livros, vídeos ou sites.

5- Comece a investir

Investir é essencial para que você possa fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Se você está pobre é possível que você não consiga investir um valor alto.

6 Dicas para não ser um pobre burro

Porém, você talvez consiga investir um baixo valor todos os meses ou então investir o seu 13º, por exemplo. O ideal é que você aumente a sua renda e possa investir mais.

Contudo, mesmo investindo pouco, você começa a ter o hábito de cuidar melhor do seu dinheiro. Sendo assim, para não ser um pobre burro, invista parte do seu dinheiro.

6- Você está pobre

Por fim, a última dica é uma questão de pensamento: você está pobre. Ou seja, você não é pobre, você está pobre.

Repare que o verbo ser faz parte de quem você é, da sua essência. Já o verbo estar, se relaciona com algo passageiro, que pode mudar.

Além de ter em mente que essa é uma situação que você pode mudar, saber que você está pobre é importante para que você não tome atitudes que não condizem com a sua situação pessoal.

Em outras palavras, se você está pobre, não queira agir como rico. Se você começar a gastar como se fosse rico, você vai ficar cada vez mais pobre.

Enfim, para aprender a colocar essas dicas em prática, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Agora que você conhece algumas dicas para não ser um pobre burro, aproveite para conferir 7 Hábitos milionários para 2022

Fonte: Roteiro de Raul Sena